É a terceira vez que um apóstolo maior visita este país da África Ocidental. O presidente da Igreja esteve 25 horas na Guiné-Bissau, onde, no fim de semana, oficiou dois serviços divinos, aposentou e ordenou ministros e teve oportunidade de estar em comunhão com os apóstolos e bispos. Dali, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider seguiu para o Senegal, onde oficiou mais serviços divinos.
Na quinta-feira, dia 16 de fevereiro 2017, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider iniciou a sua viagem em direção à África Ocidental. Foi acompanhado pelo apóstolo de distrito Rainer Storck que é responsável pela Guiné-Bissau, bem como pelo apóstolo de distrito Markus Fehlbaum (Suíça). Muito embora a Guiné-Bissau seja marcada por um clima tropical, atualmente é a estação seca do ano com temperaturas a rondar os 35 graus.
Aeroporto, quarto de hotel, igreja
Quando, na sexta-feira, o apóstolo maior e os seus acompanhantes, os apóstolos de distrito Markus Fehlbaum (Suíça) e Rainer Storck (Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha), bem como o apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo, aterraram na Guiné-Bissau, só lhes restavam três horas para a partida planeada para o primeiro serviço divino. Às 17 horas, celebraram um serviço divino com os ministros distritais dos 33 distritos eclesiásticos daquele país e as respetivas esposas, na igreja Bissau-Central, que fora inaugurada em 2016. Para a noite, estavam programadas reuniões e um jantar com os apóstolos e bispos.
No sábado de manhã, dia 18 de fevereiro de 2017, às 10 horas, o apóstolo de maior oficiou em Bissau, a capital, um serviço divino com os irmãos e irmãs de fé num pavilhão alugado no qual participaram cerca de 2200 almas. Nesse serviço divino, foi aposentado, por motivos de doença e pouco antes de atingir a idade de aposentadoria, o apóstolo Evaristo Chivanja Tomás (64 anos) de Angola.
O apóstolo maior ordenou o bispo Bengui Massamuna como seu sucessor para as províncias de Benguela, Bié e Huambo. O novo apóstolo tem 55 anos e tinha recebido o ministério de bispo em dezembro, em Angola.
Depois de um lanche rápido, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider e o apóstolo de distrito Fehlbaum tinham à sua frente uma viagem de várias horas em direção ao norte do Senegal. O apóstolo de distrito Rainer Storck ficou na Guiné-Bissau até terça-feira, dia 21 de fevereiro de 2017. Dali partiu para o Arquipélago de Cabo Verde, onde ficou dois dias.
Fehr, Leber, Schneider
Foi a terceira visita de um apóstolo maior à Guiné-Bissau: em 2002, o apóstolo maior Richard Fehr visitou aquele país e oficiou vários serviços divinos e há oito anos foi a vez do apóstolo maior Wilhelm Leber.
A Guiné-Bissau conta atualmente com 45 735 cristãos novos-apostólicos que se reúnem em 649 comunidades. Estas estão divididas administrativamente por 33 distritos de ancião e são assistidas pelos apóstolos Agostinho Indami, Sanhá N‘Dami e Amilo N’Dam, dois bispos, 26 anciães de distrito, 30 evangelistas de distrito, 883 ministros sacerdotais e 896 diáconos.
© Igreja Nova Apostólica Portugal