Berlim-Brandemburgo/Angola. Nos passados anos, dezenas de milhares de pessoas têm-se refugiado no Norte de Angola para escaparem à guerra civil no Congo. Entre estes, também se encontram muitos cristãos novos-apostólicos. A doação da Igreja Nova Apostólica Berlim-Brandemburgo de 75 000 Euros em géneros permitiu atenuar um pouco a aflição destas pessoas.
Nos passados anos, os cristãos novos-apostólicos de Berlim e Brandemburgo recolheram doações monetárias para ajudar os refugiados no âmbito da oferenda de ação de graças anual. Destas oferendas recolhidas, o apóstolo de distrito Wolfgang Nadolny, presidente da Igreja Nova Apostólica Berlim-Brandemburgo, disponibilizou 75 000 euros à Igreja Nova Apostólica Alemanha Ocidental, para ajudar aos refugiados em Angola.
Muitos campos de refugiados têm sido criados no Norte de Angola nos últimos anos, que albergam sobretudo pessoas vindas do Congo. Um destes campos fica próximo da cidade Lóvua na província de Lunda-Norte. Destes 15 000 refugiados, 3000 são cristãos novos-apostólicos. A Igreja sustenta dez comunidades no campo, que são assistidas por um ancião de distrito, dois evangelistas de distrito e outros assistentes pastorais, dos quais a maioria também é refugiada.
No verão, o apóstolo de distrito adjunto João Uanuque Misselo (Angola) foi averiguar a situação no local. Após a sua visita, por incumbência do apóstolo de distrito Rainer Storck e em cooperação com instituições humanitárias presentes no local, o apóstolo de distrito adjunto elaborou um conceito para a aplicação das doações. Neste âmbito relatou que seriam, sobretudo, necessárias roupas, utensílios de cozinha e bens alimentares. Ademais, seriam ainda necessários colchões e mantas, visto que não é certo por quanto tempo os refugiados ainda estarão nos campos. Embora os dois governos estejam em negociações relativamente a um eventual regresso, ainda não há resultados a apresentar.
No dia 24 de novembro de 2018, as doações foram entregues na presença do apóstolo de distrito adjunto Misselo e o vice-governador da região, responsável pelas infraestruturas, Lino Dos Santos. O evento também contou com a presença de outros representantes governamentais da província de Lunda-Norte, assim como representantes dos média.
Após a entrega simbólica na praça Agostinho Neto na capital provincial Dundo, a delegação deslocou-se a Lóvua, onde se encontram os campos de refugiados. No posto local do ACNUR, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, os responsáveis agradeceram aos representantes da Igreja pela doação generosa. Em nome do governo provincial, as instituições humanitárias irão realizar a distribuição dos bens alimentares, do material escolar e das roupas em segunda mão.
Em seguida, o apóstolo de distrito adjunto Misselo ainda entregou algumas bicicletas aos assistentes pastorais novos-apostólicos ativos no local, para que possam prestar mais facilmente assistência às comunidades deste distrito. Além dos bens doados, nos meses vindouros, os habitantes dos campos de refugiados ainda serão formados no cultivo de bens alimentares. Para o efeito, serão disponibilizadas ferramentas agrícolas, assim como sementes. O objetivo consiste em ensinar aos refugiados a serem autossuficientes.
“Dirijo a minha profunda gratidão aos cristãos novos-apostólicos de Berlim-Brandemburgo, que, através das suas doações, viabilizaram este apoio” afirmou o apóstolo de distrito Rainer Storck. Os bens e as respetivas possibilidades associadas terão provocado enorme contentamento entre todos os presentes no local.
© Igreja Nova Apostólica Portugal