Nos dias 11 e 12 de setembro de 2015 realizou-se o Encontro Nacional da Juventude Nova Apostólica em Água de Madeiros. Ao todo participaram 30 jovens vindos do norte, centro e sul do país. A tarde de sexta-feira foi exclusivamente dedicada ao programa lúdico composto por: caça ao tesouro, concurso bíblico – perguntas e respostas, vídeo clip (o que é ser novo-apostólico), futebol e voleibol.
O objetivo foi premiar quem mais pontos fizesse nestas atividades, para isso foram criados 6 grupos cada um composto por 5 jovens. As atividades foram divertidas, estimulantes e exigentes. O sacerdote Manuel José moderou as respetivas atividades e os jovens mostraram-se à altura dos desafios.
O vídeo clip foi particularmente engraçado: cada grupo tinha que gravar o seu vídeo clip e explicar num minuto o que é ser novo-apostólico, cantando e tocando instrumentos, onde o canto, o conteúdo e a coreografia eram especialmente avaliados. Houve prestações para todos os gostos e com mensagens bonitas e profundas. Os nossos jovens surpreenderam tudo e todos com talento, encanto e muita dinâmica.
No futebol e no voleibol criou-se mais uma equipa, a dos ministros, incluindo o apóstolo e o bispo. Os ministros levaram no futebol uma “pequena tareia” (fruto da idade) mas no voleibol deram cartas, ganhando todos os jogos.
À noite houve um seminário com o apóstolo Manuel Luiz sobre os 10 artigos de fé, seguido de alguns esclarecimentos sobre algumas perguntas que os jovens fizeram.
Entrega dos prémios
Ao fim da noite entregaram-se os mais que merecidos prémios, isto é, os grupos que ficaram em 1º 2º e 3º lugar no concurso bíblico e no vídeo clip receberam, respetivamente, uma taça. Mas este evento não premiou só quem ganhou mas também quem participou. Assim, receberam todos, como recordação e gratidão, uma medalha de participação.
Sábado serviço divino festivo sobre o lema «No rasto de Jesus»
No sábado de manhã realizou-se o serviço divino no auditório do acampamento. O nosso apóstolo utilizou a palavra em João 14,1 -3 «Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede, também, em mim. Na casa do meu pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós, também.»
O apóstolo sublinhou que as palavras de Jesus só se cumprem se seguirmos e ficarmos no rasto de Jesus, assumindo-nos como cristãos novos-apostólicos.
Jesus cumprirá a Sua promessa, Ele voltará para nos buscar desde que nos encontre no seu rasto. E caso não estejamos no caminho d’Ele, Ele tem como nos chamar a atenção. O apóstolo citou, neste contexto, o título de um romance do famoso escritor polaco Henryk Sienkiewicz: «Quo Vadis», que é derivado de “Quo vadis, Domine?” (Onde vais Senhor?). Esta expressão tem a sua origem num texto bíblico nos livros apócrifos sobre aquele momento em que Jesus apareceu a Pedro que deixava Roma para escapar à perseguição de Nero, e quando indagado pelo apóstolo: «Aonde vais Senhor?», respondeu-lhe: «Já que abandonas o meu povo, vou a Roma para ser crucificado, outra vez.» Jesus quis mostrar a Pedro, que ele devia ficar com os seu povo e não fugir das suas responsabilidades ou desviar-se para outros caminhos. E Pedro assim fez. O apóstolo pediu à juventude que tivesse a mesma atitude de Pedro, ou seja, deixar-se reorientar, escutar e executar o que Jesus nos pede, assumir a sua fé, sem se esconder nem desviar do caminho, permanecendo no rasto Dele e auxiliando quem precisa de ajuda e orientação na fé.
Cooficiaram o ancião de distrito Mário Ferreira, o sacerdote Manuel José e o bispo Dimitrios Diniz. A seguir ao serviço divino houve ainda tempo para passear e jogar voleibol na praia. Depois do almoço regressaram todos felizes e bem-dispostos a casa.
Para o ano há mais! Onde? Isso é surpresa …..
© Igreja Nova Apostólica Portugal