Guiné-Bissau/Dortmund. O apóstolo de distrito Rainer Storck oficiou o serviço divino para os falecidos, no dia 01 de novembro de 2015, em Buba (Guiné-Bissau), no qual participaram 260 crentes. O responsável pela Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte Vestefália passou uma semana neste país da África Ocidental. Durante a sua estadia ordenou um bispo, Jorge Gomes, passando assim a haver três bispos no país.
O apóstolo de distrito Rainer Storck partiu de Lisboa e chegou a Bissau na quarta-feira, dia 28 de outubro de 2015, onde, ainda nessa mesma tarde, visitou a nova casa de Deus para a comunidade de Santa Luzia. A nova igreja foi construída por 350 000 euros e oferece espaço a 250 pessoas. Entretanto, com exceção do telhado, a obra está praticamente pronta.
Barco em vez de avião
Para a quinta-feira estava planeado um voo charter para a ilha Bubaque, onde o apóstolo de distrito ia oficiar um serviço divino para os crentes de nove comunidades. Mas, devido a problemas técnicos no avião, o apóstolo de distrito teve de recorrer a um barco o que, por sua vez, fez com que chegasse com 1,5 hora de atraso.
Isso, por sua vez, fez com que o serviço divino em Bubaque começasse 2 mais tarde do que estava previsto. O apóstolo de distrito Storck serviu os 230 crentes com o texto bíblico do Salmo 23,1: «O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.»
Uma avaria no motor do barco acabou por atrasar também a viagem de regresso ao continente. Em vez de duas horas, como estava previsto, a viagem demorou quatro horas devido à agitação marítima. O apóstolo de distrito e os seus acompanhantes, os apóstolos Amilo N’Dam e Manuel Luiz, o bispo Braima N’Dami, o evangelista Hermann Bethke e o chefe da administração, o sacerdote Manga Justino Nhaga, chegaram a Bissau à noite, já bastante tarde.
Bispo Jorge Gomes
Depois de um dia cheio de reuniões, o apóstolo de distrito Storck visitou, no sábado, a comunidade de Bissorã. Num serviço divino onde participaram 500 crentes, o apóstolo de distrito ordenou o novo bispo, Jorge Gomes, que era antes ancião de distrito.
O bispo tem 42 anos, nasceu em São Domingos e é guia turístico. Em 1988, na altura com 15 anos, foi selado e um ano depois recebeu o ministério de diácono. Estudou em Dakar (Senegal), mas regressou à sua terra natal depois da morte do pai, para assumir a responsabilidade pela grande família.
Dirigente distrital durante dois anos
Depois de regressar à Guiné-Bissau, em 2008, foi ordenado sacerdote para a sua comunidade N’Gondo. Ainda no mesmo ano, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann ordenou-o evangelista de distrito. Desde 2013 que dirige o distrito eclesiástico de Campada Papai como ancião de distrito.
Durante a ordenação, o apóstolo de distrito Storck deu ao novo bispo o conselho de servir com força, amor e moderação, tal com está descrito na 2.ª de Timóteo 1,7: «Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.»
Serviço divino para os falecidos em Buba
No domingo, dia 01 de novembro de 2015, o apóstolo de distrito Rainer Storck oficiou o serviço divino para os falecidos na comunidade de Buba. 260 crentes reuniram-se para assistir ao serviço divino e à ministração dos sacramentos aos falecidos, que dois bispos receberam representativamente. O texto bíblico da 1.ª de João 5,5 serviu de base á prédica: «Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?»
Na segunda-feira, o apóstolo de distrito Storck convocou todos os ministros distritais do país para assistirem a um seminário em Bissau. Os temas foram, entre outros, pensamentos para servir, a liturgia e questões organizacionais.
A terça-feira foi preenchida com reuniões com o apóstolo Apostel Luiz, os três apóstolos e os três bispos da Guiné-Bissau, que prestam assistência aos 45 400 cristãos novos-apostólicos neste país da África ocidental. Na quarta-feira, o apóstolo de distrito partiu para Lisboa (Portugal).
© Igreja Nova Apostólica Portugal