Abre uma porta no teu coração!
No tempo de Advento e de Natal, ouço as pessoas conversar e dizer umas para as outras: “nem consigo acreditar que já estamos outra vez no Natal, é que nem estou ainda com sentimentos natalícios.” Isso tem a ver com o facto de estarmos de tal forma embebidos com o nosso trabalho do dia a dia, que nem temos tempo para reflectir. Por isso mesmo, o tempo de Advento, que antecede a Festa de Natal, torna-se ainda mais bonito, uma vez que muitas e bonitas tradições nos conduzem à Festa de Natal. Logo, se vivermos o tempo de Advento de forma conscienciosa, então também temos sentimentos natalícios e alegramo-nos por estar a chegar o Natal, a festa da encarnação de Jesus Cristo.
Em muitos lugares, existe a tradição dos calendários de Advento. Abre-se todos os dias uma portinha, onde se encontra escondida uma pequena surpresa. Quando abrimos a última porta, é Natal. Esta tradição também nos conduz ao Natal. Uma outra tradição também muito conhecida é a coroa de Advento. Acende-se uma luz a seguir à outra e todos os Domingos de Advento se acende uma nova luz. Quando as quatro luzes estiverem acesas, então sabemos que chegou o Natal.
Agora quero transferir estes pensamentos para o campo espiritual. Na nossa vida, também por vezes há dias em que pensamos: “de momento não me consigo ocupar devidamente com a revinda de Cristo.” A seguir vem o pensamento: “mas também esse dia ainda está longe.” Então é altura de recorrermos às tradições de Advento e arranjarmos algo que faça aumentar a nossa alegria. Então temos de agir como no caso dos calendários de Advento ou da coroa de Advento.
Alguns ainda mantêm uma ou outra portinha fechada. Vamos abrir uma porta no nosso coração. Talvez, até agora, não tenhamos feito os sacrifícios de boa vontade ou talvez ainda não estivéssemos dispostos a servir ao Senhor. Abramos no nosso coração esta porta do sacrifício e do servir! Talvez a vida de oração pudesse ser mais intensa. Abre esta porta da oração no teu coração! Isso traz nova alegria e conduz-nos à Festa de Natal que nós tanto esperamos – a revinda do Filho de Deus. Talvez falte a confiança no Senhor ou nos irmãos enviados. Abre esta porta no teu coração para que nele possa entrar a confiança.
O mesmo acontece com a coroa de Advento. Acende uma luz. Pode ser que alguém perto de ti esteja a precisar de um sinal de alegria. Para promover a paz, acende uma dessas velas da alegria e da paz! Isso conduz à Festa de Natal e aumenta as expectativas da revinda do Senhor. Não fiquemos ociosos à espera, sejamos activos. Este é o nosso Advento. Quanto mais estivermos activos, maior será a alegria, mais aumentam as nossas expectativas e então teremos no nosso coração o desejo fervoroso: “Vem em breve, Senhor!”
(Tirado de um serviço divino do apóstolo maior)
© Igreja Nova Apostólica Portugal