Hamm/Dortmund. No dia 4 de Fevereiro de 2009 faleceu o apóstolo Reinhold Skielka com 82 anos de idade. Durante 15 anos, foi apóstolo da NAK NRW e um dos pioneiros do trabalho em Portugal e outros países lusófonos.
Reinhold Skielka nasceu a 13 de Junho de 1926, como o mais novo de três irmãos, em Altenbögge (distrito de Unna). Passou a sua juventude no Leste da Prússia, dado que os seus pais voltaram à sua pátria em 1936 para ajudar os avós na exploração da sua pequena quinta.
Depois da sua formação escolar, o futuro apóstolo começou com um curso de formação como topógrafo, mas foi chamado às fileiras em 1943, acabando por ser aprisionado pelo exército russo pouco antes do fim da guerra. Em Maio de 1948 foi libertado por ter adoecido. “Durante esse período, senti muitas vezes a mão do Pai Celestial intervir em minha ajuda”, assim o apóstolo se relembrava mais tarde.
Regresso à Vestefália
As consequências resultantes da Segunda Guerra Mundial obrigaram a família Skielka a mudar mais uma vez, voltando de novo para Altenbögge na Vestefália. Foi onde conheceu a sua futura esposa Eva, que acabou por casar em 1952. Em 1965 nasceu a filha Ulrike.
Como dirigente de comunidade assistiu durante muitos anos as comunidades Bönen Leste (1964-1975) e Kamen (1966-1979). Serviu no distrito de Hamm como evangelista de distrito e ancião de distrito. Quando foi ordenado como bispo, em 1979, começou a trabalhar em vários distritos.
Ordenação como apóstolo
No dia 5 de Abril de 1981, em Trier, o apóstolo maior Hans Urwyler ordenou Reinhold Skielka como apóstolo para os cristãos novos-apostólicos na Renânia do Norte-Vestefália. Enquanto bispo, tinha ajudado o apóstolo Hermann Engelauf na sua área de trabalho. Depois de este se ter tornado apóstolo de distrito, foi o apóstolo Skielka quem assumiu a direcção dos distritos do norte da Renânia do Norte-Vestefália.
Depois de quinze anos de actividade como apóstolo, Reinhold Skielka foi colocado em descanso pelo apóstolo maior Richard Fehr num serviço divino em Aachen, no dia 24 de Novembro de 1996. Num serviço divino comemorativo, na Arena de Oberhausen, a 1 de Janeiro de 2003, o apóstolo maior Richard Fehr deu ao casal Eva e Reinhold Skielka a bênção das bodas de ouro.
Actividade no trabalho missionário
O apóstolo Skielka também trabalhou nas áreas missionárias. Em 1982, juntamente com o bispo Ehlebracht, fez as primeiras viagens a Portugal (Algarve e Alentejo). Para além das regiões no sul de Portugal, também trabalhou na Madeira e nos Açores e assistiu aos cristãos novos-apostólicos no Brasil, na Letónia, na Lituânia, Königsberg e no Oeste e Norte da Rússia.
Depois de aposentado, viveu juntamente com a sua esposa Eva em Bönen (distrito Hamm), até que, no Verão de 2008, depois de ter sofrido uma trombose, mudou com a esposa Eva para o Lar de Terceira Idade Novo-Apostólico de Fröndenberg.
Serviço divino de consolação
O funeral e o serviço divino de consolação para os familiares e amigos do apóstolo Reinhold Skielka será celebrado pelo apóstolo maior Wilhelm Leber no dia 10 de Fevereiro de 2009, às 15 horas, na Igreja Nova Apostólica em Bergkamen, Lassallestraße 6. Estão convidadas as comunidades de Bönen Oeste e Leste, nas quais o apóstolo serviu e viveu durante muitos anos.
© Igreja Nova Apostólica Portugal