Dortmund/Colónia/Hürth. O encontro para deficientes auditivos em 2009, que se realizou em Colónia e no qual participaram quase 450 irmãos e irmãs de fé da Alemanha e da Suiça terminou com um serviço divino festivo, no domingo, dia 30 de Agosto de 2009, no pavilhão “Feierabendhaus Knapsack” em Hürth.
O apóstolo de distrito Armin Brinkmann também convidou para este serviço divino os irmãos e irmãs de fé com outras deficiências e os seus familiares e acompanhantes da Renânia do Norte-Vestefália (NAK Handicapped-Kids), assim como algumas comunidades de Colónia. Participaram neste serviço divino aproximadamente 950 irmãos e irmãs.
O apóstolo de distrito cumprimentou, em primeiro lugar, os irmãos com deficiência auditiva, com as palavras: “Eu gostaria de poder estar aqui convosco e saber falar a vossa língua. Mas infelizmente não sei", apontando para o intérprete de língua gestual que estava ao lado dele.
Saudações e boas-vindas
A seguir, dirigiu-se aos irmãos de fé com deficiências, e aos seus acompanhantes, e deu-lhes as boas-vindas e expressou o desejo de que ambos os grupos pudessem sentir que, devido às suas dificuldades de invalidez física, têm um tratamento espiritual especial na igreja e que este serviço divino lhes servisse de forma muito especial de fortificação, encorajamento e estímulo.
Também deu as saudações e as boas-vindas aos ministros doutros distritos alemães e suíços, que estavam sentados junto do altar. Por fim, saudou também os irmãos das comunidades convidadas do distrito de “Colónia Oeste”. “Durante algum tempo, eu próprio também fui membro da comunidade de Hürth”, assim o recordava.
Encontro com todos os sentidos
Ele apelou para todos os presentes no início da sua prédica: “Nós queremos vivenciar este serviço divino com todos os sentidos!” Disse que a palavra de Deus deve ser ouvida e isso também foi mostrado aos deficientes auditivos de uma forma especial. A comunhão e uma dedicação afectuosa fizeram-se sentir no serviço divino. Na linguagem bíblica, foi muitas vezes estabelecida uma ligação entre a graça e a bondade de Deus e o paladar e, por fim, conseguiu-se alcançar uma atmosfera santificada e uma paz divina como se fosse um incenso, quase que através do olfacto.
"Tenhamos um encontro com Deus com todos os sentidos!”, apelou o apóstolo de distrito Brinkmann à comunidade.
A fé ajuda
O apóstolo de distrito escolheu para a sua prédica um texto bíblico do Evangelho de Mateus: “Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã. E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.” (Mateus 9: 21, 22)
Não se fala da roupa, da saia, do casaco ou da manga como um meio para a ajuda, assim explicou o apóstolo de distrito o texto bíblico. A fé da mulher é o ponto principal. "Tudo o que tem efeito pode-se sentir através da fé” explica o apóstolo de distrito muito claramente.
Tu és importante para Cristo
Na continuação da sua prédica, o apóstolo de distrito referiu-se ao decorrer do acontecimento, o qual Mateus descreveu com muita precisão no seu relatório acerca do encontro da mulher com Jesus Cristo: primeiro, a mulher procurou a proximidade de Cristo; depois, Ele voltou-se, olhou para ela e, então, falou com ela.
“Tende confiança”, assim motivou o apóstolo de distrito Brinkmann os seus irmãos de fé que se encontram constantemente sobrecarregados, devido ás situações especiais das suas vidas, “na comunhão e na oração encontrais a proximidade de Cristo.” Uma outra mensagem de consolo do apóstolo de distrito foi: “Tu és importante para Cristo!”. Foi isso que ele quis que compreendessem, o que está escrito em Mateus: “E Jesus, voltando-se,...”
Mãos cantoras e poesia gestual
O pastor Peter Roß (Igreja Regional de Hessen/Renânia/Palatinado/Sarre), o ancião de distrito Kurt Suter (Igreja Regional da Suíça), o bispo Bernd Dittus (Igreja Regional do sul da Alemanha) e o bispo Rainer Sommer (Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália e responsável pelo distrito de Colónia, para além de outros) dirigiram-se também com algumas palavras à comunidade festiva.
O coro da juventude, “Mãos Cantoras” (Igreja Regional de Saxônia/Turíngia) e o grupo “Poesia Gestual” (Igreja Regional do sul da Alemanha) deram ao serviço divino um toque musical muito especial.
Novo sacerdote para a comunidade de deficientes auditivos da RNV (Renânia do Norte-Vestefália)
Um motivo especial de alegria foi o facto de o apóstolo de distrito ordenar como sacerdote, o até agora diácono Norbert Ellersiek (Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália, comunidade de Viersen). Norbert Ellersiek é também deficiente auditivo, mas consegue-se fazer entender verbalmente. “Eu admiro em ti, a tua maneira de ser alegre e motivadora!", foram as palavras que o apóstolo de distrito lhe dirigiu. E acrescentou que essa sua maneira de ser deverá permanecer na sua função de sacerdote. Assim poderá não só motivar mas também consolar, orientar e fortificar.
Norbert Ellersiek já tinha recebido o cargo de diácono das mãos do apóstolo de distrito, a 20 de Agosto de 2006 na comunidade Dortmund centro.
Despedida e regresso
Após o serviço divino, os participantes do encontro para deficientes auditivos de 2009, receberam um lanche para a viagem de regresso. O apóstolo de distrito desejou-lhes uma viagem sem stress e sem filas de trânsito. Antes dos autocarros partirem, ainda foram tiradas imensas fotos de recordação e foram enviados muitos cumprimentos para toda a parte – todos partiram já com a alegre expectativa para o próximo encontro de 2010 em Berlim.
© Igreja Nova Apostólica Portugal