Dortmund. No dia 9 de outubro de 2016, o apóstolo de distrito Horst Ehlebracht teria completado os seus 80 anos. Ele dirigiu a Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália de 1991 até final de 2002 e faleceu no dia 6 de fevereiro de 2004, um ano após ter sido aposentado.
No serviço divino do dia 8 de fevereiro de 2004, os cristãos novos-apostólicos nas comunidades da Renânia do Norte-Vestefália foram informados do falecimento do seu apóstolo de distrito aposentado Horst Ehlebracht. Muitos foram apanhados de surpresa, apesar de, nos últimos anos, o apóstolo de distrito Ehlebracht ter sofrido de várias doenças. “O ponto principal da sua vida foi sempre reconhecer e cumprir a vontade do nosso Pai Celestial”, assim o venerou o então apóstolo de distrito Wilhelm Leber, que foi seu sucessor no ministério de 2003 a 2005.
Funeral em Herford
O apóstolo maior Richard Fehr oficiou o serviço fúnebre no dia 10 de fevereiro de 2004, na Igreja Nova Apostólica em Herford-Mitte, Alemanha, ao qual estiveram ligados por transmissão mais de 10 000 cristãos novos-apostólicos. O apóstolo maior venerou o apóstolo de distrito Horst Ehlebracht, caracterizando-o como uma pessoa que assumia o que dizia com toda a sua personalidade: “O seu coração pertencia à família; a sua alma ao Senhor e à Sua obra.”
O apóstolo de distrito Wilhelm Leber descreveu-o da seguinte forma: “o apóstolo de distrito Ehlebracht tinha uma fé firme, com um fundamento profundo que expressava de uma forma simples. Ele considerava uma obrigação sagrada pôr em prática o que o apóstolo maior dizia.” O apóstolo de distrito Wilfried Klingler dizia que ele era “um homem com uma visão para o essencial”.
Visita ao cemitério
Em julho 2014, pouco depois de ter feito 10 anos que o apóstolo de distrito Ehlebracht falecera, os apóstolos de distrito Rainer Storck e Armin Brinkmann, bem como os apóstolos e bispos da Renânia do Norte-Vestefália visitaram o cemitério de Hiddenhausen, antes do serviço divino para os falecidos. Os filhos do falecido também estiveram presentes. Num breve discurso, o apóstolo de distrito Rainer Storck recordou o pai, o empresário e o homem de Deus, cujo lema de vida se baseava no Salmo 121,1: «Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?»
Duas características particulares do falecido apóstolo de distrito ficaram pessoalmente na memória do apóstolo de distrito Storck: buscar em primeiro lugar a obra de Deus e esforçar-se por manter uma relação saudável com os seus portadores de bênção.
Nasceu em Bielefeld
Horst Ehlebracht nasceu em Bielefeld no dia 9 de outubro de 1936 e foi o quinto filho do casal Ehlebracht. A sua infância foi marcada pelos acontecimentos da segunda Guerra Mundial. “O meu pai foi recrutado e nós fomos obrigados a abandonar a nossa terra natal. A minha mãe tentou com todas as suas forças proteger os filhos e dar-lhes segurança“, recorda o apóstolo de distrito Ehlebracht na sua biografia. Depois de terminar a escola, começou um curso de formação profissional como técnico e em 1964 fundou a sua própria empresa. A Ehlebracht Holding AG ainda hoje continua a estar ativa nas áreas de tecnologia de plásticos e na tecnologia funcional de móveis.
O apóstolo de distrito Horst Ehlebracht casou-se no dia 15 de dezembro de 1957. Do seu matrimónio nasceram duas filhas e um filho. A sua esposa faleceu em 2015, onze anos depois do marido.
43 anos como ministro
Horst Ehlebracht recebeu o ministério de subdiácono em 1959 pelo então apóstolo de distrito Walter Schmidt. Dois anos depois, foi ordenado diácono e sacerdote. A partir de 1977, serviu como pastor. Em 1981, assumiu a direção do distrito de Igreja de Herford, Alemanha, como ancião de distrito. Em 1982, recebeu o ministério de bispo para os distritos do norte da Igreja Regional da Renânia do Norte-Vestefália.
No domingo de Pentecostes, dia 22 de maio de 1983, os então bispo Horst Ehlebracht e evangelista de distrito Armin Brinkmann ajoelharam-se juntos no Centro de Congressos de Hamburgo (CCH), para receberem pela mão do apóstolo maior Hans Urwyler o ministério de apóstolo. Para além da sua área de trabalho na Renânia do Norte-Vestefália, Horst Ehlebracht também esteve ativo como apóstolo, sobretudo nas áreas estrangeiras Portugal, Brasil e, mais tarde, no norte da Rússia.
Sucessor do apóstolo de distrito Engelauf
No dia 13 de outubro de 1991, Horst Ehlebracht recebeu do apóstolo maior Richard Fehr o encargo de apóstolo de distrito para a Renânia do Norte-Vestefália, passando a ser o sucessor do apóstolo de distrito Hermann Engelauf, que tinha sido aposentado por motivos de doença.
O apóstolo de distrito Ehlebracht contribuiu de forma notável para a construção de igrejas na Renânia do Norte-Vestefália. Muitas igrejas, sobretudo nas áreas assistidas no estrangeiro, nas quais hoje são oficiados serviços divinos, foram construídas no tempo em que esteve ativo como apóstolo de distrito. Trata-se, sobretudo, dos países nas regiões da antiga União Soviética. Também foi no seu tempo de ministério que foi informatizada a gestão de dados dos membros (DEM). Para além disso, fundou a associação de caridade da Igreja Nova Apostólica Vestefália. Destas primeiras experiências surgiu mais tarde a “NAK-karitativ”, a instituição caritativa da Igreja Nova Apostólica.
“Um amigo leal”
“Também foi durante o tempo do apóstolo de distrito Horst Ehlebracht que os responsáveis da Igreja Regional se ocuparam, pela primeira vez, com as previsões demográficas do futuro da Igreja – algo que hoje é considerado normal”, lembra o apóstolo de distrito Armin Brinkmann em 2011, data em que o seu antecessor completaria 75 anos.
O apóstolo Walter Schorr, companheiro de longa data e sucessor na área de trabalho de Horst Ehlebracht, complementa: “aparentemente, o apóstolo de distrito Ehlebracht poderia às vezes parecer uma pessoa distanciada, mas era um amigo leal que tinha muita compreensão para quem cometesse erros. Para mim, ele foi sempre um exemplo.” E em relação à Igreja, nenhum sacrifício era demasiado grande para ele.
Aposentadoria em 2003
O apóstolo de distrito Horst Ehlebracht foi aposentado por motivos de saúde, num serviço divino festivo que o apóstolo maior Fehr oficiou a 1 de janeiro de 2003, na Arena Oberhausen. Faleceu no dia 6 de fevereiro de 2004 com 67 anos.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.