Kolda – Senegal. A primeira viagem ao estrangeiro que o apóstolo de distrito Rainer Storck fez depois de ter sido incumbido como presidente da Igreja Nova Apostólica Alemanha Ocidental levou-o ao Senegal no mês de março. Daí seguiu para a vizinha Guiné-Bissau e, por fim, ao arquipélago de Cabo Verde.
O apóstolo responsável pelo Senegal, Gert Opdenplatz, recebeu o apóstolo de distrito Rainer Storck, pouco antes da meia noite, no dia 17 de março de 2018 no aeroporto de Dakar. De manhã, a viagem continuou a partir da capital para Ziguinchor no Sul, a partir de onde o grupo de viajantes ainda prosseguiu de carro para Kolda, o que demorou mais três horas.
No sábado à tarde, às quinze horas, estava marcada uma reunião com os apóstolos da Gâmbia, do Mali e do Senegal, bem como com os apóstolos senegaleses. A seguir ainda foi realizada uma reunião com os ministros distritais.
O serviço divino de domingo foi celebrado pelo apóstolo de distrito Storck em Koldar. Ordenou dois evangelistas de distrito e incumbiu um dirigente distrital. Neste serviço divino, que começou com algumas dificuldades, participaram 1377 crentes. “20 minutos antes de o serviço divino começar, houve falta de luz, o que foi problemático em termos de som porque muitos irmãos e irmãos estavam sentados no exterior, em redor da igreja”, relata o apóstolo Gert Opdenplatz.
Os responsáveis locais conseguiram organizar rapidamente um gerador que teve de ser transportado cerca de 400 metros com força braçal. “Poucos minutos antes de o serviço divino começar, a máquina começou a trabalhar e quando o serviço divino começou estava tudo operacional”, escreve o apóstolo no seu relatório de viagem.
No serviço divino, o apóstolo de distrito disse aos crentes que deveriam continuar a ser otimistas e nunca desistir.
Logo a seguir ao serviço divino, o apóstolo de distrito entregou algumas cadeiras de rodas como doação. Graças a algumas doações monetárias de alguns cristãos novos apostólicos da área Hesse-Renânia Palatinado-Sarre, foi possível mandar fabricar algumas cadeiras de rodas movidas à manivela, que agora ajudarão a pessoas com deficiências físicas no Senegal a se locomoverem das suas cabanas.
A doação provocou grande alegria em toda a comunidade. Em muitos países de África, as pessoas com deficiências físicas ficam impossibilitadas de trabalhar, o que os torna os mais pobres dos pobres.
Durante o regresso para Zinguinchor, as temperaturas subiram até aos 42 graus. Em Zinguinchor, o centro da cristandade do Senegal, com mais de 200 000 habitantes, o apóstolo de distrito visitou a igreja local, bem como a administração da Igreja situada no mesmo terreno. Embora não trabalhassem ao domingo, os dois empregados da administração tinham ido lá para poderem conhecer o seu novo apóstolo de distrito e o bispo Diniz de Portugal que o acompanhava.
Ainda fizeram uma pequena visita pastoral ao apóstolo Francisco Gomis e depois a viagem continuou para a fronteira com a Guiné-Bissau. Foi aí que os apóstolos senegaleses e o apóstolo Opdenplatz se despediram do apóstolo de distrito Storck que prosseguiu viagem para a Guiné-Bissau e o arquipélago de Cabo Verde.
© Igreja Nova Apostólica Portugal