Angola / Luanda. A segunda viagem que o apóstolo de distrito Rainer Storck fez este ano, em meados de setembro, a Angola, levou-o ao nordeste do país. Nas províncias de Lunda Sul e Lunda Norte, celebrou vários serviços com um total de mais de 11 000 participantes. No final da sua viagem ainda houve uma reunião com o apóstolo de distrito adjunto e os apóstolos Afonso Avelino e Manuel Eduardo Mbuta, em Luanda, a capital.
A viagem do apóstolo de distrito Rainer Storck de Düsseldorf via Frankfurt e Luanda para Saurimo durou cerca de 16 horas. O presidente da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália foi recebido, na manhã do dia 11 setembro de 2015, no aeroporto de Luanda, por representantes da Igreja em Angola e por um pequeno coro.
No aeroporto regional de Saurimo também se reuniu um grande grupo de cristãos novos-apostólicos para receber o apóstolo de distrito. Junto à pista de aterragem já o esperava um comité de receção e em frente ao aeroporto foi a vez de um coro dar as boas-vindas ao apóstolo de distrito e aos seus acompanhantes.
Primeira paragem: projeto agrícola em Saurimo
Na sexta-feira à tarde, o apóstolo de distrito Storck visitou, em primeiro lugar, a região onde se encontra o projeto agrícola que é apoiado pela Igreja e pela instituição de beneficência “NAK-karitativ”. Desde a primavera de 2013, que temos à disposição cerca de 200 hectares de terra para a criação de animais e para cultivo. As várias décadas de guerra civil em Angola fizeram com que vastas extensões de terra fossem deixadas ao abandono.
Entretanto, já foram cultivados cerca de 30 hectares. O trabalho é muito demorado e, por vezes, só pode ser executado com máquinas agrícolas de grande porte. O principal cultivo são os vegetais. Além disso, foi criado um espaço para 1500 galinhas poedeiras e também para a criação de bovinos e suínos. A forragem para os animais também é cultivada, para evitar ter de comprar grandes quantidades de milho.
Encontro com a governadora
No sábado de manhã, o apóstolo de distrito Storck oficiou um serviço divino em Saurimo, no qual estiveram presentes 2553 crentes e onde ordenou um ancião de distrito, três evangelistas de distrito, oito pastores e quatro evangelistas para aquela grande área de trabalho. A província de Lunda Sul conta com nove distritos eclesiásticos, 112 comunidades e 9373 membros.
A governadora daquela província, Cândida Narciso, também esteve presente. Depois do serviço divino, o apóstolo de distrito teve uma breve conversa com ela sobre a situação da população na região e sobre o desenvolvimento da Igreja Nova Apostólica.
De carro para Dundo
De Saurimo, o apóstolo de distrito seguiu de carro para Dundo, a capital da província angolana Lunda Norte, que fica a mais de 270 quilómetros de distância. Neste distrito, o apóstolo Francisco Cabuma Dibaia presta assistência a dez distritos eclesiásticos com 173 comunidades e 30 835 membros. No domingo de manhã, o apóstolo de distrito oficiou um serviço divino na comunidade de Samaria, em Dundo, no qual participaram mais de 4200 fiéis. Os membros daquela comunidade construíram a sua própria igreja, ao longo de vários anos e com os seus próprios meios, que foi inaugurada pelo apóstolo de distrito neste serviço divino.
Na parte da tarde, houve um serviço divino para ministros no qual participaram cerca de 1000 assistentes pastorais com as respetivas esposas. O apóstolo de distrito Storck ordenou um novo ancião de distrito, um evangelista de distrito, dez pastores e onze evangelistas para a área de trabalho do apóstolo Francisco Cabuma Dibaia.
Na segunda-feira, a viagem continuou para Lucapa a “cidade dos diamantes”. Nos arredores da cidade, existem grandes reservas de diamantes que são exploradas por diversas empresas. Aqui, o apóstolo de distrito oficiou o quarto serviço divino desta viagem com mais de 3300 participantes, incluindo representantes de outras igrejas cristãs da cidade.
Reunião para finalizar
Ainda na mesma tarde, o apóstolo de distrito regressou a Saurimo e, na terça-feira de manhã, seguiu de avião para Luanda. Na terça-feira à noite, dia 15 de setembro, 777 crentes assistiram ao serviço divino na igreja de Ramiro, um bairro nos arredores de Luanda. O apóstolo de distrito Storck agradeceu aos membros da comunidade pela construção da igreja. Também aqui, foram os irmãos que, por iniciativa própria e com os seus próprios meios, construíram a igreja ao longo de vários anos. Antes, os cristãos novos-apostólicos reuniam-se numa pequenina “igreja” que ficava junto ao atual edifício.
A viagem terminou com uma reunião na administração da Igreja em Luanda, na qual, para além do apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo, também participaram os apóstolos da região Avelino e Mbuta.
© Igreja Nova Apostólica Portugal