Mostrar gratidão
O início da história da obra de Deus foi bastante humilde; mas deu origem à igreja de Jesus Cristo no mundo inteiro. No entanto, isso não se deve aos grandes feitos de alguns filhos de Deus crentes, senão à bondade e à graça do Senhor.
Os Actos segundo São Lucas relatam como o grupo de alguns poucos discípulos e discípulas se desenvolveu até formar uma co-munidade em crescimento permanente, mas sempre como resultado da actuação do Espírito Santo!
O Senhor Jesus disse aos Seus discípulos: Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi. Isto significa o quê? É d'Ele que tudo parte! Não foi assim apenas no passado; ainda hoje é assim. Sem a Sua bênção, sem a Sua ajuda, nada seria possível; mas com a Sua bênção, com a Sua ajuda, tudo é possível. Um dia especial de grande bênção é, por exemplo, a celebração da confirmação: os jovens irmãos e irmãs fazem o seu voto de confirmação e o Senhor coloca a bênção sobre todos os confirmandos.
Mas agora tenho uma pergunta a fazer: como podemos mostrar a nossa gratidão pelo facto? Se dissermos: "Senhor, eu estou agradecido", isso é um gesto bonito; mas ainda não é a verdadeira gratidão. Lembremo-nos da maneira como educamos os nossos filhos. Se eles disserem que estão agradecidos aos pais, estes certamente ficarão contentes; mas os pais também dirão: mas, agora, mostra a tua gratidão! Também é preciso fazer algo, o comportamento deve reflectir a gratidão. É o que queremos fazer em relação ao amado Deus: Queremos mostrar o grau da nossa gratidão através do nosso comportamento.
Podemos fazê-lo, oferendando e sacrificando-nos. Quem realmente está agradecido ao Senhor, faz sacrifícios. Não me refiro apenas ao dízimo, que todos nós damos de bom agrado, também me refiro a sacrificar o nosso tempo.
Quem está agradecido, emprega os seus dons na obra de Deus, deseja colaborar e não ficar de parte. Quererá contribuir para que haja uma atmosfera bonita na comunidade e para que todos se sintam bem.
Quem está agradecido, exterioriza a sua gratidão. Fala do bem que o Senhor lhe fez: que nos guiou e orientou e que vivenciámos muitos milagres da Sua graça.
Regra geral, o ser humano tem outra postura: fala com outros sobre coisas más, sobre aquilo que este ou aquele fez errado, queixando-se da sua situação. Isso não faz sentido nenhum, porque as circunstâncias não mudam por se falar delas. É muito melhor se soubermos falar da nossa gratidão!
Mantenhamo-nos agradecidos ao Senhor, de todo o coração, e demonstremos essa nossa gratidão.
(Excerto de um serviço divino do apóstolo maior)
© Igreja Nova Apostólica Portugal