Alemanha Ocidental. No domingo, dia 8 de abril de 2018, o apóstolo de distrito Rainer Storck informou os cristãos novos-apostólicos das comunidades da Alemanha Ocidental acerca das novidades na hierarquia ministerial, através de uma circular que foi lida nas comunidades. Trata-se aqui, particularmente, de uma medida para aliviar o assistente pastoral com o cargo mais elevado, ou seja, o dirigente da comunidade ou distrital, da tarefa de oficiar serviços divinos.
Em outubro de 2017, a seguir a um serviço divino para ministros e esposas em Nuremberga, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider tinha apresentado o estado atual da elaboração da conceção do ministério espiritual por parte da Igreja. O fundamento foi e é a seguinte deliberação da Assembleia de Apóstolos de Distrito: “A tarefa de oficiar serviços divinos já não será atribuída obrigatoriamente ao ministro sacerdotal com o cargo mais elevado ou ao dirigente de comunidade. Devem considerar-se as circunstâncias locais. Os pormenores serão regulamentados por cada apóstolo de distrito para a sua área de trabalho.”
O apóstolo de distrito Rainer Storck determinou agora, juntamente com os apóstolos, de que forma estas novas regulamentações serão implementadas na igreja Nova Apostólica Alemanha Ocidental. “Em primeira instância, trata-se de uma medida para aliviar o vínculo do oficiar dos serviços divinos com base na hierarquia ministerial” escreve o apóstolo de distrito aos seus irmãos e irmãs de fé. Isto significa, portanto, que já não será obrigatoriamente o ministro com o cargo mais elevado, o dirigente de comunidade ou o dirigente distrital que oficia os serviços divinos.
Desta forma, os dirigentes da comunidade e ministros distritais podem ser aliviados e a vivência do serviço divino nas comunidades será fomentada e suportada pela maior diversidade e a contribuição de ministros mais jovens. O apóstolo de distrito Storck prossegue na sua carta, explicando que os ministros sacerdotais ativos continuarão a sentar-se junto do altar e a ajudar na administração da Santa Ceia.
Existem agora novos critérios para a elaboração do plano mensal de oficiantes dos serviços divinos nas diferentes comunidades: Duas vezes por mês, os dirigentes de comunidade têm a opção de participar num serviço divino na sua comunidade, que, no caso, será oficiado por outro ministro sacerdotal da sua comunidade. Os pastores e evangelistas, que não ocupem o cargo de dirigente de uma comunidade, também podem participar dos serviços divinos oficiados por outros ministros sacerdotais.
Os anciãos e evangelistas de distrito definem pessoalmente onde e quando oficiam os serviços divinos. Duas vezes por mês, podem participar num serviço divino oficiado por outro ministro sacerdotal. Nos casos mencionados, aplica-se como regra que a disponibilidade para cooficiar deve ser determinada em conjunto com o oficiante.
O bispo também define pessoalmente onde e quando participa nos serviços divinos, que, por norma, também oficia. Também tem a opção de participar num serviço divino oficiado por outro ministro sacerdotal, comunicando a sua disponibilidade para cooficiar o serviço divino ao oficiante da comunidade que está a visitar.
“Estas regulamentações têm efeito imediato” escreve o apóstolo de distrito, acrescentando um desejo seu: “Que elas sejam uma bênção para as comunidades.” Os ministros já tinham sido informados pelo apóstolo de distrito acerca das alterações em matéria do oficiar dos serviços divinos e da hierarquia ministerial na circular mensal de abril de 2018.
© Igreja Nova Apostólica Portugal