Alemanha Ocidental/Portugal. No dia 25 de agosto de 1985, há 34 anos, o apóstolo maior Hans Urwyler oficiou um serviço divino no pavilhão Rudolf-Oetker-Halle em Bielefeld, Alemanha. Nesse dia, foram ordenados três apóstolos para cada um dos três países assistidos pela Renânia do Norte-Vestfália, entre os quais Manuel Luiz para Portugal. Até 30 de junho de 2019, era o apóstolo ativo mais antigo do mundo.
Em 1981, o apóstolo maior Hans Urwyler incluiu o país Portugal e as antigas colónias portuguesas de língua oficial portuguesa como „área missionária“ na área de apóstolo Renânia do Norte-Vestfália. Um ano mais tarde, iniciou-se o trabalho de assistência pastoral na Igreja em Cabo Verde; em 1983, realizaram-se as primeiras viagens a São Tomé e Príncipe, ao Norte do Brasil e a Angola.
Até 1985, foram-se criando comunidades em muitos dos países assistidos pela Renânia do Norte-Vestfália. Até à data, os apóstolos viajavam da Alemanha aos respetivos países. Esta situação causava frequentemente problemas em termos de solicitação de visto.
O então apóstolo de distrito Hermann Engelauf também se ocupava de procurar homens nos respetivos países, que pudessem desempenhar trabalhos administrativos na Igreja. Em 1985, três assistentes pastorais receberam o ministério de apóstolo: Nicoló Augello para o Norte do Brasil, Manuel Luiz para Portugal e Sukami Landu Ronsard para Angola.
O apóstolo de distrito Engelauf tinha conhecido um dos apóstolos pessoalmente: Manuel Luiz. Na sua primeira viagem a Portugal, no dia 22 de fevereiro de 1982, o apóstolo de distrito estava à procura de um imóvel para a Igreja. Uma construção em bruto em Carcavelos-Sassoeiros, perto de Lisboa, captou a sua atenção, pelo que começou a tentar descobrir quem era o proprietário. Encontrou-o numa casa de madeira, enquanto se ocupava com a leitura da Escritura Sagrada: Manuel Luiz. O futuro apóstolo recomendou que os visitantes alemães optassem por outro imóvel, que ainda hoje está na posse da Igreja e onde se localizam o edifício da Igreja e a escola nova apostólica.
A partir deste dia, Manuel Luiz passou a guiar o grupo de viajantes no seu roteiro por Portugal e, graças à sua experiência no setor imobiliário, adquiriu muitos outros imóveis para a Igreja em Portugal, na Madeira e nos Açores. No dia 11 de julho de 1983, Manuel Luiz foi batizado e selado.
Em novembro de 1983, casou-se com Fátima Jerónimo Monteiro, a atual diretora da escola nova apostólica em Carcavelos-Sassoeiros. Em novembro de 1983, recebeu o ministério de sacerdote, mais tarde, o de evangelista de comunidade e evangelista de distrito, até que, em Bielefeld, em 1985, com 32 anos de idade, foi ordenado como o primeiro apóstolo para Portugal. No dia 9 de novembro de 2008, o casal recebeu a bênção do apóstolo maior Wilhelm Leber para as suas bodas de prata.
O apóstolo Manuel Luiz é o 275.º apóstolo da Igreja Nova Apostólica e, com quase 34 anos de atividade nesse cargo, é o apóstolo ativo mais antigo do mundo. Nasceu a 23 de dezembro de 1952 em Lisboa.
Nos últimos anos, a sua área de trabalho abrangia as áreas Portugal Continental, Açores, Madeira, Guiné-Bissau e Timor-Leste. No final dos anos 80 e início dos anos 90, também esteve ativo no Brasil e em Cabo Verde. Para além da sua língua materna, a língua portuguesa, o apóstolo também fala alemão, inglês, francês e espanhol.
Questionado sobre qual seria o seu texto bíblico de eleição, o apóstolo um dia respondeu que seria o texto em Lucas 8, 48: «a tua fé te salvou».
No último domingo de junho de 2019, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider visitou Oberhausen. Este serviço divino especial foi celebrado na Arena Oberhausen, tendo sido transmitido por satélite para muitas comunidades da área de apóstolo de distrito.
Neste serviço divino, firam aposentados os apóstolos Pawel Gamov (Rússia), Clément Haeck (Zona Sul), Wilhelm Hoyer (Zona Noroeste), Manuel Luiz (Portugal) e Walter Schorr (Zona Norte).
© Igreja Nova Apostólica Portugal