São Tomé/Príncipe. No final de agosto, o apóstolo de distrito Rainer Storck visitou os cristãos novos-apostólicos nas Ilhas de São Tomé e Príncipe. Houve reuniões e visitas ao local relacionadas com construções novas e reparações em pequenas capelas e salas de reunião. O ponto alto da viagem foi um fim de semana com a juventude, no qual participaram cerca de 1000 jovens crentes.
Vindo de Angola, o apóstolo de distrito Rainer Storck chegou a São Tomé na quarta-feira à noite, no dia 23 de agosto de 2017. Na sua companhia veio o apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo (Angola), que futuramente irá apoiar mais o apóstolo de distrito Storck nas áreas lusófonas da sua área de trabalho.
Na manhã seguinte, a viagem continuou de avião, na companhia do apóstolo Massamba Diambu Tuku, que trabalha na área de São Tomé e Príncipe, rumo à ilha principal mais a norte, a ilha de Príncipe. No local, visitaram juntos o edifício onde se reúne a comunidade de Picão. Esta igreja a nordeste da ilha sofreu alguns danos por influência climatérica, o telhado não veda e os fundamentos estão húmidos. O apóstolo de distrito Storck, que é de profissão engenheiro de construção civil, falou no local com empresas sobre as medidas de saneamento que se poderiam tomar.
A próxima paragem foi na aldeia de Porto Real, no interior da ilha. Foi aqui que há 30 anos o apóstolo de distrito Armin Brinkmann fundou uma das primeiras comunidades de Príncipe. Até hoje os crentes se reúnem numa sala que é disponibilizada aos crentes. Agora, a administração ofereceu a esta comunidade um terreno. Nos próximos meses, os membros da comunidade irão construir um edifício próprio usando os materiais que a Igreja lhes vai oferecer.
A última etapa em Príncipe foi o posto médico na capital da ilha, em Santo António. Este posto tem mais ou menos 10 anos e encontra-se no terreno da igreja local, sendo operada desde 2012 em cooperação com o ministério da saúde. O posto médico oferece tratamentos de medicina geral e disponibiliza medidas de prevenção de doenças. O apóstolo de distrito confirmou aos responsáveis que poderiam continuar a contar com o apoio da Igreja.
Foi na comunidade de Santo António, que se encontra nesse mesmo terreno, que o apóstolo de distrito celebrou nessa noite um serviço divino com mais de 300 crentes. Para a sua prédica, usou um texto bíblico de Marcos 5,41.42 com o qual o apóstolo maior Jean-Luc Schneider oficiara um serviço divino uma semana antes, quando visitou Luena (Angola).
Na manhã seguinte, o grupo voltou para o aeroporto. Ao chegarem lá, foram informados de que o avião fretado se avariara e teve de ficar na capital. Felizmente, o grupo ainda conseguiu bilhetes para outro voo para São Tomé, porque a lancha rápida que faz a travessia entre as duas ilhas teria necessitado de seis horas e o ferryboat até 18 horas.
Ligeiramente atrasado, o apóstolo de distrito acabou por chegar à administração da Igreja em Vila Maria, onde os ministros distritais dessa região se tinham reunido para participar num seminário. Os 40 anciães de distrito e evangelistas de distrito absorveram atentamente as explanações referentes à conceção do ministério eclesiástico da Igreja.
O ponto alto da viagem foi no sábado: cerca de 1000 jovens crentes com idades compreendidas entre os 14 e os 28 anos reuniram-se em redor da igreja de Santa Cruz, para participarem no Dia da Juventude. Também foi convidado o grupo das mamãs, ou seja, das irmãs que já têm filhos e que dão assistência às jovens irmãs nas comunidades, e também às crianças na escola dominical e em coros infantis.
Um jovem evangelista e uma mulher jovem fizeram de moderadores do programa variado que tinha como lema: “A alegria no Senhor é a nossa força”. Os coros juvenis das duas áreas de bispo apresentaram várias peças em português e nas línguas nativas. Grupos de jovens tinham preparado peças de teatro sobre determinados acontecimentos bíblicos, como, por exemplo, a luta entre David e Golias.
