Luanda. No domingo, dia 10 de junho de 2018, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider ordenou dois novos apóstolos para Angola. O país integra a área de responsabilidade do apóstolo de distrito Rainer Storck (Alemanha Ocidental). Ademais, neste serviço divino em Luanda, o apóstolo maior aposentou os apóstolos Mbuta e Danu, dois pioneiros da Igreja.
“Caros irmãos e apóstolos, estou perante vós em pleno temor”; foi assim que o apóstolo maior Jean-Luc Schneider iniciou o seu discurso para a aposentação dos apóstolos Eduardo Manuel Mbuta e José Ndombele Danu. No estádio da capital angolana, Luanda, mais de 20 600 crentes reuniram-se para vivenciar o serviço divino do diretor internacional da Igreja. Outros 14 000 cristãos novos-apostólicos assistiram ao serviço divino por Internet nas diversas comunidades do país.
“Diante de mim, estão dois verdadeiros homens de Deus, que deram provas da sua fidelidade a Deus e Jesus Cristo” acrescentou o apóstolo maior, dizendo ainda que manter-se fiel a Deus é fácil quando tudo está bem. “Porém, vocês os dois também deram provas da vossa fidelidade e do vosso amor a Jesus Cristo em situações muito difíceis.”
A título exemplificativo, o apóstolo maior mencionou as dificuldades que o país passou, os tempos da guerra civil, mas também os sofrimentos e tentações na vida privada dos dois apóstolos. “Vós continuastes sempre a servir fielmente a Deus. É por isso que hoje estou perante vós em grande temor, admiro a vossa fidelidade e estou grato por assim ser e por todo o trabalho que absolvestes na obra do Senhor” disse o apóstolo maior.
O apóstolo maior Schneider ordenou os bispos João Carlos da Cruz Mafo e Daniel Lunguenda como sucessores dos dois apóstolos aposentados. “O apostolado é uma vocação divina e um serviço”, acrescentou o apóstolo maior e continuou: “Enquanto servos de Jesus Cristo, os apóstolos estão sempre empenhados em descobrir a vontade de Cristo, o Mestre, e em cumpri-la.”
O apóstolo maior exortou os dois novos apóstolos para que fossem uma fonte de força e consolo para os crentes. “As comunidades devem sentir que o apóstolo está presente e, onde o apóstolo estiver, Jesus Cristo está no centro.”
Como base para o serviço divino, o apóstolo maior escolheu o texto bíblico de Filémon, 25: «A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito!»
“A graça de Deus, a graça de Jesus Cristo deve estar sempre no nosso espírito, ou seja, devemos estar sempre cientes de que Deus nos ofereceu a Sua graça e que a oferece sempre”, explicou o apóstolo maior. E continuou: “Queremos lembrar-nos sempre que Deus nos oferece graça; ela deverá estar sempre presente no nosso espírito e guiar os nossos pensamentos e atos.”
No seguimento, o apóstolo maior explicou o conceito da graça e no que é que ela consiste. A título exemplificativo, mencionou a graça na vida térrea, a graça do Evangelho, a graça batismal, a graça que Deus oferece ao próximo e a graça do perdão dos pecados. “Aquele que está ciente das graças de Deus, agradece assim todos os dias a Deus por tudo aquilo que Ele fez e continua a fazer”, explicou o apóstolo maior.
No final, o apóstolo maior Schneider acrescentou ainda a graça da eleição e da consumação: “É este o aspeto mais importante das nossas vidas e preparamo-nos para podermos vivenciar a Primeira Ressurreição.” E exortou ainda os ouvintes para que coloquem toda a esperança na graça da consumação e não sucumbam à dúvida devido a imperfeições.
O apóstolo maior, o apóstolo de distrito Storck e o apóstolo de distrito aposentado Armin Brinkmann chegaram a Luanda na sexta-feira, dia 8 de junho de 2018. Para a mesma noite, a orquestra da Igreja tinha organizado um concerto em conjunto com um coro misto dos distritos de Luanda, no cinema Atlântico. 1 800 ouvintes assistiram a um programa composto por atuações de outros grupos, como um coro masculino, um grupo infantil, o coro das Mamãs, assim como um grupo de jovens com instrumentos tipicamente africanos, feitos à mão.
No sábado, a ordem de trabalhos consistia numa reunião com os apóstolos e bispos. Enquanto o apóstolo maior, na segunda-feira, regressava à Alemanha, o apóstolo de distrito Storck seguiu viagem para Uíge, onde se celebrou um serviço divino de consagração na terça-feira (o relatório seguir-se-á posteriormente).
© Igreja Nova Apostólica Portugal