Burkina Faso/Níger. Na primeira viagem conjunta dos apóstolos de distrito Bernd Koberstein e Rainer Storck, viajaram a Burkina Faso e ao Níger. Foi lá que os cristãos novos-apostólicos vieram a conhecer o seu futuro apóstolo de distrito. Da ordem de trabalhos constavam dois serviços divinos em Diapaga e Bankata respetivamente. Para tal, o grupo teve de percorrer centenas de quilómetros de jipe, por trilhos de areia.
As comunidades novas-apostólicas no Burkina Faso e no Níger fazem parte da área de trabalho do apóstolo de distrito Bernd Koberstein. Após a sua aposentadoria no final de fevereiro de 2018, a responsabilidade pela assistência pastoral passou para o apóstolo de distrito Rainer Storck.
A viagem começou no dia 8 de janeiro de 2018 em Banjul, na capital gambiana. No domingo anterior, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider celebrara lá o primeiro serviço divino do ano. Juntamente com os apóstolos africanos Djattaga Fimba, Lompo René e Traoré Alphonse, assim como o apóstolo Clément Haeck (área Sul), os dois apóstolos de distrito viajaram de avião para Dakar, no Senegal. O grupo chegou ao hotel por volta da meia noite.
Eram 3:30 h da manhã quando, no dia seguinte, tocou o despertador. “Tomámos um duche frio e breve e seguimos novamente para o aeroporto nos arredores de Dakar”, relata o apóstolo Haeck. De avião, os apóstolos viajaram para Abidjan (Costa do Marfim), partindo novamente rumo a Ouagadougou (Burkina Faso). À chegada, por volta do meio dia, os apóstolos foram recebidos por um calor seco e 38 °C.
Logo depois da sua chegada, seguiram viagem nos dois veículos da Igreja do Burkina Faso e do Níger com destino a Fada N’Gourma, passando, por vezes, por troços extremamente acidentados, repletos de buracos fundos. O trajeto de mais de 220 km demorou cerca de cinco horas, ou seja, mais duas horas do que estava previsto, o que se traduziu em mais uma noite demasiado curta para os apóstolos e apóstolos de distrito num motel burquinense.
Finalmente, na quarta-feira, o grupo chegou ao seu destino: Diapaga, uma pequena cidade no meio do mato. Após a partida matinal por volta das 6:00 h e uma viagem de carro de 230 km por trilhos de areia, os apóstolos foram recebidos por mais de 2300 crentes, que os saudaram com dança e canto.
Todos os ministros distritais e dirigentes de comunidade do Burkina Faso, bem como outros ministros e irmãos e irmãs daquela zona deslocaram-se a Diapaga, sendo que alguns já aguardavam desde as 2:00 h, para se despedirem do apóstolo de distrito que os assistiu ao longo dos anos e conhecerem o futuro apóstolo de distrito.
O serviço divino foi celebrado em duas tendas grandes. Os apóstolos de distrito Koberstein e Storck serviram à comunidade com as reflexões do apóstolo maior do primeiro serviço divino do ano em Gâmbia. A seguir, os apóstolos ainda se reuniram com os ministros distritais do local para uma troca de ideias.
À tarde, a viagem continuou nos dois veículos, rumo ao Níger. O grupo tinha à sua frente uma viagem de 210 km. Porém, pouco tempo após a partida, o apóstolo de distrito recebeu a informação de que um miniautocarro, que transportava cerca de 25 membros da Igreja, tinha capotado ao regressar do serviço divino. “Quando lá chegámos, encontrámos o miniautocarro amolgado e capotado e já contávamos com a pior das situações” escreveu o apóstolo Haeck no seu relatório de viagem. Porém, como se de um milagre se tratasse, havia apenas um ferido, que já repousava à sombra de uma árvore com uma clavícula partida. “A maioria dos restantes passageiros sofreu apenas escoriações, uma mãe segurava a sua criança ilesa à beira da estrada, sob o Sol abrasador” recorda o apóstolo.
O grupo acudiu às vítimas do acidente com medicamentos e deu-lhes as suas últimas garrafas de água. O ancião de distrito responsável recebeu uma doação em dinheiro para viabilizar o transporte dos doentes e de regresso, uma vez que o motorista do autocarro tinha fugido. Findo isto, prosseguiram a viagem com destino ao Níger.
Na quinta-feira, dia 11 de janeiro de 2018, iniciava-se a última etapa da viagem: o grupo demorou cerca de 1:30 h para chegar de Niamey a Bankata no Níger, perto da fronteira com o Burkina Faso. Pelo caminho, os apóstolos de distrito visitaram uma pequena igreja, localizada a aproximadamente dois quilómetros da estrada.
O segundo serviço divino da sua viagem, eles celebraram em Bankata. Todos os ministros distritais, assim como os dirigentes de comunidade e as suas esposas do país, assim como membros da Igreja das comunidades daquela área, residentes da zona envolvente (num raio de cerca de 80 km) estavam lá reunidos. Em Bankata, o apóstolo de distrito Koberstein também baseou este serviço divino nas reflexões do apóstolo maior para o ano novo.
Depois de se despedir, o grupo iniciou o regresso para Niamey, onde está sediada uma pequena administração da Igreja. O apóstolo de distrito Koberstein fez uma visita guiada ao seu sucessor pelas salas da administração e a igreja vizinha. A seguir, os dois apóstolos de distrito ainda arranjaram tranquilidade e tempo para responder às questões dos dois apóstolos relativamente à futura colaboração.
Enquanto os dois apóstolos de distrito num voo noturno regressavam à Alemanha, o apóstolo Haeck prosseguiu a sua viagem: juntamente com os dois apóstolos africanos continuou a viajar por aquela região nos sete dias seguintes e celebrou vários serviços divinos, fez selamentos e ordenou ministros. Ademais ainda constavam da sua ordem de trabalhos diversas reuniões com os ministros distritais e o bispo, assim como os dois apóstolos.
“Com a ajuda e o amparo de Deus, também esta viagem decorreu e pôde ser terminada com sucesso conclui o apóstolo Clément Haeck no seu relatório de viagem: “Por isto, damos graça e honras a ELE!”
© Igreja Nova Apostólica Portugal