Em conversas com o apóstolo de distrito Storck e o apóstolo de distrito adjunto Misselo, os jovens tiveram oportunidade de conhecer melhor os seus assistentes pastorais. Havia perguntas como se o apóstolo de distrito teria ou não feito o serviço militar na Alemanha e qual o conselho que ele poderia dar a jovens crentes que sejam alistados para prestar o serviço militar. Outras perguntas eram sobre as vivências de fé do apóstolo de distrito na sua juventude ou qual seria o seu desporto predileto. O apóstolo de distrito adjunto também falou sobre as suas vivências de fé, a sua profissão e a sua família. Além disso, o apóstolo Misselo também provou que tem talento musical: juntamente com os jovens entoou a peça tradicional “Ameni”.
Ao meio-dia, as mamãs trataram da comida tradicional para os jovens (arroz com peixe, frango e legumes). Os apóstolos aproveitaram o tempo para conversar com os jovens crentes. No final, o apóstolo de distrito anunciou que iria ser construído um terreno de tempos livres para os jovens, para o qual foram feitas doações pelos irmãos e irmãs na Renânia do Norte-Vestefália. Todos aplaudiram o projeto e as doações que foram feitas para isso.
No domingo de manhã, o apóstolo de distrito celebrou um serviço divino de juventude, no qual participaram mais de 700 jovens, na igreja de Santana, a maior igreja de ambas as ilhas. Serviu os seus jovens irmãos e irmãs com o texto bíblico de Salmo 27,4: «Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.»
Durante a sua prédica, o apóstolo de distrito deu alguns exemplos de como as pessoas podem experienciar Deus. Uma das formas é na própria natureza. „Ela é única e foi feita por Deus“, referiu o apóstolo de distrito. Outra forma de o experienciar é olhando para o que nos é relatado sobre as Suas benfeitorias, na Escritura Sagrada. Mas isso não chega. Antigamente, as pessoas iam ao tabernáculo e ao templo para estarem perto de Deus. „Hoje em dia, é aqui no serviço divino: é aqui que ouvimos a Sua palavra, é aqui que nos é dado o perdão dos pecados, é aqui que temos comunhão estreita com Ele, em Jesus Cristo, no sacramento da Santa Ceia”, explicou o apóstolo de distrito Storck.
Durante este serviço divino, o apóstolo de distrito ordenou dois anciães de distrito e cinco evangelistas de distrito. Outros dois anciães de distrito e dois evangelistas de distrito foram confirmados no seu ministério, para outros distritos.
Da parte da tarde, o apóstolo de distrito Storck ainda visitou uma igreja em construção, em Cruzeiro. O edifício tinha sido erigido pelos membros da comunidade, com disponibilização dos materiais por parte da Igreja. O apóstolo de distrito elogiou a boa execução artesanal dos trabalhos. Depois, continuaram para o projeto de agricultura Terra Batata. Nos últimos três anos, os colaboradores deste projeto foram apoiados pela associação caritativa NAK-karitativ que contratou um engenheiro agrário que os formou. Ao longo deste tempo, houve melhorias significativas nas colheitas e nos resultados. Agora são os locais que efetuam os trabalhos de agricultura e pecuária em estreita cooperação com a Igreja, como proprietária, e a associação NAK-karitativ. Atualmente, são 14 as famílias que tiram proveito deste projeto. São autossuficientes a nível de alimentação e usam o lucro das vendas dos produtos para a manutenção dos equipamentos.
Numa parte do terreno, chamada Água Criola, será criado um local de encontro de juventude. O apóstolo de distrito visitou o terreno e falou com vários empreiteiros sobre as suas propostas. Está previsto que os respetivos trabalhos fiquem concluídos ainda dentro do primeiro semestre de 2018.
A visita em São Tomé e Príncipe terminou com uma reunião na qual participaram o apóstolo de distrito adjunto Misselo, o apóstolo Tuku e os dois bispos do país. Na noite de domingo, o apóstolo de distrito regressou à Alemanha, fazendo escala em Lisboa.
© Igreja Nova Apostólica Portugal