São Brás de Alportel. O fim de semana de 28 e 29 de abril de 2019 ficará para sempre uma data memorável, pois foi a última vez que o apóstolo Manuel Luiz realizou uma reunião com os ministros e oficiou um serviço divino no distrito Sul enquanto apóstolo ativo, uma vez que que vai ser aposentado pelo apóstolo maior Schneider no dia 30 de junho de 2019 em Oberhausen, Alemanha.
Num ambiente de harmonia e fraternidade, o apóstolo encontrou-se no sábado com os ministros e as respetivas esposas do distrito Sul da Igreja Nova Apostólica, mostrando-lhes a sua gratidão pela colaboração prestada ao longo dos muitos anos de atividade como primeiro apóstolo de Portugal.
Também esteve presente na reunião o atual bispo Dimitrio Diniz, que já foi designado como sucessor do atual apóstolo Manuel Luiz. Assim sendo, os ministros reunidos tiveram oportunidade de estar com o atual e o futuro apóstolo de Portugal.
No final do encontro ainda foi mostrado um pequeno vídeo de recordação com fotos das diversas regiões nas quais o apóstolo Manuel Luiz também trabalhara ao longo da sua atividade ministerial.
O encontro terminou com um jantar de despedida que também foi caracterizado pelo amor fraternal existente entre todos.
No domingo, dia 29 de abril de 2019, o apóstolo Manuel Luiz oficiou o seu último serviço divino no distrito Sul, nomeadamente na comunidade de São Brás de Alportel, uma das primeiras comunidades em Portugal.
Estavam presentes cerca de 80 irmãos e irmãs, entre eles também alguns turistas. No final do serviço divino, o apóstolo Manuel Luiz recebeu um ramo de flores composto por 34 rosas, uma para cada ano em que esteve ativo como apóstolo, tendo sido ordenado apóstolo no dia 25 de agosto de 1985, poucos anos depois de a Igreja Nova Apostólica se ter radicado em Portugal. No início trabalhou incansavelmente em Portugal continental, Madeira, Açores, Brasil, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe e outras regiões de expressão portuguesa, passando a ser responsável por Portugal continental e ilhas, assim como por Guiné-Bissau e Timor-Leste.
O apóstolo Manuel Luiz é atualmente o apóstolo da Igreja Nova Apostólica com maior antiguidade ministerial no mundo inteiro. No dia 30 de junho de 2019 será aposentado em Oberhausen, Alemanha, e o seu sucessor, o bispo Dimitrio Diniz, será ordenado como novo apóstolo para as áreas mencionadas.
© Igreja Nova Apostólica Portugal