Dili. Depois de ter visitado o Taiti e a Nova-Caledónia, o apóstolo de distrito Rainer Storck viajou, em meados de março de 2019, para Timor-Leste. Neste pequeno país, a Igreja Nova Apostólica tem mais de 700 membros em 16 comunidades. Nos quatro dias da sua estadia, o apóstolo de distrito oficiou três serviços divinos.
No aeroporto da capital Dili, o apóstolo Manuel Luiz, responsável por Timor-Leste, esperava o apóstolo de distrito na companhia dos ministros distritais locais. O apóstolo Luiz preparara a visita e na semana anterior já cumprimentara muitos membros novos nas comunidades e ministrara o sacramento do Santo Selamento.
O apóstolo de distrito Storck já vinha de uma viagem cansativa: tendo partido da Nova-Caledónia no domingo, dia 10 de março de 2019, seguiu para Brisbane (no Leste da Austrália) e depois para Darwin (no Norte da Austrália). Ficou no pequeno aeroporto desde a meia-noite até às seis da manhã à espera do voo de uma hora que o levaria para Timor-Leste.
No final da tarde, já estava marcado o primeiro serviço divino. De Dili, a viagem prosseguiu para sul, para o distrito governamental de Aileu. A viagem levou o grupo de viajantes a atravessar um rio que “crescera” muito com as chuvas torrenciais próprias da época e por estradas apertadas de desfiladeiros. Quando chegaram à localidade, os membros da comunidade esperavam o apóstolo de distrito junto à sua humilde igreja que tinha sido construída recentemente.
A administração tinha disponibilizado o material de construção. Mas três terços dos trabalhos foram realizados pelos próprios membros da comunidade. O apóstolo de distrito louvou o seu trabalho quando cortou a fita de inauguração junto à entrada e entregou a chave simbólica ao apóstolo Luiz.
A comunidade de Aileu-Cosin foi fundada há poucos anos. Inicialmente, os crentes desta localidade frequentavam os serviços divinos numa localidade vizinha chamada Tohumeta. Mas o número dos cristãos novos-apostólicos em Cosin cresceu tanto que acabou por se criar aqui uma comunidade própria. No serviço divino de inauguração participaram 104 crentes, entre eles muitos convidados que vieram das redondezas. A prédica foi traduzida em todos os serviços divinos no altar para o português e, depois, para o tétum.
A comunidade ainda não tem ministros próprios. Os assistentes espirituais das comunidades vizinhas têm ajudado a servir a comunidade. Só dois dias mais tarde é que o apóstolo de distrito ordenou o primeiro diácono para esta jovem comunidade.
Na terça-feira, havia algumas marcações organizacionais no programa do apóstolo de distrito. Bem recentemente, a Igreja Nova Apostólica conseguiu obter o reconhecimento de um estado de associação em Timor-Leste. Atualmente, não é possível registar uma Igreja nova neste país. Em 2002, o país declarou a sua independência da Indonésia. Nos anos subsequentes ocorreram repetidamente pequenos conflitos políticos e violentos.
Tradicionalmente, a maioria dos habitantes de Timor-Leste pertence à Igreja Católica que tinha apoiado a população nesses conflitos da luta pela independência. Mas, especialmente nas áreas rurais, existem apenas poucas comunidades católicas.
© Igreja Nova Apostólica Portugal