O cartaz de Janeiro da nova série (© NAKI) Zurique. Fé e Publicidade. O que têm em comum? A publicidade quer atrair usando, por vezes, promessas que não consegue cumprir. Por sua vez, a fé não promete nada que Deus não possa cumprir.
Desta vez, a série de cartazes 2009 da Igreja Nova Apostólica foi concebida precisamente visando este contraste. E os motivos dos novos cartazes reflectem situações da publicidade clássica.
Emoções
Na publicidade, muitos dos produtos são carregados com emoções ou valores que nada têm a ver com o alvo da publicidade. Por exemplo, status quo, atractividade, juventude. O teor dos cartazes deste ano inverte esta sistemática: produtos de uso comum são carregados com motivos religiosos. Esta interligação evidente entre produto e motivo provoca um efeito de surpresa no observador: o seu olhar salta logo para o produto, onde lhe é apresentada uma palavra-chave religiosa, coisa que, normalmente, não faz sentido.
Mensagem
O pequeno texto explicativo debaixo da imagem descodifica a mensagem: estimado observador, não te deixes levar à certa – a fé, a esperança, o amor não se encontram na publicidade, apenas em Deus, na fé, na tua congregação. Ou seja, a mensagem é: aquilo que procuras, o que cada ser humano procura, não te é dado pela publicidade, só Deus e a tua igreja é que os dão.
A partir de Janeiro, os novos cartazes serão publicados nas mais de 2100 vitrinas das comunidades novas-apostólicas na Alemanha. Todos os meses, publicaremos o respectivo cartaz no nosso site, juntamente com um pequeno texto explicativo.
© Igreja Nova Apostólica Portugal