Fé para a Vida! Com este lema, realizou-se no dia 02 e 03 de julho 2016 mais um Encontro Nacional da Juventude Nova Apostólica, desta vez na Costa Alentejana de Vila Nova de Milfontes. Ao todo participaram 34 jovens vindos do norte, centro e sul do país.
Workshop
No sábado à tarde fez-se um workshop com o tema “Anjinhos e Diabinhos”, moderado pelo diácono Daniel Sippel.
Os jovens foram divididos em grupos. A cada grupo foi atribuída uma situação da vida, em que pode ser difícil agir em conformidade com o que nos dita a nossa fé. Situações como: fazes parte do coro da juventude e o ensaio é no fim-de-semana em que se realiza o concerto da tua banda preferida e, ainda por cima, o teu namorado/a tua namorada já te ofereceu o bilhete para o concerto; foste convidado para uma festa de aniversário que tem lugar num sábado à noite e no dia seguinte é Serviço Divino para os falecidos; és perguntado se gostarias de colaborar na obra de Deus e receber o cargo de diácono; ou, na tua escola todos gozam com um colega teu. A pergunta é, o que fazes se és colocado nessa situação? Em situações dessas é como se tivéssemos um anjinho sobre um ombro, que nos sussurra para fazermos o que é certo e um diabinho sobre o outro ombro, que nos tenta influenciar para tomarmos a opção menos certa.
Em cada grupo, uma parte dos jovens explorou os argumentos que poderiam ser apresentados pelo anjinho e a outra parte explorou os argumentos que poderiam ser apresentados pelo diabinho. No final cada grupo apresentou, em forma de teatro, a situação que lhe foi atribuída, verificando-se uma acesa discussão entre os dois partidos, com muita comédia à mistura. O workshop permitiu tornar evidente o conflito de interesses com que é confrontado um cristão na sua vida do dia-a-dia e como é difícil fazer sempre o que é certo. O workshop permitiu, além disso, ouvir os argumentos que os jovens consideram que, em cada uma das situações, nos desmotivam a optar pelo comportamento adequado, mas também os argumentos que nos podem dar força e nos ajudam a tomar a escolha e a atitude certa.
Seminário
À noite houve um seminário, com o apóstolo Manuel Luiz, sobre a “crença no além “ tendo sido explanada a parábola do pobre Lázaro e do homem rico, que serviu de exemplo para ilustrar como o modo de viver no aquém determina e influencia a vida no além e o que é preciso fazer para que, aqueles que já partiram para a eternidade, possam também alcançar a salvação. O apóstolo ofereceu, no fim do seminário, a cada jovem um livro chamado “ A crença no além dos cristãos novos apostólicos.”
Serviço divino para os falecidos
No domingo de manhã realizou-se o serviço divino para os falecidos. O nosso apóstolo utilizou a palavra em 1 João 5,5 “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o filho de Deus?”
O apóstolo disse, na introdução da sua prédica, que viu na sacristia 4 fotografias que, para além da sua beleza, transmitiram-lhe pensamentos para os falecidos. Todas as fotos tinham um pontão que entrava para o rio, porém, apenas uma tinha uma imagem nítida que permitia ver, para além do rio, terra firme. As restantes tinham nevoeiro ou chuva, impedindo a visão. O apóstolo comparou estas imagens com os falecidos, ao falar de vidas interrompidas, que por não terem fé em Cristo e não se reconciliarem com Deus e o seu próximo, ficam-se pela vista do pontão, não conseguindo ver o que está no outro lado do rio. Mas ao aceitar Cristo nas suas vidas, deixando-se batizar com água e o Espirito Santo, têm a possibilidade de ver, com clareza, o que se passa no outro lado do rio e ao atravessarem o mesmo podem salvar as suas almas.
O apóstolo sublinhou ainda que: só a fé em Jesus Cristo vence o mal. Se nos orientarmos pelo Evangelho e praticarmos a nossa fé no dia-a-dia, viveremos que Deus nos dará sempre os meios para resistirmos e vencermos o mal. O exemplo de Jesus mostra-nos como devemos lidar, enfrentar e vencer o mal.
O termo “mundo” não designa pessoas mas o reino do maligno. O apóstolo explicou ainda aos jovens que desde a queda no pecado, o maligno exerce o seu poder sobre o ser humano e a criação. Isto suscitou a mentira, a inveja, a ganância, o ódio, a violência e a morte.
A morte é a expressão do mal. Todavia, Deus oferece a salvação a todas almas que queiram aceitar a sua ajuda. Sustentadas pelas nossas orações criamos a ponte que liga o aquém ao além.
Co oficiaram o sacerdote Manuel José, o evangelista distrito Marco Duarte e o bispo Dimitrios Diniz. A seguir ao serviço divino houve ainda tempo para passear e jogar voleibol na praia. Depois do almoço regressaram todos felizes e bem-dispostos a casa.
Para o ano há muito mais! Onde? Alicante, Espanha, com o nosso apóstolo maior e apóstolo de distrito …..
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.