Setúbal, Portugal. No fim-de-semana antes do Dia da Ascensão, o apóstolo de distrito Rainer Storck visitou Portugal, onde realizou uma ordenação e deu duas incumbências, e celebrou um casamento. No serviço divino que celebrou em Setúbal, incumbiu dois dirigentes distritais para os distritos Centro e Norte e ordenou um novo evangelista de distrito.
Durante nove dias, o apóstolo de distrito Rainer Storck acompanhara o apóstolo maior em meados de maio na sua viagem às Filipinas e à Indonésia. Tendo regressado à Alemanha, na sexta-feira, dia 19 de maio de 2017, seguiu logo diretamente para Portugal. O serviço divino que celebrou na igreja nova-apostólica de Setúbal (distrito Centro) no domingo, dia 21 de maio de 2017, contou com 224 participantes.
A prédica do apóstolo de distrito baseou-se no texto bíblico de Atos 1,13.14: «E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelador, e Judas, de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.»
“Os discípulos tinham-se reunido no cenáculo, onde estavam protegidas do barulho da cidade e podiam orar a Deus com intensidade e sem qualquer distração”, explicou o apóstolo de distrito e relembrou outras passagens bíblicas nas quais também se fala do cenáculo, uma sala apartada do resto da casa. Daniel, por exemplo, também se recolheu no cenáculo da sua casa, onde orou a Deus, O adorou e Lhe agradeceu (cf. Daniel 6,11). No final, foi ricamente abençoado por Deus.
O apóstolo de distrito também falou do encontro entre o profeta Elias e a viúva de Sarepta. Elias ressuscitou o filho dela no cenáculo – após oração intensa. O apóstolo de distrito explanou que aqui existe um certo paralelismo com as situações nas comunidades. “Constato com grande pesar que vamos perdendo os nossos filhos e jovens na vida ativa das comunidades.”
Parece que já não há vida de fé neles e nada os move. “O exemplo de Elias mostra-nos que nunca devemos desistir”, afirma o apóstolo de distrito.
Aposentadoria após 24 anos de trabalho como ministro eclesiástico
Durante o serviço divino, o apóstolo de distrito aposentou o evangelista de distrito Fernando José Gonçalves por ter alcançado o limite de idade. Colaborou como ministro ao longo de 24 anos, oito dos quais como evangelista de distrito.
No passado, o evangelista de distrito agora aposentado e o evangelista de distrito Marco Alexandre Duarte partilhavam a responsabilidade pela assistência pastoral nas comunidades pertencentes ao distrito Centro. No serviço divino de 21 de maio de 2017, o apóstolo de distrito incumbiu agora o evangelista de distrito Marco Alexandre Duarte de assumir a responsabilidade de dirigente distrital de todo o distrito Centro. Futuramente, ele cuidará de 15 comunidades.
Ao mesmo tempo, o apóstolo de distrito também ordenou um novo evangelista de distrito, o antigo evangelista Jorge Manuel Marques da Silva. Ele dirigirá futuramente o distrito Norte, que conta com cinco comunidades.
Na véspera, o apóstolo de distrito Rainer Storck oficiara em Lisboa um serviço divino de casamento. Neste serviço divino, deu a bênção matrimonial a Manuel José Monteiro Luiz Jerónimo, filho do apóstolo Manuel Luiz, e à sua esposa Rita Gordo Gameiro Jerónimo na igreja nova-apostólica de Carcavelos-Sassoeiros.
O texto bíblico que ele lhes deu para o seu casamento é de João 15,12: «Meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.»
© Igreja Nova Apostólica Portugal