O cartaz de Janeiro da nova série (© NAKI) Zurique. Fé e Publicidade. O que têm em comum? A publicidade quer atrair usando, por vezes, promessas que não consegue cumprir. Por sua vez, a fé não promete nada que Deus não possa cumprir.
Desta vez, a série de cartazes 2009 da Igreja Nova Apostólica foi concebida precisamente visando este contraste. E os motivos dos novos cartazes reflectem situações da publicidade clássica.
Emoções
Na publicidade, muitos dos produtos são carregados com emoções ou valores que nada têm a ver com o alvo da publicidade. Por exemplo, status quo, atractividade, juventude. O teor dos cartazes deste ano inverte esta sistemática: produtos de uso comum são carregados com motivos religiosos. Esta interligação evidente entre produto e motivo provoca um efeito de surpresa no observador: o seu olhar salta logo para o produto, onde lhe é apresentada uma palavra-chave religiosa, coisa que, normalmente, não faz sentido.
Mensagem
O pequeno texto explicativo debaixo da imagem descodifica a mensagem: estimado observador, não te deixes levar à certa – a fé, a esperança, o amor não se encontram na publicidade, apenas em Deus, na fé, na tua congregação. Ou seja, a mensagem é: aquilo que procuras, o que cada ser humano procura, não te é dado pela publicidade, só Deus e a tua igreja é que os dão.
A partir de Janeiro, os novos cartazes serão publicados nas mais de 2100 vitrinas das comunidades novas-apostólicas na Alemanha. Todos os meses, publicaremos o respectivo cartaz no nosso site, juntamente com um pequeno texto explicativo.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.