Pouco antes do fim do ano, ao regressar de uma viagem a África, o apóstolo de distrito Rainer Storck visitou o sul de Portugal. No dia 8 de novembro de 2015, oficiou um serviço divino, para todo o distrito do sul, na comunidade de São Brás de Alportel, Algarve. Esta foi uma das primeiras comunidades a ser fundada em Portugal. Dela surgiram muitos ministros que colaboraram na obra, tanto em Portugal como em muitos países lusófonos. Um deles foi o ancião de distrito Mário Ferreira que, após 33 anos no ministério, foi colocado em descanso.
Desde abril de 1989 que o ancião de distrito dirigia diversos distritos. Por último, dirigiu o distrito do centro, norte e as ilhas da Madeira e dos Açores. No decorrer destes 26 anos, percorreu grandes distâncias para servir os crentes que lhe eram confiados. No serviço divino de 8 de novembro de 2015, em São Brás de Alportel, depois de mais de 33 anos de ministério, o apóstolo de distrito Rainer Storck aposentou o ancião de distrito Ferreira precisamente no mesmo local onde tinha iniciado as suas funções ministeriais. Mas o ancião de distrito Ferreira, que é natural de Angola, quer gozar a sua aposentadoria, juntamente com a sua esposa e o resto da família, na localidade onde já vive há muitos anos, Sassoeiros, perto de Lisboa.
Como tudo começou
Depois do 25 de abril de 1974, que deu origem à declaração de independência de Angola, os portugueses tiveram de regressar com as suas famílias para Portugal. Foi o que aconteceu também à família Ferreira, que era composta por três irmãos, com as respetivas esposas, filhos e outros familiares. O governo português arranjou, dentro dos possíveis, alojamento para os „retornados“, de norte a sul do país. A família Ferreira foi parar ao Algarve, mais precisamente ao Arimbo, onde, no meio do nada, foi criado um pequeno bairro de casas pré-fabricadas, perto de São Brás de Alportel, onde ainda hoje existe uma bonita comunidade. Em 1982, os três irmãos Manuel, Mário e Adelino e as suas famílias tiveram o primeiro contacto com a Igreja Nova Apostólica através do então evangelista Heliodoro Gonçalves, mais tarde ancião de distrito.
Serviço divino à meia-noite
Pouco tempo depois, precisamente no dia 6 de junho de 1982, o apóstolo Reinhold Skielka, que era responsável pelo Algarve, foi visitar a família Ferreira juntamente com o evangelista Heliodoro. Depois de uma conversa intensa, o apóstolo oficiou um serviço divino em casa do Adelino Ferreira no qual foram selados os três irmãos e as respetivas esposas. Como as mulheres regressavam do trabalho muito tarde, o serviço divino de selamento só pôde começar por volta da meia-noite. As crianças só foram seladas um mês depois, uma vez que àquela hora já estavam a dormir.
Uma família abençoada
A cada um dos três irmãos foi confiado um ministério. Adelino, que entretanto já faleceu, serviu como pastor e os irmãos Manuel e Mário como anciães de distrito. No ministério de sacerdote, evangelista de distrito e ancião de distrito, Mário Ferreira visitou todas as comunidades portuguesas, tanto no continente como nas ilhas da Madeira e dos Açores. Para além disso, acompanhou o apóstolo Reinhold Skielka na sua primeira viagem ao nordeste do Brasil e o então apóstolo Armin Brinkmann na sua primeira viagem a Macau. Em 1988, Mário Ferreira passou a ser funcionário da administração da Igreja Nova Apostólica Portugal; a partir de 2004, assumiu o encargo de responsável pelo sistema de gestão de membros eletrónico DEM para todo o país e, desde 2010, também a responsabilidade pelas transmissões via satélite no continente e nas ilhas.
Calma e serenidade
Para este serviço divino especial, o apóstolo de distrito usou o texto bíblico retirado de Aos Romanos 12,13.14: «Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis.»
“Nós devemos ser uma fonte de bênção para o nosso próximo”, disse o apóstolo de distrito e realçou, sobretudo, o amor e os cuidados, a graça e a misericórdia e a calma e a serenidade. No ato da colocação em descanso do ancião de distrito, o apóstolo de distrito também fez alusão a essa fonte de bênção e acrescentou: “As muitas vezes que eu aterrei no aeroporto de Lisboa, tu estavas lá sempre. O que sempre apreciei em ti, em particular, foi a calma e a serenidade. Isso sempre me fez sentir bem.”
Novo dirigente distrital para o distrito do centro sul
Para fechar a lacuna deixada pelo ancião de distrito, o apóstolo de distrito ordenou um novo evangelista de distrito: o pastor Marcos Duarte de Corroios. Ele passará a apoiar ativamente o bispo Dimitrios Diniz e o apóstolo Manuel Luiz no trabalho pastoral, juntamente com os outros dois ministros distritais do norte e do sul do país.
© Igreja Nova Apostólica Portugal