São Brás de Alportel, Algarve. Após quase cinco meses de trabalhos de remodelação, o apóstolo Manuel Luiz oficiou o primeiro serviço divino na "nova" igreja de São Brás de Alportel, que há quase 40 anos foi um dos pontos de partida mais importantes para a implementação da Igreja Nova Apostólica em Portugal, como o apóstolo sublinhou nas suas palavras introdutórias deste serviço divino em 28/05/2017.
Cinco meses de esforço
Durante a execução dos vastos trabalhos de remodelação da igreja, toda a comunidade fez um "esforço extra" para frequentar os serviçpos divinos. Por vezes, os acessos estavam dificultados, em tempo de chuva, a lama abundava e, por fim, não havia amplificador nem microfone. Mas, na retrospetiva, todos são unânimes em dizer "valeu a pena", pois a igreja ficou linda.
Novidades a descobrir
Uma vez que os trabalhos foram realizados em fases, havia sempre uma parte da igreja que ficava vedada aos olhos dor irmãos e irmãs, o que aumentou a curiosidade em saber o que se escondia por trás da parte vedada ou fechada. Depois de concluídos os trabalhos, começaram por descobrir que não apenas foram remodeladas as instalações sanitárias, os pavimentos interiores e exteriores, o parque de estacionamento, os telhados etc. como também foram acrescentadas salas.
O tamanho da nave da igreja foi reduzido para dar espaço a mais duas salas. Para além da sacristia e da sala para as mães ou os pais com crianças, a comunidade conta agora com uma sala para reuniões de comunidade e/ou seminários e uma sala multi-funcional.
Uma novidade inédita é agora o facto de nesta igreja se poder agora ouvir as transmissões do apóstolo maior Jean-Luc Schneider e do apóstolo de distrito Rainer Storck em três línguas ao mesmo tempo: português, alemão e russo, o que finalmente permite juntar os irmãos e irmãs das várias nacionalidades num único local. Antigamente, os irmãos e irmãs de língua russa tinham de se juntar no anexo da igreja e os irmãos e rimãs alemães tinham de se dirigir a Portimão, onde também se ouve o canal de som em alemão.
Apóstolo não veio só
Poucos dias antes, nomeadamente no dia 21/05/2017, o apóstolo de distrito Rainer Storck esteve em Setúbal, onde foi colocado em descanso o evangelista de distrito Fernando Gonçalves. O evangelista Jorge Silva foi ordenado como evangelista de distrito e seu sucessor como dirigente distrital para a região norte da Igreja Nova Apostólica Portugal. No mesmo ato, o apóstolo de distrito também incumbiu o evangelista de distrito Marco Duarte (Portugal Centro) de assumir a responsbailidade no novo distrito Centro que foi ampliado a norte e a sul.
Por ocasião deste primeiro serviço divino em São Brás de Alportel, todos os ministros distritais e esposas estiveram presentes e cooficiaram perante uma comunidade com mais de 100 participantes, entre eles também o arquiteto que dirigiu as obras e o empreiteiro que as realizou.
© Igreja Nova Apostólica Portugal