Já no Antigo Testamento, o Senhor prometeu através do profeta Jeremias que queria estabelecer uma aliança. Ele descreveu esta aliança ainda mais pormenorizadamente: «Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração;» e depois fez a promessa: «… e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.» (Jeremias 31:33).
Com isso, Ele referiu-se à aliança do Espírito Santo: no dia do nosso selamento, fomos aceites por Deus e passámos a fazer parte da sua aliança. Dessa forma tornámo-nos o Seu povo e Ele prometeu-nos: «e eu serei o seu Deus.» Isto quer dizer, que a Sua lei foi escrita para nós. O povo de Israel, no Antigo Testamento, tinha a lei dos dez mandamentos e ainda outras directrizes dadas pelo Senhor. Estas estavam cinzeladas em pedra. Na Nova Aliança que o Senhor estabeleceu connosco, é diferente: Ele pôs a Sua lei nosso interior e escreveu-a no nosso coração.
Quero descrever esta lei divina:
O primeiro ponto importante é a lei do amor. Deus ama-nos e espera que nós também o amemos. Ele escreveu esta lei no nosso coração. Se amarmos o Senhor verdadeiramente, então não o vamos querer desiludir, vamos sim, querer ter comunhão com Ele e estar perto d'Ele e então também faremos os nossos sacrifícios. E isso não será uma obrigação para nós, mas antes uma necessidade que sentimos, é essa a lei do amor. Esta lei do amor, também significa que nos amemos mutuamente, apoiando-nos e facilitando a vida uns aos outros, orando uns pelos outros e sentindo com os que estão tristes.
A lei divina ainda tem outros aspectos: é a lei da fé. O Senhor disse uma vez, mais ou menos com estas palavras: "se realmente tiverdes fé, então podereis mover montanhas." A fé é uma força real. Nada nos pode prender se estivermos verdadeiramente firmes na fé. Na Bíblia podemos ler que muitas pessoas se dirigiam ao Senhor Jesus por assuntos de saúde ou outros problemas e em muitos casos foram ajudadas. Muitas vezes os Senhor Jesus lhes disse: «A tua fé te salvou:»
Um outro aspecto é descrito pela lei da graça divina. Na Escritura Sagrada podemos ler: «Deus oferece a Sua graça ao humilde.» Se nos aproximarmos d'Ele com humildade e com a convicção de que sem Ele nada podemos fazer, receberemos graça.
Também existe a lei do perdão; O Senhor Jesus disse aos Seus apóstolos: «Aqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados;» Se permanecermos junto dos apóstolos, receberemos o perdão dos pecados.
Por fim, falemos da lei da esperança. Sabemos que o Senhor Jesus voltará para nos levar com ele. Esta lei foi gravada no nosso coração e nós esperamos todos os dias pelo cumprimento desta promessa.
Todas estas leis estão escritas nos nossos corações. Não queremos esquecê-las, pois elas são a aliança que Deus estabeleceu connosco. Ele é o nosso Deus e nós somos o Seu povo.
(Excerto de um serviço divino do apóstolo maior)
© Igreja Nova Apostólica Portugal