Angola. Em meados de agosto, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider viajará para Angola, um país da África Ocidental que é assistido pela Renânia do Norte-Vestefália. Será a primeira vez que o apóstolo maior visita as províncias do Moxico e de Lunda Sul. Estão previstos serviços divinos em Luena e Saurimo, bem como vários concertos.
Os cristãos novos-apostólicos no Leste de Angola preparam-se há vários meses para a visita do apóstolo maior Jean-Luc Schneider. O presidente da Igreja Nova Apostólica Internacional estará no país de 17 a 21 de agosto de 2017. O grupo que o acompanhará é composto pelo apóstolo de distrito Wolfgang Nadolny (Igreja Nova Apostólica Berlim-Brandemburgo), o apóstolo de distrito responsável Rainer Storck (Igreja Nova Apostólica Renânia do Norte-Vestefália), bem como pelos apóstolos de distrito adjuntos João Uanuque Misselo (Angola) e Robert M. Nsamba (Zâmbia).
O fim-de-semana começará na sexta-feira à tarde com um concerto na igreja central da INA em Palanca, na capital Luanda. Este concerto contará com a participação de coristas das três áreas dos bispos de Luanda e da orquestra criada em 2015.
Os instrumentos para a orquestra foram adquiridos há alguns anos com o apoio financeiro da Renânia do Norte-Vestefália. No Dia da Juventude de 2014, no âmbito de um concerto de beneficência, foram angariados cerca de 17 000 euros. No Dia da Juventude de 2016, o apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo relatou: “no total, foram adquiridos 40 instrumentos, contrataram-se três professores e organizaram-se aulas de música para mais de 100 crianças e jovens”.
Na madrugada de sábado, às 3 horas da manhã, o apóstolo maior e os seus acompanhantes partirão para o aeroporto. O voo para Luena, capital da província do Moxico, parte às 5 horas da manhã. Na própria cidade e nos arredores vivem cerca de 450 000 pessoas.
Luena é um símbolo do fim da guerra civil: foi aqui que, no dia 4 de abril de 2002, o governo angolano e os rebeldes assinaram o “Memorandum of Understanding”, através do qual a guerra civil iniciada em 1975 em Angola foi terminada. Como símbolo deste tratado de paz, foi erigido um grande monumento que mostra uma grande pomba da paz assente em duas mãos abertas.
No sábado de manhã, dia 19 de agosto de 2017, o apóstolo maior Schneider celebrará em Luena, no Pavilhão Gimnodesportivo, um serviço divino festivo. Conta-se com a participação de vários milhares de crentes.
Ainda no mesmo dia, o apóstolo maior e o grupo acompanhante continuarão viagem para Saurimo: o percurso é de 265 quilómetros, o que equivale mais ou menos a quatro horas de viagem. No ”Estádio das Mangueiras”, um estádio do clube de futebol local ”Progresso da Lunda Sul”, será celebrado mais um serviço divino, no domingo de manhã.
Na parte da tarde, ainda está previsto um concerto no cinema Chipapa, uma sala de eventos na qual já em 2011 o apóstolo maior Wilhelm Leber oficiara um serviço divino. Esta visita, há seis anos, foi a última de um apóstolo maior ao Leste de Angola. Naquela altura, o apóstolo maior Wilhelm Leber e o apóstolo de distrito Armin Brinkmann tiveram um encontro com a governadora de Lunda Sul em Saurimo.
O concerto terá a participação de 80 músicos, dos quais 50 são de Luena, que estão há mais de um ano a preparar-se para este evento. Também participarão mais de 250 cantores das províncias vizinhas.
A viagem de regresso a Luanda está marcada para a segunda-feira de manhã. Está previsto um breve encontro com todos os 16 apóstolos de Angola na capital. Depois desse encontro, o apóstolo maior regressará a casa. O apóstolo de distrito Storck ainda ficará mais alguns dias em Angola. Do programa consta um seminário de formação com os apóstolos, bem como várias reuniões.
Depois disso, o apóstolo de distrito ainda estará mais quatro dias de viagem, visitando São Tomé e Príncipe.
Em março de 1985, o então apóstolo Armin Brinkmann, tentou viajar da capital Luanda para o Leste de Angola. Depois de ter ficado dois dias à espera no aeroporto, um avião militar levou-o a ele e a dois ministros distritais para Luena. A surpresa dos crentes novos-apostólicos nessa cidade foi muito grande, pois já estavam à espera da visita de um apóstolo há doze anos. O sacerdote José António Livamba tinha mudado a sua residência da Zâmbia para essa região e também já outros assistentes pastorais tinham trabalhado na região. Por falta de ministros, alguns homens jovens, firmes na fé, tinham dado regularmente aulas de religião e confirmação. No total, tinham sido construídas quatro igrejas.
Em dois dias, o apóstolo Brinkmann oficiou vários serviços divinos nas aldeias da região, nos quais mais de 1000 almas receberam o sacramento do Santo Selamento. Isso implicou longas caminhadas pela selva, através das quais ele e os seus acompanhantes tinham de abrir caminho.
A partir de Luena, o apóstolo Brinkmann enviou o pai do atual apóstolo de distrito adjunto Misselo, o evangelista Samuel Augusto Misselo, para Saurimo, para que criasse lá as condições necessárias para fundar comunidades. Em 1986, o apóstolo Sukami Landu Ronsard visitou Saurimo pela primeira vez e selou os primeiros crentes. Atualmente, a Igreja Nova Apostólica na cidade de Luena conta com 24 comunidades e Saurimo com 27.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.