Enraizados no Senhor
Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé. (Aos Colossenses 2:6)
Quando ouvimos o termo "enraizado", normalmente pensamos numa árvore. Uma árvore acabada de plantar é fácil de puxar para fora da terra, durante os primeiros dias.
Mas, depois de essa árvore ter lançado raízes, será praticamente impossível puxá-la com força braçal para fora da terra. Na sua carta dirigida aos Colossenses, o apóstolo Paulo dá-lhes o conselho de se arraigarem no Senhor, isto é, lançarem raízes no Senhor: "Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé." Caso se possa dizer isso de nós, então nada nos derrubará. Por isso, é importante estarmos bem arraigados, bem enraizados na fé nova-apostólica. Se vier alguém e tentar puxar-nos para fora, não o conseguirá. Nenhum espírito terá alguma chance. Porque estaremos firmes, enraizados na doutrina de Jesus Cristo. Mas nem sempre é fácil, porque satanás não pára, ele quer arrancar-nos desse fundamento.
A dúvida
Lembro-me de João Baptista. Foi um grande homem que Deus escolheu por algum motivo. Mas ele não estava bem enraizado. Quando estava na prisão, começou a duvidar e mandou perguntar ao Senhor Jesus, se Ele seria aquele pelo qual ele e os seus discípulos tinham esperado, ou se ainda haviam de esperar por outro. Ele não estava enraizado e a sua fé não era suficientemente forte. Deixou a dúvida preencher o seu coração. Nós não queremos fazer isso. Quando surgirem dúvidas, queremos rejeitá-las e orar ao nosso Pai Celestial para que nos dê forças suficientes.
O entendimento
Muitos dos discípulos que ouviram Jesus dizer: "quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele", não entenderam estas palavras. E realmente, era difícil de entender. Hoje, já temos outro entendimento. Mas naquela época, os discípulos não entenderam o que Ele queria dizer. E, por isso, aborreceram-se e disseram: duro é este discurso; quem o pode ouvir? E abandonaram o Senhor Jesus. Não estavam enraizados. Foram puxados para fora, porque não entenderam bem. Quando o Senhor Jesus perguntou aos doze discípulos: "quereis vós, também, retirar-vos?", Pedro respondeu: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." Ele estava bem enraizado no solo da doutrina de Jesus.
As expectativas erradas
Os discípulos de Emaús tinham deixado Jerusalém, porque estavam desiludidos. A Escritura Sagrada relata que o Ressuscitado se juntou a eles enquanto caminhavam. Mas não o reconheceram e o Senhor perguntou-lhes sobre o que falavam. E eles contaram-lhe porque estavam tão decepcionados. O Senhor Jesus teria acabado por morrer e eles pensavam que Ele teria vindo para salvar Israel. Foi então que o Senhor Jesus lhes foi abrindo suavemente os olhos. Por fim, lá o reconheceram. Mas, primeiro, tiveram ideias próprias e não compreenderam o que o Senhor lhes disse anteriormente. Também estavam desenraizados. Mas depois de o Senhor ter conversado com eles enquanto caminhavam, eles reconheceram a verdade e não continuaram a fugir.
O perigo
Quando somos decepcionados, temos as nossas opiniões próprias e já não damos atenção à palavra de Deus, corremos perigo de sermos desenraizados ou "puxados para fora do solo". Queremos estar atentos a este perigo, porque o diabo nunca dorme. Ele quer desenraizar-nos. Deixai-nos permanecer bem enraizados no fundamento, que é Jesus Cristo, e na doutrina dos apóstolos, então estaremos seguros e firmes na fé.
(Excerto de um serviço divino do apóstolo maior)
© Igreja Nova Apostólica Portugal