Portugal. Cinco dias, três ilhas, quatro serviços divinos – a meados de abril de 2018, o apóstolo de distrito Rainer Storck fez uma visita aos Açores, com um programa bastante apertado. Este arquipélago no Atlântico fica a 1369 quilómetros a oeste da Europa continental e integra o território português. Nos Açores existem seis comunidades novas-apostólicas.
A primeira paragem do apóstolo de distrito Rainer Storck na sua viagem a Portugal foi na ilha do Faial. Partiu de Frankfurt, fazendo escalas prolongadas nos aeroportos de Lisboa e de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. O apóstolo de distrito veio acompanhado pelo apóstolo português Manuel Luiz e o bispo Dimitrios Diniz, diretor do departamento das áreas assistidas no estrangeiro na administração da Igreja.
Já na primeira noite, na quinta-feira, dia 12 de abril de 2018, o apóstolo de distrito celebrou um serviço divino na comunidade de Horta (distrito Ilhas), que contou com 30 participantes. Aqui e nos seguintes serviços divinos, a sua prédica foi traduzida palavra por palavra para o português diretamente no altar.
Na manhã seguinte, a viagem prosseguiu para a ilha Terceira. À noite, 60 crentes estiverem presentes na comunidade de Angra do Heroísmo para a celebração do serviço divino. O apóstolo de distrito Storck ordenou dois diáconos para aquela comunidade e um diácono para a Ponta Delgada, um de 16 e dois de 19 anos respetivamente.
Na sua alocução, o apóstolo de distrito abordou a conceção do ministério na Igreja. Salientou que “Como diáconos, sois muito mais do que meros porteiros: sois os assistentes pastorais dos vossos irmãos e irmãs de fé”. Continuou fazendo uma alusão aos primeiros diáconos da Igreja Primitiva que eram selecionados tomando como base os critérios “Boa reputação, sabedoria e temor a Deus”.
Aquando da ordenação, o apóstolo de distrito também lhes conferiu expressamente a autoridade ministerial de oficiar serviços divinos da palavra – com a fórmula trinitária inicial e a bênção final. Ele aprofundou este assunto com a comunidade mais minuciosamente após o serviço divino.
Na manhã de sábado, a viagem continuou de avião, da Ponta Delgada para a ilha da Madeira, situada entre as ilhas Canárias e os Açores no Oceano Atlântico. No local, o apóstolo de distrito celebrou um serviço divino às 18:00h, na comunidade de Machico, na parte este da ilha, onde a Igreja tem uma grande igreja. A comunidade também é visitada por muitos turistas.
50 crentes aguardavam o apóstolo de distrito e puderam ainda usufruir dos contributos do apóstolo Apostel Manuel Luiz e do bispo Dimitrios Diniz no altar.
O apóstolo de distrito celebrou o quarto e último serviço divino desta viagem no domingo, dia 15 de abril de 2018, na cidade do Porto. Já tinha regressado a Lisboa na noite de sábado e prosseguiu para o Porto de carro na manhã seguinte.
A comunidade do Porto estava muito entusiasmada com a visita do apóstolo de distrito. Na grande igreja do distrito Norte estavam reunidos 112 participantes. Neste serviço divino, o apóstolo de distrito também administrou a Santa Ceia para os falecidos. Nesta ocasião, também ordenou um diácono para a comunidade e deu-lhe o conselho que o profeta Eli deu a Samuel: de dizer sempre “Senhor, eis-me aqui.” (cf. Samuel 3).
A viagem foi concluída com algumas últimas reuniões em Lisboa. Entre outras, realizou-se uma assembleia de sócios da Escola Nova-Apostólica lá sediada. Na manhã de segunda-feira, o apóstolo de distrito Storck regressou para a Alemanha.
© Igreja Nova Apostólica Portugal