Angola. No início do ano de 2019, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider e o apóstolo de distrito Rainer Storck viajaram durante quatro dias por Angola. Agendados estavam três serviços divinos e um concerto. Onde quer que fossem, os visitantes foram recebidos com grande entusiasmo.
Mais de 3000 jovens crentes tinham-se reunido na igreja central de Luanda-Palanca na tarde de sexta-feira, dia 11 de janeiro de 2019. Apesar de ser um dia de trabalho normal, eles viajaram dos 33 distritos de ancião da província Luanda para poderem vivenciar o serviço divino com o apóstolo maior Jean-Luc Schneider. Este começou por agradecer aos jovens cristãos pelo seu entusiasmo: "A vossa alegria, a vossa energia e o vosso entusiasmo por Cristo são contagiosos. Obrigado pelos vossos serviços e pela vossa participação e o vosso contributo para a obra de Deus. Para nós, vocês não são uma preocupação, mas sim uma fonte de bênção."
Recorrendo ao texto bíblico de 2.º das Crónicas 1, 9-10, o apóstolo maior encorajou os jovens crentes a serem exemplos de fidelidade e obediência, enquanto testemunhas de Jesus Cristo. Disse ainda que Deus os abençoa e lhes dá a força necessária para este serviço.
Na manhã de sábado, o apóstolo maior e os apóstolos de distrito Rainer Storck e Raúl Montes de Oca seguiram para o segundo destino da viagem: Huambo, no médio ocidente de Angola. Neste local, às 10 horas, o apóstolo maior celebrou um serviço divino com 850 crentes num pavilhão multiusos.
Ainda no mesmo dia, os viajantes continuaram a sua viagem para Benguela. A viagem de jipe demorou mais de quatro horas. Esta cidade costeira fica a cerca de 430 quilómetros a sul de Luanda. Depois de ter sido fundada pelos portugueses em 1617, a cidade foi um centro económico importante na região, especialmente para o tráfego e o comércio de escravos para o Brasil e Cuba.
A cidade também deu o nome à corrente de Benguela, uma corrente oceânica do Atlântico Sul que passa aqui e que é responsável pela criação do deserto do Namibe (costa sudoeste de África), bem como pelos grandes bancos de pesca à frente da costa.
Na manhã de domingo, em Benguela, 1300 crentes aguardavam o serviço divino do apóstolo maior no cinema Monumental. A base da prédica foi o texto bíblico de Colossenses 3,16: «A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.»
Na sua prédica, o apóstolo maior dirigiu-se, entre outros, aos pais, afirmando que a sua tarefa consistia em transmitir a palavra de Deus às crianças e educá-las na fé cristã. Esta fé é marcada pelo amor. Explicou ainda que Deus não é um deus punitivo que nos castiga, pelo que não faria sentido usá-lo como ferramenta para exercer pressão. "Falemos de Deus tal como Jesus falou do Seu pai e mostremos às crianças tudo aquilo que Deus fez e ainda faz por elas e da Sua bondade para com elas."
No seguimento da sua prédica, o apóstolo maior exortou os crentes a partilharem a riqueza de Deus com todos os seres humanos. "Queremos que também os nossos concidadãos saibam que Deus se encarnou, que por eles morreu e que regressará."
Por último, um coro misto, um coro masculino e um coro infantil deram um concerto na tarde de domingo para honrar os visitantes. Além disso, 70 jovens membros da orquestra da província do Moxico, na parte oriental de Angola, viajaram para Benguela com os seus instrumentos. A jovem e promissora orquestra foi criada há cinco anos. Só a viagem de comboio levou cerca de dois dias, pelo que os crentes estiveram em viagem durante cerca de doze dias, ao todo. Na semana antes do concerto, ensaiaram em Benguela juntamente com os coros.
No final, o apóstolo maior Schneider elogiou o desempenho dos cantores e dos instrumentistas e encorajou-os a continuarem a louvar Deus com os seus dons e as suas habilidades.
Na noite de domingo, a viagem de regresso do apóstolo maior e dos apóstolos de distrito atrasou-se, pois o seu voo foi cancelado por motivos técnicos. Tiveram de esperar até segunda-feira de manhã pelo próximo voo para Luanda, a partir de onde, à noite, regressaram para Frankfurt, dando fim à viagem.
© Igreja Nova Apostólica Portugal