São Tomé/Príncipe. No final de novembro de 2015, o apóstolo de distrito Rainer Storck viajou para São Tomé e Príncipe, onde ordenou o bispo Agostinho Pereira Barros dos Anjos Neto, anteriormente ancião de distrito. O bispo vai suceder o bispo Francisco Jacinto Lima que foi aposentado, com 66 anos, no âmbito do mesmo serviço divino.
Fazendo escala em Frankfurt, Lisboa e Acra, o apóstolo de distrito Rainer Storck viajou, no dia 23 de novembro de 2015, para o arquipélago de São Tomé e Príncipe que fica situado no golfo da Guiné, a cerca de 200 km da costa ocidental da África. Em São Tomé e Príncipe vivem aproximadamente 19 300 cristãos novos-apostólicos que se reúnem atualmente em 236 comunidades.
Inauguração de uma igreja em Príncipe
Logo após a chegada, na terça-feira à noite, dia 25 de novembro de 2015, já estavam planeadas as primeiras reuniões. Na quarta-feira de manhã, o apóstolo de distrito continuou a viagem, num pequeno avião, para a ilha vizinha, Príncipe, onde inaugurou uma nova igreja.
A nova casa de Deus fica perto do aeroporto e passa a acomodar três comunidades: Santa Rita com 80 membros, Azeitona com mais de 50 membros e Aeroporto com quase 50 membros. Até à data, os fiéis reuniam-se numa casa em ruinas ou ao ar livre. Agora, têm uma pequena igreja com 200 lugares sentados. Os serviços divinos passarão a ter lugar às quartas-feiras, às 18 horas, e aos domingos às 9 horas.
As obras da nova igreja começaram em março de 2015 e terminaram em novembro. A casa de Deus foi financiada com doações da Renânia do Norte-Vestefália, bem como dos fiéis de São Tomé e Príncipe. No total a Igreja investiu cerca de 160 000 euros nesta casa de Deus.
Visita ao posto médico
No serviço divino de inauguração, o apóstolo de distrito Rainer Storck deu a função de dirigente de comunidade ao evangelista Nelry da Conceição Fernandes. Para o serviço divino, o apóstolo de distrito usou o texto bíblico de Salmos, 26,8: «Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa, e o lugar onde permanece a tua glória.»
No final do serviço divino, o apóstolo de distrito visitou ainda o posto médico gerido e financiado pela Igreja. Os funcionários oferecem um tratamento médico básico e, para além disso, dedicam-se a combater a malária.
Um novo bispo
De regresso à ilha principal, São Tomé, o apóstolo de distrito oficiou, à noite, mais um serviço divino na comunidade central de Santana. Neste serviço divino, o apóstolo de distrito Storck aposentou o bispo Jacinto Lima Francisco. O bispo serviu os fiéis, como assistente pastoral, durante mais de 22 anos, dos quais 16 como ancião de distrito, e pouco mais de dois anos como bispo ao lado do apóstolo Massamba Tuku.
O seu sucessor é o ancião de distrito Agostinho Pereira Barros dos Anjos Neto que foi ordenado bispo no mesmo serviço divino. O bispo tem 50 anos, era responsável pelo distrito eclesiástico de Caué Porto Alegre e é assistente pastoral da Igreja Nova Apostólica em São Tomé e Príncipe há 22 anos.
Reuniões e visita à Terra Batata
O último dia da viagem foi preenchido com reuniões com o apóstolo Tuku, com os dois bispos e com o apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo, de Angola, que esteve presente durante dois dias. O tema principal da reunião com o apóstolo de distrito adjunto foi a visita do apóstolo maior Jean-Luc Schneider a Angola, prevista para fevereiro de 2016.
Depois de uma breve visita ao projeto agrícola Terra Batata, o apóstolo de distrito Rainer Storck regressou à Alemanha, na quinta-feira, depois de dois dias repletos de compromissos.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.