No Evangelho de Mateus está descrito como o Senhor Jesus chamou os primeiros discípulos a segui-Lo (ver Evangelho de Mateus 4,21-22). Os dois irmãos, Tiago e João, estavam num barco, a consertar as redes junto com o pai. Então Jesus chegou junto deles e chamou-os: «Vinde após mim.» Eles deixaram tudo imediatamente e seguiram o Senhor.
Podemos ler em muitas passagens da Escritura Sagrada que Jesus chamava as pessoas a segui-Lo. Também hoje Ele nos chama para que O sigamos. Quando Ele ainda se encontrava na terra, os discípulos estavam em estreita comunhão com Ele e permaneciam junto d’Ele. Mas, hoje, Ele já não se encontra na terra. Nesse caso como é que podemos segui-Lo? A palavra que fala em deixar o barco é interpretada na sua acepção espiritual. O barco significa a comunhão espiritual. Quem quiser seguir o Senhor Jesus, tem de deixar por vezes este ou aquele barco. Pode ser o barco da incredulidade e da dúvida. Muitas pessoas não crêem em Jesus Cristo e muito menos que o Senhor Jesus se revela, nos dias de hoje, através dos Seus apóstolos. Quando estas pessoas são chamadas para seguir Jesus, têm de deixar o barco da incredulidade.
Um outro barco dos nossos tempos é o barco das opiniões pessoais. Muitas pessoas estão de tal forma convictas da sua própria opinião que dizem: "eu não aceito a opinião de ninguém, quem sabe sou eu". Especialmente no que diz respeito ao futuro e aos assuntos espirituais, estas pessoas ficam presas às suas próprias teorias e ideias e não estão prontas a seguir. Não podemos ficar presos à nossa opinião, mas devemos sim, estar prontos para seguir Jesus.
Ainda há um terceiro barco que nos pode prender, é o barco da falta de esperança e do desespero. Vamos sair desse barco e seguir o Senhor Jesus! Os filhos de Deus têm esperança, não têm motivo algum para desesperar.
Num outro barco, encontram-se aqueles que só se esforçam para alcançar os bens materiais e não se interessam pelos bens espirituais. Quem quiser seguir o Senhor, tem de deixar este barco. Ansiamos conseguir alcançar a meta da nossa fé e para isso temos de deixar este barco e seguir o Senhor Jesus.
Quando queremos seguir alguém, temos de ir na mesma direcção que ele vai e seguir pelo mesmo caminho. O caminho do Senhor tem duas características: é um caminho de humildade e de obediência. Tomemos o mesmo rumo: fiquemos humildes e obedeçamos à palavra de Deus. Assim, seguiremos o Senhor Jesus. É fácil dizer que somos humildes perante Deus, mas sermos humildes para com os outros, já é mais difícil. Em relação a isso, Jesus serviu-nos de exemplo: Ele até lavou os pés aos seus discípulos. Olhemos para este exemplo e tornemo-nos humildes.
Se quisermos seguir alguém, não nos podemos distanciar. Queremos ficar perto do Senhor. Como é que podemos conseguir isso? Frequentando os serviços divinos, orando, comungando com os outros e com os servos de Deus, especialmente com os apóstolos. Fiquemos sempre perto d’Ele. Quando Ele voltar para levar os Seus, não irá deixar para trás aqueles que O seguiram, mas levá-los-á para que fiquem para sempre junto d’Ele. Esta é a meta por que nós ansiamos.
(De um serviço divino do apóstolo maior)
© Igreja Nova Apostólica Portugal