Alemanha Ocidental. No final de setembro, na Alemanha Ocidental, alguns cristãos novos-apostólicos foram fotografados, durante um fim de semana inteiro, para a série de cartazes para as vitrines 2019. Para o efeito, foram selecionadas cinco igrejas novas apostólicas: Bad Schwalbach, Bielefeld, Giessen, Marburg e Wiesbaden.
A equipe de fotografia da Alemanha do Norte e Oriental esteve a fotografar durante três dias, iniciando o seu trabalho, de manhã, uma hora antes da primeira sessão fotográfica. No primeiro dia, quando a equipa chegou, já o primeiro “modelo“ estava à espera na igreja de Wiesbaden, para deixar entrar o grupo e lhe oferecer um cafezinho.
O procedimento é igual em todas as igrejas: primeiro, são inspecionados os edifícios e os pátios e jardins, para escolher possíveis motivos de fundo. Depois, é montado o equipamento fotográfico. Por pessoa, são planeados cerca de 20 minutos que é o tempo que o fotografo Jurek precisa para iluminar bem cada uma delas, encontrar a posição correta e fotografar diferentes motivos.
Wiesbaden e Bad Schwalbach
No primeiro dia, foi fotografada uma família em Wiesbaden. “É pena que a minha mamã não possa estar presente”, comentou a primeira filha de nove anos. Foi com curiosidade que a menina observou o irmão a ser fotografado, já ansiosa pela sua sessão fotográfica.
Ao meio dia, já estavam fotografados os oito cristãos novos-apostólicos escolhidos em Wiesbaden. Continua-se para a comunidade de Bad Schwalbach, no distrito de Wiesbaden, que fica a mais ou menos 17 quilómetros dali. Entretanto, o tempo muda de sol para chuva, o que não deixou a equipa muito contente.
“Mesmo assim, vamos tirar fotografias cá fora“, decidiu o fotografo Jurek, porque o edifício em Bad Schwalbach tem um estilo arquitetónico bastante fora do comum comparado com outras igrejas novas-apostólicas. A igreja foi inaugurada em 1874 pela Igreja Anglicana. Em 1957 a Igreja Nova Apostólica comprou o edifício listado e está a usá-lo até hoje.
Igrejas históricas
A comunidade de Bielefeld-Schildesche também já tem uma história de cerca de 1200 anos, não podendo esquecer de que a comunidade dá uma contribuição importante para a preservação do edifício. “Foi com enorme esforço e muita habilidade técnica que os membros da comunidade restauraram a igreja, em mais ou menos 2500 horas de trabalho”, consta da crónica da comunidade que no ano 2000 festejou os 50 anos de existência neste local.
“Muitos edifícios da Igreja Nova Apostólica na Alemanha não têm mais de 50 anos ou têm um estilo arquitetónico repetitivo “, diz o gestor de projetos Björn Renz, que realiza a campanha fotográfica a encargo do Grupo de Trabalho de Relações Públicas da Europa. “É por isso que os edifícios em Bad Schwalbach e Bielefeld se destacam em particular e são locais fora do comum para a nossa sessão fotográfica.”
Campanha vitrine
O cliente da campanha de cartazes é o Grupo de Trabalho de Relações Públicas na Europa da Igreja Nova Apostólica Internacional. Entre todos os motivos, eles escolhem doze pessoas para a campanha de 2019. Nos cartazes são escritas mensagens „eu“ que normalmente têm a ver com o lema do ano da Igreja, o qual é dado pelo apóstolo maior Jean-Luc Schneider como presidente da mesma.
“Os outros motivos ficam guardados no nosso conjunto de imagens, do qual selecionamos fotos para outras ações ou campanhas”, assim explicou Björn Renz o processo.
© Igreja Nova Apostólica Portugal