Carcavelos-Sassoeiros. No dia 17 de junho de 2016, no âmbito de uma ato festivo que contou com a presença dos pais e familiares dos alunos e dos professores e também do presidente da Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália, Rainer Storck, foram entregues os diplomas de conclusão do primeiro ciclo do ensino básico aos finalistas de três turmas da 4.ª classe e também um grande número de medalhas de mérito para os finalistas que mais de destacaram.
Presidido pela diretora da Escola Nova Apostólica, Fátima Jerónimo Monteiro, o evento foi marcado por grandes emoções. Para além da compreensível alegria pelo alcançado, também houve muitas lágrimas do lado dos finalistas, mas também por parte dos professores e pais, pelo facto de este ato também representar uma despedida.
No seu discurso, Fátima Jerónimo Monteiro fez uma última recomendação aos finalistas: «... a minha última recomendação é esta: Ama. Deixa que o amor, o amor verdadeiro, entre na tua vida e inunde tudo. Ama a tua família, cada dia e cada vez mais, ama os teus amigos, os teus colegas, ama o teu trabalho e ama a tua vida. Deixa-te apaixonar pelo que fazes e entrega-te apaixonadamente a cada desafio. Deixa que te conheçam pelo teu amor, por esse entusiasmo que colocas na escola, que colocas em casa e colocas em tudo o que fazes. O amor move tudo, o amor cura tudo e o amor é a base de tudo o que tem valor nesta vida. E já agora, se me permitem um toque mais... religioso – não é por acaso que Deus é amor e se tu deixares que o amor entre na tua vida, nos teus projectos e nas tuas acções, estás a deixar Deus entrar um pouco dentro do teu coração. Por isso, a todos e a cada um, a minha última recomendação, sincera, total e final é – ama. Aqui aprendeu-se com alegria porque se ensinou com a Amor e essa, acreditamos, é uma óptima receita para a vida.»
Após a entrega dos diplomas e das medalhes de mérito, foi altura de surpreender o presidente da INA com a concessão do título honorífico «honoris causa» pelo apoio que a Igreja Nova Apostólica sempre prestou à Escola Nova Apostólica ao longo dos seus 30 anos de existência e como gesto de agradecimento por se ter disponibilizado a estar presente neste dia para entregar pessoalmente os diplomas aos finalistas.
© Igreja Nova Apostólica Portugal