Ponta Delgada/Lisboa. No domingo, dia 24 de julho de 2016, o bispo Dimitrios Diniz e a sua esposa Filomena (Portugal) receberam a bênção para as suas Bodas de Prata. Para o efeito, o apóstolo de distrito Rainer Storck deslocou-se a Lisboa. No mesmo serviço divino, ordenou ainda um ancião de distrito. Antes disso, visitou os crentes no arquipélago dos Açores.
De 21 a 26 de julho de 2016, o apóstolo de distrito Rainer Storck visitou os cristãos novos-apostólicos em Portugal. A primeira visita foi aos Açores. O arquipélago dos Açores fica situado no Atlântico nordeste, a 1369 quilómetros do Continente Europeu e, muito embora pertença a Portugal, é uma região autónoma.
500 membros ativos
O voo de Lisboa para os Açores demora duas horas. A Ilha de São Miguel conta com 140 000 moradores e em todo o arquipélago vivem cerca de 250 000 habitantes.
Nas nove ilhas habitadas, a Igreja Nova Apostólica tem 500 membros ativos que são assistidos por 14 ministros. São oficiados regularmente serviços divinos na comunidade principal de Ponta Delgada, que fica na ilha principal de São Miguel, e nas ilhas Terceira (em Angra do Heroísmo) e Faial (em Horta). Para além disso, há serviços divinos não regulares nas ilhas do Pico, São Jorge e Graciosa. A maior distância entre as ilhas são mais ou menos 622 quilómetros.
Serviço divino em São Miguel
No dia 22 de julho de 2016, o apóstolo de distrito Rainer Storck, acompanhado pelo apóstolo Manuel Luiz (Portugal), oficiou um serviço divino em Ponta Delgada, no qual participaram 86 crentes. Nesse serviço divino, o apóstolo de distrito batizou uma criança e administrou o Santo Selamento a quatro crentes.
O apóstolo de distrito escolheu para o serviço divino o texto bíblico de Lucas 17,6: «E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria». Na sua prédica ele mencionou exemplos da Bíblia, que demonstram que uma fé viva pode fazer milagres.
Seminário com todos os ministros
À noite, às 23 horas, o apóstolo de distrito regressou a Lisboa.
No dia 23 de julho, à tarde, teve lugar um seminário com os ministros de Portugal, no qual participaram 38 assistentes pastorais. Os temas abordados foram os dez artigos de fé novos-apostólicos, bem como a expressão “Igreja de Cristo”.
Usar os dons ao serviço da comunidade
No domingo, dia 24 de julho de 2016, 237 crentes reuniram-se na igreja central em Carcavelos-Sassoeiros (perto de Lisboa) para assistir ao serviço divino. O texto bíblico retirado da Epístola aos Romanos 14,19 serviu de base à prédica do apóstolo de distrito Storck: «Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros».
O apóstolo de distrito salientou que se trata de promover a paz na alma, de fortificar a paz com o próximo e de atuar de forma edificante na comunidade. “Não usemos os dons que recebemos apenas para nosso benefício, mas coloquemo-los ao serviço da comunidade”, apelou o apóstolo de distrito Storck.
Bênção para as Bodas de Prata
No serviço divino, o apóstolo de distrito deu a bênção para as Bodas de Prata ao bispo Dimitrios Diniz e à sua esposa Filomena. O bispo Diniz atua há 30 anos como assistente pastoral na Igreja Nova Apostólica, dos quais quase oito como bispo. Em colaboração com o apóstolo Luiz presta assistência às comunidades em Portugal.
O bispo nasceu em Dortmund e fala alemão e português fluente. Em ocasiões como, por exemplo, a visita do apóstolo maior a Angola, na primavera deste ano, ou o Dia da Juventude da RNV de 2016, também serve de intérprete.
Novo ancião de distrito para o Sul
No final do serviço divino, o apóstolo de distrito Storck ordenou João Monteiro como ancião de distrito e deu-lhe a incumbência de dirigente distrital para a área do sul de Portugal. Até à data, João Monteiro era evangelista de distrito. Desde a aposentadoria do ancião de distrito Heliodoro Gonçalves, em março de 2012 (nós relatámos), o apóstolo Luiz desempenhou a função de dirigente distrital.
Na segunda-feira, no final da visita, tiveram lugar reuniões com o apóstolo Luiz e o arquiteto Hélder Ferreira. Os temas tratados foram os atuais projetos de construção de igrejas dos países lusófonos assistidas pela Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália, bem como uma estratégia de construção para Portugal.
© Igreja Nova Apostólica Portugal