São Tomé/Príncipe. No final de novembro de 2015, o apóstolo de distrito Rainer Storck viajou para São Tomé e Príncipe, onde ordenou o bispo Agostinho Pereira Barros dos Anjos Neto, anteriormente ancião de distrito. O bispo vai suceder o bispo Francisco Jacinto Lima que foi aposentado, com 66 anos, no âmbito do mesmo serviço divino.
Fazendo escala em Frankfurt, Lisboa e Acra, o apóstolo de distrito Rainer Storck viajou, no dia 23 de novembro de 2015, para o arquipélago de São Tomé e Príncipe que fica situado no golfo da Guiné, a cerca de 200 km da costa ocidental da África. Em São Tomé e Príncipe vivem aproximadamente 19 300 cristãos novos-apostólicos que se reúnem atualmente em 236 comunidades.
Inauguração de uma igreja em Príncipe
Logo após a chegada, na terça-feira à noite, dia 25 de novembro de 2015, já estavam planeadas as primeiras reuniões. Na quarta-feira de manhã, o apóstolo de distrito continuou a viagem, num pequeno avião, para a ilha vizinha, Príncipe, onde inaugurou uma nova igreja.
A nova casa de Deus fica perto do aeroporto e passa a acomodar três comunidades: Santa Rita com 80 membros, Azeitona com mais de 50 membros e Aeroporto com quase 50 membros. Até à data, os fiéis reuniam-se numa casa em ruinas ou ao ar livre. Agora, têm uma pequena igreja com 200 lugares sentados. Os serviços divinos passarão a ter lugar às quartas-feiras, às 18 horas, e aos domingos às 9 horas.
As obras da nova igreja começaram em março de 2015 e terminaram em novembro. A casa de Deus foi financiada com doações da Renânia do Norte-Vestefália, bem como dos fiéis de São Tomé e Príncipe. No total a Igreja investiu cerca de 160 000 euros nesta casa de Deus.
Visita ao posto médico
No serviço divino de inauguração, o apóstolo de distrito Rainer Storck deu a função de dirigente de comunidade ao evangelista Nelry da Conceição Fernandes. Para o serviço divino, o apóstolo de distrito usou o texto bíblico de Salmos, 26,8: «Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa, e o lugar onde permanece a tua glória.»
No final do serviço divino, o apóstolo de distrito visitou ainda o posto médico gerido e financiado pela Igreja. Os funcionários oferecem um tratamento médico básico e, para além disso, dedicam-se a combater a malária.
Um novo bispo
De regresso à ilha principal, São Tomé, o apóstolo de distrito oficiou, à noite, mais um serviço divino na comunidade central de Santana. Neste serviço divino, o apóstolo de distrito Storck aposentou o bispo Jacinto Lima Francisco. O bispo serviu os fiéis, como assistente pastoral, durante mais de 22 anos, dos quais 16 como ancião de distrito, e pouco mais de dois anos como bispo ao lado do apóstolo Massamba Tuku.
O seu sucessor é o ancião de distrito Agostinho Pereira Barros dos Anjos Neto que foi ordenado bispo no mesmo serviço divino. O bispo tem 50 anos, era responsável pelo distrito eclesiástico de Caué Porto Alegre e é assistente pastoral da Igreja Nova Apostólica em São Tomé e Príncipe há 22 anos.
Reuniões e visita à Terra Batata
O último dia da viagem foi preenchido com reuniões com o apóstolo Tuku, com os dois bispos e com o apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo, de Angola, que esteve presente durante dois dias. O tema principal da reunião com o apóstolo de distrito adjunto foi a visita do apóstolo maior Jean-Luc Schneider a Angola, prevista para fevereiro de 2016.
Depois de uma breve visita ao projeto agrícola Terra Batata, o apóstolo de distrito Rainer Storck regressou à Alemanha, na quinta-feira, depois de dois dias repletos de compromissos.
© Igreja Nova Apostólica Portugal