O Senhor vive!
Martinho Lutero, numa idade já avançada, teve de sofrer muitas desilusões as quais por vezes o sobrecarregavam. Ele sentia-se triste com o desenvolvimento de determinadas coisas, que por vezes decorriam duma forma diferente da que ele tinha pensado. A sua esposa, Catarina, apercebia-se disso e tentava ajudar o marido. Lembrou-se de que o seu Martinho, antigamente, gostava de escrever com giz, na mesa, a palavra “vivit!” em latim – que significa traduzida “Ele vive!” Lutero explicava essa palavra da seguinte forma: “Jesus vive, e se Ele não vivesse, eu não quereria viver nem uma hora. Mas só porque Ele vive, também nós viveremos através dele, tal como Ele próprio disse: Eu vivo, e vós vivereis”.
Então Catarina teve uma ideia: mandou um escultor esculpir uma única palavra em latim por cima da porta da entrada: "vivit". Todas as pessoas que entravam na casa deles e passavam por aquela porta eram lembradas através daquela palavra: Ele vive – o Senhor vive!
É o que eu quero escrever por cima da porta do nosso coração: Ele vive! Jesus Cristo vive. Quando estamos sobrecarregados e quando as coisas não correm como nós queremos: Ele vive, Ele sabe de tudo e não nos deixa sós. Quanto consolo está nesta simples palavra: Ele vive! Isto é a presença de Deus, isto é a força vinda do alto que ainda hoje actua. Que a força de Deus preencha os nossos corações e que possamos com ela ser uma bênção e uma ajuda para outros.
Ao contemplarmos o tempo em que vivemos, apercebemo-nos das influências com as quais somos confrontados e que nos rodeiam diariamente. Elas não ficam à porta do nosso coração, antes pelo contrário, querem entrar nele. Por isso mesmo, não devemos ficar indiferentes ao acontecimento da Páscoa. É um tema que tem de permanecer: O Senhor venceu a morte e o inferno, e, quando Ele voltar, será revelada a força vitoriosa do filho de Deus. Bem de nós, se então participarmos nesta força vitoriosa.
Todo o acontecimento da Páscoa, é resumido e especificado numa palavra do apóstolo Paulo dirigida aos Coríntios: “Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder” (I Aos Coríntios 6:14). Isto é uma descrição exacta do nosso futuro. Nós seremos transformados quando o Senhor voltar. O nosso corpo será igual ao glorificado corpo de Jesus e passaremos a ter comunhão eterna com o Deus trino. A feliz mensagem da Páscoa está aqui resumida numa só frase: Deus ressuscitou o Senhor. E Deus também nos ressuscitará a nós através da sua força e teremos parte na vitória do filho de Deus sobre a morte.
(Excerto de um serviço divino do apóstolo maior)
© Igreja Nova Apostólica Portugal