Guiné-Bissau. No final de setembro, o apóstolo de distrito Rainer Storck visitou os cristãos novos-apostólicos na Guiné-Bissau. Do programa constavam, entre outros, reuniões com os apóstolos e bispos, bem como seminários. O ponto alto da vista foi o serviço divino de inauguração da nova igreja para a comunidade de Bissau-Central e um serviço divino para a juventude.
Em 2007, o apóstolo maior Wilhelm Leber definiu que este país da África Ocidental passaria a ser assistido pela Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália. O principal motivo que levou a esta decisão foi o facto de a língua oficial da Guiné-Bissau ser o português e muitos outros países africanos, nos quais também se fala português, já serem assistidos pela Renânia do Norte-Vestefália.
Nova igreja central para Bissau
No início de 2008, havia cinco comunidades na capital. Os crentes reuniam-se em quatro espaços alugados e num edifício próprio. No entanto, esse edifício, a casa de Deus da comunidade de Bissau-Santa Luzia, estava muito danificado e corria o perigo de ruir, devido ao aluimento do terreno. Depois de o problema ter sido analisado por empresas especializadas, ficou claro que não havia outra alternativa senão demolir o edifício, o que, por sua vez, criou a oportunidade de construir uma igreja central para a capital naquele espaço.
Já desde 2010 que existiam esboços para a construção de uma nova igreja com administração anexada. No entanto, o esboço tinha sido rejeitado devido aos custos elevados. O segundo esboço, com um volume de investimento de 381 000 euros, foi aprovado no final de 2014 e o requerimento de construção foi entregue às autoridades responsáveis de Bissau. Depois de superados muitos obstáculos administrativos pudemos, finalmente, começar com a demolição.
Serviço divino de inauguração com ordenação
Na sua viagem à Guiné-Bissau, o apóstolo de distrito Rainer Storck inaugurou a nova casa de Deus, onde se reuniram, no dia 25 de setembro de 2016, 418 crentes. No mesmo serviço divino, o apóstolo de distrito ordenou um dirigente para a comunidade, cinco anciães de distrito, três evangelistas de distrito, um pastor e um evangelista.
No serviço divino de inauguração, o nome da comunidade de Bissau-Santa Luzia foi alterado para Bissau-Central à qual foram acrescentadas mais quatro comunidades de Bissau. Até aquela data, Bissau era um distrito próprio de ancião. No dia da inauguração foi associada ao distrito vizinho, Quinhamel, que contava com 23 comunidades. O novo distrito passou a chamar-se distrito de Bissau.
Mais de 300 lugares sentados
A sala de culto da nova igreja central oferece 200 lugares sentados, uma sala para pais e crianças com 40 lugares, uma sacristia e uma sala polivalente no primeiro andar. Esta sala vai ser usada, sobretudo, para seminários e formação dos assistentes pastorais locais. Por ocasião de grandes serviços divinos, este espaço, com mais 100 lugares, pode ser usado como balcão.
O anexo da administração da igreja é composto por um grande escritório com lugar para três funcionários, um escritório para o gerente administrativo e uma sala de reuniões.
Estruturas distritais alteradas
No novo espaço para reuniões, o balcão, tiveram lugar as reuniões do apóstolo de distrito com os apóstolos, os bispos e os ministros distritais, no dia 23 e 24 de setembro. Nessas reuniões, foram também debatidas as reformas estruturais do distrito. Atualmente, na Guiné-Bissau, 45 735 cristãos novos-apostólicos reúnem-se em 649 comunidades que estão administrativamente divididas em 33 distritos de ancião. Três apóstolos, dois bispos, 26 ministros distritais, 30 evangelistas de distrito e mais 883 ministros sacerdotais e 896 diáconos prestam assistência aos crentes.
Serviço divino para a juventude
Na sua viagem, o apóstolo de distrito Rainer Storck ainda oficiou outros serviços divinos. No dia 26 de setembro, celebrou um serviço com 359 jovens na igreja de Campada Papai (distrito Campada Papai). A maior parte dos jovens ficaram em tendas em frente à igreja.
Antes do serviço divino, os jovens receberam o apóstolo de distrito com hinos e entoaram com grande alegria os dez mandamentos de cor. Depois do serviço divino, houve um almoço para os jovens, durante o qual tiveram oportunidade de trocar ideias.
Dois funcionários na administração
No penúltimo dia da viagem, na terça-feira, dia 27 de setembro de 2016, mais de 200 crentes reuniram-se na comunidade de Farim para assistir a um serviço divino. A seguir, o apóstolo de distrito foi visitar a viúva do bispo Miguel Imabana que falecera em janeiro de 2016.
À tarde, o apóstolo de distrito Storck inaugurou as instalações da administração da igreja. A partir de 2017, o bispo Braima N’Dami passará a ser o gerente administrativo e será apoiado por uma funcionária.
© Igreja Nova Apostólica Portugal