A alegria de Simeão
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, [...] pois os meus olhos já viram a tua salvação (Lucas 2:29,30)
O Senhor quer preencher-nos com alegria. Várias vezes o afirmou através dos Seus profetas. Assim sendo, poderíamos perguntar: então, de onde vem essa alegria?
A alegria é gerada pela consciência que temos de que o Senhor em breve virá. Além disso, iremos reencontrar-nos com os nosso entes queridos. Será o Senhor quem nos conduzirá a essa alegria. Que emoção sentiremos nesse momento! Deixará de haver a separação e quaisquer dores que tenhamos acabarão. Será o momento em que a alegria divina total nos preencherá. Mas esta alegria deve manifestar-se já aqui na terra; os nossos corações devem estar preparados para podermos vivenciar este momento.
Motivos de alegria
Mas ainda há mais motivos de alegria. Um deles é o facto de podermos fazer experiências de fé. Quando sentimos que o amado Deus está próximo, que Ele se manifesta, por vezes em coisas pequenas, isso é maravilhoso. E se voltarmos a sentir esta alegria repetidamente, ela nos dará novas forças, mesmo em momentos mais difíceis.
O exemplo de Simeão
Estou a lembrar-me de um exemplo da Escritura Sagrada. Fala-se de Simeão, que tinha por hábito ir ao templo para esperar pelo Messias prometido (cf. Lucas 2). Este desejo no seu coração deve ter sido muito forte. E, por fim, chegou aquele dia tão ansiado: O menino chamado Jesus foi levado ao templo ao colo dos pais. Simeão conseguiu reconhecer que esse menino era o Messias prometido. Dirigiu-se a Deus e disse: “Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, [...] pois os meus olhos já viram a tua salvação”. O que se via naquele momento? Uma criança igual a todas as outras. Mas Simeão deve ter sentido, através do Espírito Santo, que Deus estava presente.
Quando abrimos o nosso coração e pedimos: amado Deus, manifesta-Te! Ele mostra-nos a Sua presença. Se Simeão o pôde vivenciar, também hoje o podemos vivenciar.
Oremos a Deus
Quando precisarmos de alegria e de uma fortificação especial, queremos orar: amado Deus, mostra-me a Tua presença, deixa-me sentir de novo que Tu estás muito perto de mim! O Senhor não deixará de atender este pedido. É o que presencio em muitos momentos da minha vida. Isso dá-nos alegria e segurança. Alegramo-nos pela consciência de a vinda do Senhor estar prestes a acontecer, alegramo-nos por pensar no reencontro. Mas também nos alegramos pelos pequenos momentos em que podemos sentir a presença de Deus.
(Excerto de um serviço divino do apóstolo maior)
© Igreja Nova Apostólica Portugal