Bissau/Dortmund. No dia 28 de Outubro de 2008, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann partiu para a primeira viagem de maior duração à Guiné-Bissau...
Durante a sua estadia, realizou seminários com os assistentes pastorais e oficiou vários serviços divinos. A Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália cuida de mais de 40 000 crentes na Guiné-Bissau.
A visita do apóstolo de distrito Armin Brinkmann, presidente da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália, foi preparada pelo apóstolo Manuel Luiz em três viagens de várias semanas, durante as quais o apóstolo visitou todos os distritos do país. Foi também ele que esperou o apóstolo de distrito no aeroporto em Bissau, quando este chegou no dia 30 de Outubro de 2008.
Seminários na capital
No dia seguinte, os ministros distritais se encontraram para participar num seminário em Bissau. O tema principal desse encontro foi a crença no além dos cristãos novos-apostólicos. Os dirigentes distritais também conversaram sobre aspectos organizacionais e a futura estruturação das comunidades e dos distritos.
No sábado, 1 de Novembro de 2008, foi celebrado um grande serviço divino para ministros em Bissau, no qual participaram os dirigentes de comunidade dos distritos orientais e ocidentais, bem como os ministros distritais de todo o país. O serviço divino pelos falecidos foi celebrado pelo apóstolo de distrito em São Domingos, junto à fronteira com o Senegal. Na grande igreja existente no local, reuniram-se cerca de 700 cristãos novos-apostólicos.
Muitas ordenações
Para além dos sacramentos administrados pelos falecidos e do selamento de 56 almas, o apóstolo de distrito Brinkmann também ordenou, nos dois serviços divinos, 6 anciães de distrito, 22 evangelistas de distrito, 50 pastores e 15 evangelistas.
Após mais algumas reuniões, especialmente com o apóstolo Alfredo Angaré e o bispo Sanha N’Dami, o apóstolo de distrito regressou para a Alemanha, na noite para segunda-feira, fazendo antes escala em Lisboa.
Um dos países mais pobres do mundo
Há muito tempo que os assistentes espirituais da Igreja Nova Apostólica da Alemanha trabalham neste pequeno país da África Ocidental com 1,5 milhões de habitantes, dos quais menos de metade são cristãos. Grande parte da população é islâmica. Muitas pessoas são animistas e enraizados na crença popular tradicional.
A Guiné-Bissau é um dos países mais pobres do mundo. Os rendimentos anuais médios per capita rondam os 200 dólares norte-americanos.
A Igreja Nova Apostólica na Guiné-Bissau
Os cristãos novos-apostólicos da Guiné-Bissau reúnem-se em cerca de 500 comunidades, organizados em 30 distritos. As comunidades são dirigidas por um apóstolo e um bispo. No início do ano 2008, a Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália assumiu a assistência espiritual na Guiné-Bissau, anteriormente exercida pela Igreja Regional Hesse/Renânia-Palatinado/Sarre.
© Igreja Nova Apostólica Portugal