Lubango/Luanda. Na sua visita a Angola, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider ordenou o apóstolo José Calenga Baza para aquele país. Para além disso, no serviço divino que oficiou em Luanda, aposentou o apóstolo Alfonso Avelino por motivos de idade.
No dia 20 de fevereiro de 2016, foi a primeira vez que um apóstolo maior visitou Lubango, uma cidade que fica no sul de Angola. Trata-se da quarta maior cidade do país e fica situada num planalto, aproximadamente 750 km a sul de Luanda. 2234 crentes vivenciaram o serviço divino do presidente da Igreja Nova Apostólica que foi traduzido no altar de alemão para português.
O apóstolo maior foi acompanhado pelos apóstolos de distrito Noel E. Barnes (Cidade do Cabo/África do Sul) e Patrick Mkhwanazi (África do Sul), bem como pelo apóstolo de distrito Rainer Storck (Renânia do Norte-Vestefália), responsável por Angola.
Deus abre os olhos e ajuda
Para a prédica, em Lubango, o apóstolo maior escolheu o texto bíblico de Génesis 21,19: «E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi-se, e encheu o odre de água, e deu de beber ao moço.»
O apóstolo maior fez alusão ao encontro que Agar, escrava de Abraão, teve no deserto e explicou o quanto é importante confiar em Deus e na ajuda que Ele envia aos crentes: “Confiemos em Deus, então Ele nos abrirá os olhos através do Espírito Santo e nos mostrará a ajuda que já existia. Nós apenas não a víamos, ou esquecemo-nos dela.”
“Uma das ajudas de Deus”, assim continuou o apóstolo maior “é a lei de Deus contida nos dez mandamentos. Quem organizar a sua vida segundo os dez mandamentos, é protegido de muitas coisas”, garantiu o apóstolo maior aos fiéis. “Para além disso, o sacrifício de Jesus Cristo também é uma ajuda para a nossa vida de fé. Daí resultaram a gratidão e o amor pelo Filho de Deus. A gratidão para com Jesus Cristo e o amor para com Ele deverão ser a motivação para lutarmos contra o Mal: quem decidir lutar desta forma contra o Mal, nunca perderá a coragem, nem se cansará.”
Comprados por bom preço
De regresso a Luanda, o apóstolo maior Schneider celebrou, no domingo, dia 21 de fevereiro de 2016, um serviço divino no estádio de basquete “Cidadela”. 13 746 crentes e os apóstolos e bispos ativos de Angola viajaram para assistir a este grande evento. Alguns crentes assistiram ao serviço divino num pavilhão vizinho por transmissão.
O texto bíblico que serviu de base à prédica foi retirado da 1.ª aos Coríntios 7,23: «Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.» Em primeiro lugar, o apóstolo maior Schneider citou aos crentes tudo o que Deus fez pelos homens para os resgatar do pecado: Deus enviou o Seu Filho que foi crucificado para remir os pecados dos homens, enviou o Espírito Santo, deu-nos o Evangelho e enviou os apóstolos.
A ligação com Deus tem de ter prioridade
“Nós, os homens, fomos comprados por bom preço“, resumiu o apóstolo maior. “Agora, como cristãos crentes, depois da eleição não devemos voltar a cair na “escravidão do mundo“. Para enfatizar, o apóstolo maior nomeou exemplos da Bíblia: “Para Esaú, o bem-estar terreno foi mais importante do que uma bênção e para Sansão agradar à sua mulher foi mais importante do que agradar a Deus.”
“É evidente que nós, como seres humanos aqui em Luanda, nos esforçamos por preencher o nosso lugar na sociedade e por estabelecer boas relações com o nosso próximo. Mas o relacionamento com as pessoas não se deve tornar mais importante do que o relacionamento com Deus. De vez em quando, também é preciso sabermos dizer não”, disse o apóstolo maior.
Por fim, o apóstolo maior apelou aos crentes para não prosseguirem apenas o seu próprio caminho, mas antes, seguirem Jesus Cristo: “Porque fomos comprados por bom preço, sejamos discípulos verdadeiros, servidores, servos de Jesus Cristo.”
Um lutador por Jesus Cristo
No final do serviço divino, o apóstolo maior aposentou o apóstolo Alfonso Avelino e agradeceu-lhe, em nome dos crentes, pelo seu empenho e trabalho. “Tu foste um verdadeiro lutador por Jesus Cristo”, assim homenageou o apóstolo maior o trabalho do assistente pastoral de longa data, que esteve 31 anos ativo no ministério, dos quais, 13 no ministério de apóstolo.
Como novo apóstolo para Angola o apóstolo maior ordenou o ancião de distrito José Calenga Baza (51 anos).
A viagem prosseguiu para o Congo
Para a segunda-feira, o último dia da visita do apóstolo maior Schneider a Angola, constavam do programa reuniões com todos os apóstolos e bispos daquele país africano. À tarde, o apóstolo maior continuou a sua viagem para Kinshasa que fica na República Democrática do Congo.
© Igreja Nova Apostólica Portugal