Frankfurt. Tradicionalmente, é no Domingo de Ramos que se celebram, na Alemanha, o dia de confirmação de jovens cristãos novos-apostólicos.
Este ano, serão mais de 2400 jovens irmãos e irmãs de fé que se apresentarão diante do altar. Para eles, as suas famílias e as comunidades, é um dia festivo muito especial. É o dia em que prometem ser fiéis ao Senhor e professam publicamente a sua fé.
Um acto de bênção
A confirmação é um acto de bênção estreitamente ligado aos sacramentos do Santo Baptismo de Água e do Santo Selamento. Os jovens professam publicamente e de plena consciência a sua fé no Deus Trino. A fidelidade para com Deus, para a qual os pais deram o seu sim no acto do Santo Baptismo de Água, é agora prometida pessoalmente pelo jovem cristão. Para a sua confissão auto-responsável da sua fé, os confirmandos e as confirmandas recebem um bênção especial que se destina a fundamentar a sua decisão a longo prazo.
O serviço divino de confirmação
Na Alemanha, o serviço divino, no âmbito do qual a confirmação é realizada tradicionalmente, é no Domingo de Ramos. Noutros países existem outros hábitos. As condições fundamentais para poder participar na confirmação são o alcançar da idade em que se obtém o direito à liberdade religiosa e ter frequentado as aulas de confirmação, conforme previsto, durante um ano. O serviço divino festivo é dirigido especificamente aos confirmandos e às confirmandas e concentra-se na sua situação. Após o perdão dos pecados, a consagração da Santa Ceia e a administração do corpo e do sangue de Jesus aos ministros sacerdotais, o oficiante do serviço divino lê aos presentes a Carta de Confirmação redigida pelo apóstolo maior da Igreja Nova Apostólica.
Promessa solene
Depois, numa alocução especial, dirige-se directamente aos confirmandos. Ao ser pronunciada a pergunta se eles querem prosseguir no seu caminho de vida como cristãos novos-apostólicos em fidelidade para com Deus, os jovens afirmam a sua vontade dizendo que “sim”. Agora, todos eles pronunciam a promessa de confirmação juntos. Depois da promessa, o ministro impõe as suas mãos na cabeça dos confirmandos e dá-lhes uma bênção especial de confirmação. Depois deste acto, recebem a Santa Ceia. Passam, então, a ser jovens cristãos auto-responsáveis da sua comunidade. Entram no círculo dos jovens e podem participar no âmbito das possibilidades na vida da comunidade, por ex. colaborando no coro da comunidade ou nos grupos de jovens. O intuito é que todos os confirmandos passem a participar activamente na vida da comunidade.
© Igreja Nova Apostólica Portugal