Dili/Perth. A Assembleia de Apóstolos de Distrito Internacional do segundo semestre, que se realizou em outubro, levou o apóstolo de distrito Rainer Storck à Austrália. A caminho, fez uma visita de três dias aos cristãos novos-apostólicos de Timor-Leste. O ponto alto foi um serviço divino em Díli, a capital, com 450 participantes, dos quais 100 eram crianças. “Isto é uma grande riqueza e uma forte perspetiva para o futuro “, escreve o apóstolo de distrito no seu relatório de viagem.
A República Democrática de Timor-Leste é um arquipélago situado no sudeste da Ásia e conta com 1,1 milhão de habitantes. A Igreja Nova Apostólica está representada naquele país desde 2004.
Igreja construída por meios próprios
A caminho da Austrália, o apóstolo de distrito Rainer Storck fez uma paragem na Ásia. Com partida de Frankfurt, passando por Singapura, chegou a Díli, a capital de Timor-Leste, no sábado, dia 15 de outubro de 2016, por volta do meio-dia. Ainda no mesmo dia, à tarde, visitou a comunidade de Manatuto-Marmer, que fica a cerca de uma hora de carro de Díli. Nesta comunidade, os cristãos novos-apostólicos tinham terminado há dois meses a construção de uma pequena igreja com os seus próprios meios. A Igreja só forneceu o material.
Dentro do edifício da nova igreja, estavam alguns irmãos e irmãs da comunidade e ministros da área de Manatuto à espera do apóstolo de distrito. O apóstolo de distrito cumprimentou os seus irmãos e irmãs de fé e fez uma reunião com os assistentes pastorais da comunidade. A igreja tinha sido inaugurada em agosto de 2016 pelo apóstolo Manuel Luiz, que visita as comunidades de Timor-Leste regularmente.
Serviço divino na capital
No sábado, o apóstolo de distrito Storck oficiou um serviço divino numa sala alugada em Díli, no qual participaram 450 crentes, entre eles muitos convidados. Alguns membros não conseguiram estar presentes devido ao facto de terem filhos pequenos e lhes ser difícil deslocarem-se com eles das montanhas para a cidade. No serviço divino, receberam o sacramento do Santo Selamento duas crianças e dois adultos. A base para a prédica foi o texto bíblico de Salmos 91,11: «Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.»
“Os anjos são criaturas de Deus invisíveis, eles servem Deus e os homens”, explicou o apóstolo de distrito. “Eles anunciam a salvação, guardam e protegem. As crianças têm um anjo da guarda muito especial”, disse o apóstolo de distrito, dirigindo-se às 100 crianças presentes na sala e apelou aos crentes para serem anjos para os outros.
Não existe tradução da Bíblia em tétum
Na segunda-feira, o apóstolo de distrito realizou uma reunião de ministros distritais. Entre outros temas organizacionais, foi particularmente discutida a intensificação das aulas para as crianças. Embora em Timor-Leste a língua oficial seja o português, na realidade a população fala o tétum e só uma pequena percentagem compreende o português. O problema é não existir uma tradução da Bíblia em tétum. Nem mesmo o material didático da Igreja existe na língua. É com isso que a Igreja agora se quer ocupar.
Na segunda-feira à tarde, o apóstolo de distrito Storck seguiu para Perth (Austrália), onde tiveram lugar várias reuniões bem como a Assembleia de Apóstolo de Distrito. Os temas ali tratados foram, entre outros, a conceção do ministério, o material didático para as crianças e módulos de formação para os ministros da Igreja.
Segunda visita
Esta foi a segunda viagem do apóstolo de distrito Rainer Storck a Timor-Leste, o país assistido mais longínquo na Ásia. A Igreja Nova Apostólica conta ali com 18 comunidades e 618 membros. Muitas das comunidades ficam no interior do país. Em Timor-Leste, os cristãos novos-apostólicos sofrem constantemente ataques físicos por parte de outros crentes, o que, muitas vezes, impede que os serviços divinos sejam realizados.
© Igreja Nova Apostólica Portugal