Cabo Verde. A República de Cabo Verde é composta por nove ilhas habitadas. O arquipélago fica situado no centro do Oceano Atlântico, a 570 quilómetros da costa ocidental africana. O apóstolo de distrito Rainer Storck visitou, em abril, cinco das nove ilhas, das quais três pela primeira vez.
No arquipélago de Cabo Verde, vivem 5777 cristãos novos-apostólicos. Em todas as nove ilhas habitadas existem comunidades, sendo cada ilha um distrito dirigido por um ministro distrital. No total, existem 69 comunidades, em parte, muito distantes umas das outras. Como nem todas as comunidades são acessíveis por via aérea, torna-se um tanto difícil, tanto para o apóstolo como para o bispo, visitar todas as comunidades regularmente.
Início na Ilha do Sal
Na sua quarta viagem a Cabo Verde, o apóstolo de distrito Rainer Storck fez questão de conhecer algumas das ilhas mais remotas daquele arquipélago. Em função disso, foi preparado um programa estrito: quase todos os dias numa ilha diferente.
A viagem começou na quinta-feira, dia 14 de abril de 2016, com partida de Lisboa para a Ilha do Sal, uma das três ilhas que tem um aeroporto internacional e que fica situada mais a norte do arquipélago. Ali, tiveram lugar, na sexta-feira, reuniões com o apóstolo e, à noite, o apóstolo de distrito oficiou um serviço divino na comunidade de Santa Maria no qual participaram 81 crentes.
Na Ilha do Sal, a igreja construiu, nos últimos meses, uma nova casa de Deus. Por cima da Igreja, foram construídos apartamentos, que se encontram alugados. Com as receitas, a Igreja financia uma parte das despesas correntes do arquipélago de Cabo Verde.
São Vicente e Santo Antão
No sábado de manhã, o apóstolo de distrito Storck continuou a sua viagem para a ilha mais ocidental, a pequena Ilha de São Vicente, onde oficiou, à noite, um serviço divino para 145 crentes, na comunidade de Mindelo. Depois do serviço divino, o apóstolo de distrito procurou o diálogo aberto com os irmãos e irmãs, tal como o fez nas outras comunidades. Nas suas conversas aprofundou o conteúdo do serviço divino, e respondeu às perguntas que lhe foram colocadas.
Na madrugada de domingo, a viagem continuou, com o ferry, para a ilha vizinha, Santo Antão, a segunda ilha maior e mais ocidental do Arquipélago de Cabo Verde. Na Ilha de Santo Antão, vivem aproximadamente 47 000 pessoas. 175 crentes reuniram-se na comunidade, para assistir ao serviço divino. Ainda no mesmo dia, à tarde, o apóstolo de distrito regressou à Ilha de São Vicente através do canal com 16 quilómetros de largura.
Seminário para ministros em Santiago
No quarto dia da viagem, o apóstolo de distrito Storck foi de avião para a ilha principal, Santiago, onde fica a capital, Praia. Com cerca de 140 000 habitantes, Praia é a maior cidade do arquipélago e o centro económico das ilhas. Ali, na segunda-feira, tiveram lugar reuniões com o apóstolo António de Jesus Rocha Semedo e o bispo Marcelino Santos.
Para a terça-feira, o apóstolo de distrito Storck convidara todos os ministros distritais das ilhas para uma reunião com seminário. Para a parte espiritual deste encontro, o apóstolo de distrito escolheu o texto bíblico de Lucas 17,10: «Assim, também, vós, quando fizerdes tudo o que vos foi mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.»
Neste contexto, o apóstolo de distrito explicou que as comunidades, apesar de serem criadas pelos ministros, não são sua “pertença”. “Nem os anos em que atuamos como mistros nos trazem glória. Como servos servimos simplesmente o nosso Deus”, explicou o apóstolo de distrito.
Para além de temas organizacionais, o apóstolo de distrito abordou alguns pontos relacionados com a doutrina da Igreja. Foram abordados temas como a origem e o significado dos artigos de fé novos-apostólicos e a Igreja de Cristo. O dia terminou com um serviço divino na comunidade de Pedra Badejo, na qual se reuniram 146 cristãos.
Visita a Boa Vista
Na quarta-feira, dia 20 de abril de 2016, o apóstolo de distrito deslocou-se à quinta ilha, Boa Vista, que é a terceira maior ilha de Cabo Verde. A Ilha da Boa Vista, para além de ter um deserto, tem também as mais bonitas praias de Cabo Verde – mas não houve tempo para as visitar! À noite, o apóstolo de distrito celebrou o quinto serviço divino da sua viagem, na comunidade de Vila Sal Rei, onde se reuniram 124 crentes.
No dia seguinte, o apóstolo de distrito regressou ao ponto de partida: A Ilha do Sal. Aqui terminou a quinta visita do apóstolo de distrito ao Arquipélago de Cabo Verde. Num voo noturno, o presidente da Igreja regressou a Düsseldorf, via Lisboa, onde chegou, na sexta-feira, ao meio-dia.
© Igreja Nova Apostólica Portugal