Em quase todas as congregações religiosas existe uma confissão de fé, o chamado credo. O credo tem diversas funções. Por um lado, é sinal da comunhão que adquirimos através dessa fé; resume pontos importantes da doutrina de fé, contém uma obrigatoriedade de vivermos segundo essa fé , e indica-nos as questões centrais da fé.
Assim, também a nossa igreja formulou, há mais de 100 anos, um credo que já sofreu várias alterações, sendo a última a de 1992.
Recentemente, houve na nossa igreja algumas alterações nas afirmações doutrinais. Só quero aqui lembrar a alteração na celebração do Santo Baptismo com água. Por esse motivo, achei necessário incumbir um grupo de projecto de rever os artigos de fé. Chegou-se rapidamente à conclusão de que seria necessário reformular os nossos dez artigos de fé de forma mais precisa. Por essa razão, as formulações foram revistas minuciosamente e, sempre que necessário, adaptadas.
A estrutura fundamental dos artigos de fé não foi alterada. Os primeiros três artigos correspondem ao chamado «Apostolicum» (Credo dos Apóstolos), que é de grande relevância nas igrejas cristãs. No quarto artigo, passa-se a dar mais valor do que antes ao facto de ser Jesus Cristo quem rege a Sua Igreja. Tudo provém d’Ele, também o envio dos apóstolos. O quinto artigo expõe de forma precisa o nosso ponto de vista de fé em relação aos demais ministérios. Os artigos de fé seis a oito, ocupam-se dos sacramentos. No sexto artigo de fé, é expressa a nova interpretação do Santo Baptismo com água. O nono artigo de fé contém a nossa esperança no futuro. O décimo artigo de fé não foi alterado no seu teor, apenas da nusa redacção em português.
Os artigos de fé dão-nos segurança. Eles contêm as questões centrais da fé de uma forma comprimida. Daí concluímos automaticamente que não estão contidos minuciosamente todos os aspectos da doutrina. Nomeadamente, os artigos de fé não revelam qual é a posição que devemos tomar perante outras convicções religiosas cristãs. Há um princípio básico, que eu já acentuei várias vezes e que quero aqui repetir: Deus actua sempre com soberania. Nós não podemos excluir, que Deus também possa actuar, em casos individuais, de formas por nós desconhecidas. Informações mais detalhadas sobre a nossa posição serão comunicadas através de publicações complementares.
Para além disso, o Credo será publicado numa forma mais extensa, em forma de livro, no qual as afirmações doutrinais da nossa igreja serão descritas detalhadamente. A nova obra, que deverá estar pronta em 2012, é editada especialmente a pensar nos nossos irmãos e irmãs, mas também pode servir como base para que pessoas e instituições interessadas possam compreender a doutrina da Igreja Nova Apostólica.
Após terem sido feitas todas as ponderações, os apóstolos de distrito, os autores e eu, chegámos à conclusão de que o livro deverá ter o título de «Catecismo da Igreja Nova Apostólica». O termo pode parecer estranho para alguns, mas trata-se de uma obra que representa pormenorizadamente a nossa doutrina de fé. Um livro destes tem forçosamente de ser intitulado de «Catecismo». Até à data, tínhamos a pequena publicação «Perguntas e Respostas» que será então substituída, em 2012, pelo «Catecismo da Igreja Nova Apostólica».
Wilhelm Leber
© Igreja Nova Apostólica Portugal