Ahlen. Serviço divino transmitido a partir de Vestefália Münsterland, Alemanha, para muitas comunidades novas-apostólicas na Europa: o apóstolo de distrito Rainer Storck oficiou o serviço divino central, no dia 13 de novembro de 2016, em Ahlen, no qual participaram 268 crentes. Estiveram ligadas por satélite algumas comunidades em África. Na sua prédica o apóstolo de distrito deu orientações para o bom relacionamento nas comunidades.
Um camião de controlo de imagens e um uplink com uma grande antena de satélite no tejadilho do veículo mostrou a todos os cidadãos de Ahlen que, naquele domingo, no edifício da Igreja Nova Apostólica, situado no centro da cidade há 61 anos, não se realizou nenhum serviço divino comum. Cerca de 25 000 participantes assistiram em toda a Europa ao serviço divino por transmissão, entre outros países, estiveram ligados a Albânia, a Arménia, o Azerbaijão, a Geórgia, o Kosovo, a Letónia, a Lituânia e Portugal. 1300 cristãos novos-apostólicos assistiram ao serviço divino por telefone e mais 500 crentes estiveram ligados por Internet.
Jesus alivia e dá forças
No início da prédica, o apóstolo de distrito Rainer Storck dirigiu-se sobretudo às pessoas que não estão muito bem e que até talvez já tenham desistido. Já na sacristia, tinha feito uma oração de intercessão por essas pessoas. No serviço divino, incentivou-as com a palavra de Jesus retirada de Mateus 11,28 «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei», aconselhando-os a retirar dali novas forças para continuar.
Para exemplificar a palavra “aliviar” o apóstolo de distrito usou a imagem de uma caminhada árdua pela montanha e do quanto é refrescante encontrar uma fonte com água fresca a caminho do cume. “A oferta da palavra atuada por Deus, a graça do sacrifício de Jesus Cristo, bem como a participação no sacramento da Santa Ceia podem refrescar e aliviar o interior do Homem – se aceitarmos a oferta “, disse o apóstolo de distrito Storck.
Lidar uns com os outros influencia o caráter
A base para a continuação da prédica foi o texto bíblico de Lucas 6,31: «E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.» Com base no texto bíblico, o apóstolo de distrito perguntou o que é que cada um tem para oferecer ao seu próximo. Ou, com outras palavras: “o que desejas para ti, o que gostas que o teu próximo te faça, fá-lo também a ele.” Isto é fundamental e determina a atmosfera e o caráter nas comunidades.
Usando o exemplo das três comunidades bíblicas, o apóstolo de distrito exemplificou o que queria dizer. Primeiro, lembrou a “comunidade” das pessoas que esperam junto ao tanque de Betesda, onde apenas se curava o primeiro que entrava na água quando esta se agitava. “Um enfermo esperava ali já há algumas décadas, porque as pessoas só pensavam em si próprias. Jesus cuidou do homem e curou-o. Será que predomina o egoísmo ou o amor ao próximo nas nossas comunidades?” perguntou o apóstolo de distrito Storck.
Com amor e compreensão
Como segundo exemplo, usou o encontro da mulher adúltera com Cristo: Ele não a acusou, mas antes a defendeu. “Somos acusadores ou defensores quando surgem críticas ao dirigente, ao coro ou à prédica?” perguntou o apóstolo de distrito. Como exemplo, citou os jovens sacerdotes que necessitam das orações da comunidade.
Como terceiro exemplo, o apóstolo de distrito Storck citou o encontro de Jesus com os leprosos que “estavam afastados”. Ele ajudou-os a integrar-se novamente na comunidade da aldeia. “Como é que nós reagimos quando alguém – talvez por culpa própria – se afastou das nossas comunidades?” perguntou o apóstolo de distrito. “Eu desejaria que a reação fosse proximidade e não distância”.
“Cada crente pergunte a si próprio como é que ele quer ser tratado na comunidade. Tratemos o nosso próximo com amor e compreensão”, incentivou o apóstolo de distrito os seus irmãos e irmãs de fé.
Amor é sinal de maturidade
“Não esperes que o outro te faça algo de bom. Cada um é exortado a dar o primeiro passo”, foi a sugestão do apóstolo Walter Schorr (área do Norte da RNV) ao co-oficiar.
O bispo Karl-Erich Makulla (área do Este da RNV) apelou para desenvolvermos atenção pelo nosso próximo, para nos colocarmos no lugar do outro, para vermos o que lhe podemos fazer de bem.
O apóstolo Wilhelm Hoyer (área do Oeste da RNV) disse que não era Deus que tinha de mudar o ambiente, mas que cada um deve trabalhar na sua atitude para com o próximo. Como ajuda, nomeou a palavra de Deus e o convívio na comunidade. Ele resumiu a prédica do apóstolo de distrito com uma frase: “oferece o teu coração ao teu próximo. Aceitemos a individualidade do nosso próximo com amor – isso é uma característica da maturidade na fé”, disse o apóstolo .
Sair da zona do consumismo
Antes da celebração da Santa Ceia, o apóstolo de distrito Storck ressaltou o significado do Evangelho como mensagem de Boa Nova: “Mas pode tornar-se uma mensagem de alegria, quando é vivida na comunidade. Para que tal aconteça, cada um tem de fazer algo por isso ou prescindir de algo – mas nunca ir além dos seus próprios limites”.
“Viver como cristão significa sair da zona do consumismo”, disse o apóstolo de distrito, citando o apóstolo maior. Desejo que as indicações do texto bíblico contribuam para um relacionamento mais bonito uns com os outros nas comunidades.
Assistiram ao serviço divino central os apóstolos e bispos da Renânia do Norte-Vestefália, bem como muitos ministros distritais da área de trabalho do apóstolo Wolfgang Schug (Este da RNV). Também foram convidados muitos crentes com deficiência auditiva do país inteiro. Eles formaram um coro de deficientes auditivos que acompanhou um cântico do coro da comunidade. A prédica também foi traduzida em paralelo para a língua gestual.
Um serviço divino central por ano
Na Renânia do Norte-Vestefália, o apóstolo de distrito convida uma vez por ano para um serviço divino central que é transmitido para muitas comunidades nos países europeus das áreas de apóstolo de distrito. Desta vez, também estiveram ligadas por Internet algumas comunidades africanas assistidas pela Igreja Regional da RNV.
© Igreja Nova Apostólica Portugal