(23-11-2008) Lisboa/Dortmund. No dia 9 de Novembro, o apóstolo maior Wilhelm Leber visitou a capital portuguesa. No “Pavilhão Atlântico”..
Lisboa/Dortmund. No dia 9 de Novembro o apóstolo maior Wilhelm Leber visitou a capital lusitana, Lisboa. No “Pavilhão Multiusos de Lisboa“, oficiou um serviço divino para cerca de 1 000 crentes novos-apostólicos oriundos de norte a sul do país.
“Estamos aqui para celebrar uma festa a valer.” Foi assim que o apóstolo maior Wilhelm Leber, líder espiritual dos cristãos novos-apostólicos, se dirigiu aos seus irmãos e irmãs de fé que se tinham reunido naquele domingo de manhã no pavilhão da EXPO.
Vindos de todos os cantos do país
Os participantes do serviço divino vieram com grandes expectativas das diversas comunidades do continente português para assistir ao serviço divino do apóstolo maior, às bodas de prata do seu apóstolos Manuel Luiz e esposa, bem como à ordenação do primeiro bispo para este país.
A Guiné-Bissau, que desde o início do ano é assistida pela Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália, também foi presenteada pelo apóstolo maior com a ordenação de um apóstolo.
Ordenações e bênção das bodas de prata
O ancião de distrito Agostinho Indami foi ordenado como apóstolo para a Guiné-Bissau. Dimitrios Vassiliadu Diniz, até então ancião de distrito em Portugal, recebeu o ministério de bispo. No mesmo serviço divino, o apóstolo maior ofereceu ao apóstolo Manuel Luiz e à sua esposa Fátima a bênção pelas suas bodas de prata. O apóstolo Luiz já serve há muitos anos com grande empenho em Portugal. A sua esposa dirige a Escola Nova Apostólica em Lisboa, como directora.
O serviço divino obteve um cunho ainda mais emocional pelo facto de estarem também presentes os já aposentados apóstolo maior Richard Fehr e apóstolo de distrito Hermann Engelauf, bem como os apóstolos e bispos em descanso da Renânia do Norte-Vestefália. “Desde 1981, eles têm vindo a prestar um trabalho precioso na obra de Deus em Portugal, formando com o apóstolo Manuel Luiz as comunidades e os distritos”, assim o comenta o apóstolo de distrito Armin Brinkmann no seu relatório de viagem.
Despedida depois do serviço divino
Depois de terminado o serviço divino, o apóstolo maior fez questão em despedir-se pessoalmente dos irmãos e irmãs, trocando algumas palavras amáveis com alguns deles e desejando-lhes a bênção de Deus.
A base para o serviço divino foi o texto bíblico de Mateus 22:11.12: “E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.”
7 000 membros e 91 assistentes pastorais
Desde o início das actividades dos assistentes pastorais novos-apostólicos, os cristãos novos-apostólicos em Portugal são assistidos a partir da Renânia do Norte-Vestefália. Actualmente, no 27.º ano da sua existência em Portugal, a Igreja Nova Apostólica conta com cerca de 7 000 membros em 32 comunidades. São assistidas por 91 assistentes pastorais orientados pelo apóstolo Manuel Luiz. Juntamente com o apóstolo de distrito Armin Brinkmann, o apóstolo também é responsável pela assistência das outras áreas de expressão lusófona que se encontram debaixo da tutela da Renânia do Norte-Vestefália.
© Igreja Nova Apostólica Portugal