Minden, Alemanha. No dia 10 de maio de 2019, o apóstolo aposentado Günter Wiktor celebra o seu 80.º aniversário. Ainda no seu tempo como evangelista de distrito e, mais tarde, como bispo ao lado do apóstolo Reinhold Skielka, Günter Victor conquistou um luar no coração dos irmãos e irmãs em Portugal, acima de tudo na região Sul, Alentejo e Algarve. No dia 18 de setembro de 2005, o então apóstolo maior Wilhelm Leber aposentou-o num serviço divino no pavilhão Glückauf-Halle em Duisburg, Alemanha. O antigo apóstolo tem gozado da sua aposentação há quase 14 anos, na companhia da sua esposa Heidi.
Na altura, o apóstolo maior elogiou-o, salientando que era um homem caloroso e louvando, em particular, o seu empenho na área da assistência pastoral da juventude. O então dirigente internacional da igreja acrescentou ainda que os seus serviços divinos emocionantes ficariam para sempre inesquecíveis. O seu lema terá sempre sido o de trazer alegria para as comunidades e de levar as preocupações.
Os jovens cristãos tinham e têm um lugar especial no seu coração. Juntamente com o ancião de distrito Dieter Kruse, cunhou e moldou a assistência pastoral da juventude na Renânia do Norte-Vestefália durante muitos anos. Harmonizar o trabalho com a juventude e uniformizá-la a nível de conteúdo e organizacional foi o principal objetivo do grupo de projeto de acompanhamento e orientação da juventude, no qual colaborava, entre outros. Pela primeira vez na sua área de responsabilidade, celebraram-se serviços divinos ao ar livre para a juventude. É certo que um ponto de destaque especial terá sido o serviço divino para jovens no anfiteatro por baixo do monumento do Imperador Guilherme, em Porta Westfalica.
O apóstolo Günter Wiktor nasceu a 10 de maio de 1939 em Bünde, Alemanha. Pouco tempo depois do seu nascimento, a família mudou-se para Minden-Dützen. Foi lá que ele foi batizado e selado pelo apóstolo Hermann Schüring. Com apenas seis anos de idade, perdeu o seu pai. Três anos mais tarde também a sua mãe partiu para a eternidade. Mesmo assim, viveu uma boa infância e adolescência vivendo com o seu avô na comunidade atualmente denominada Minden-West.
Começou cedo a tocar harmónio na comunidade e foi dirigente de coro durante mais de 15 anos. Depois de completar o ensino escolar, tirou o curso de técnico comercial. No seu percurso profissional chegou mesmo a atingir a posição de chefia de uma média empresa. Enquanto ministério eclesiástico, continuou a praticar a sua profissão.
A primeira tarefa ministerial na Igreja Nova Apostólica foi incumbida a Günter Wiktor em 1963 pelo apóstolo Wilhelm Knaupmeier. Depois, ocupou diversos níveis ministeriais - a partir de 1992 recebeu o ministério de bispo ao lado do apóstolo Walter Schorr. Durante um serviço divino oficiado pelo apóstolo maior Fehr, no dia 24 de novembro de 1996, em Aachen, o apóstolo maior ordenou-o para o ministério de apóstolo, como sucessor do apóstolo Reinhold Skielka, que foi aposentado. Ocupou este cargo até à sua aposentação em 2005.
A sua área de trabalho abrangia os distritos de Ostwestfalen-Lippe, na Renânia do Norte-Vestefália. Fora da Alemanha, assistia às comunidades em Murmansk e Carélia (Rússia).
No dia 30 de junho e 2013, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider visitou a comunidade atualmente denominada de Minden. Neste serviço divino, o apóstolo aposentado Wiktor e a sua esposa receberam a bênção pelas bodas de ouro. O apóstolo maior Schneider agradeceu aos dois pelo seu empenho, pois não cessara com a aposentação.
“É simplesmente lindo ver um apóstolo, um ministro, ser aposentado e este simplesmente continuar a praticar tudo aquilo que pregou e viveu”. Foram estas as palavras do apóstolo maior ao dirigir-se ao casal.
© Igreja Nova Apostólica Portugal