Alemanha Ocidental/Oberhausen. Dimitrios Diniz, Stefan Pöschel e Thorsten Zisowski são os nomes dos três novos apóstolos ordenados pelo apóstolo maior Jean-Luc Schneider no serviço divino de domingo, dia 30 de junho de 2019, para a área de apóstolo de distrito. 6000 crentes assistiram a estas ordenações na Arena Oberhausen.
Passados dez anos desde a última ordenação de um apóstolo na Igreja Regional Alemanha Ocidental, a área de apóstolos de distrito recebeu logo três novos apóstolos: dois para as áreas de apóstolo na Alemanha Ocidental, e um para Portugal.
A última ordenação terá sido em 2009, quando o apóstolo Clément Haeck foi ordenado apóstolo para a área de Hessen/Rheinland-Pfalz/Saarland. No mesmo ano, o bispo Rainer Storck recebeu o ministério de apóstolo para a área Renânia do Norte-Vestfália.
Na alocação antes da ordenação dos novos apóstolos, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider lembrou os ministros das tarefas dos apóstolos: em primeiro lugar, será preciso levar as mensagens de Jesus Cristo a todas as pessoas. “A primeira mensagem é: Eu amo-te, vem!“ explicou o apóstolo maior. A segunda mensagem é „Eis que venho, sem demora!“. E a terceira é o desejo de Cristo: “Sejam unânimes, como o Pai e Eu o somos.”
“Anunciem estas três mensagens com muita coragem e alegria, e repletos de convicção na fé” foi o pedido do apóstolo maior dirigido a Dimitrios Diniz, Stefan Pöschel e Thorsten Zisowski.
A segunda tarefa dos apóstolos, assim o apóstolo maior, é a função dirigente: os apóstolos têm a tarefa da direção espiritual das comunidades da sua área de trabalho. “Sois responsáveis por assegurar que, na vossa área de trabalho, o Evangelho é proclamado devidamente e também pela assistência de todas as comunidades e irmãos e irmãs de fé.” Ademais, é necessário que os colaboradores se sintam bem. “Deem-lhes consolação, coragem e gratidão. E nunca se esqueçam de os elogiar.”
O apóstolo maior continuou explicando que a terceira tarefa dos apóstolos consiste na representação das comunidades junto a Deus. “Não deveis ser meros mensageiros, mas sim representar os crentes perante Deus e defendê-los perante o acusador.” Que todos os que lhe foram confiados sintam que o seu apóstolo não os acusa, mas antes lhes diz: “Eu represento Cristo, que não deixará de te amar.”
Então, de joelhos, os três homens receberam a autoridade, bênção e santificação para as suas novas tarefas. “Isto vai correr bem”; foram estas as palavras finais de encorajamento do apóstolo maior: o ministério de apóstolo é um fardo, mas, ao mesmo tempo, também se experiencia muita alegria. “Eu agradeço a vossa disponibilidade para assumirem esta tarefa, e antevejo com alegria a nossa colaboração” colmatou o apóstolo maior.
Devido à aposentação dos cinco apóstolos e da ordenação dos três sucessores, as responsabilidades de alguns dos outros apóstolos também sofrerão alterações. Por isso, o apóstolo maior também confirmou os restantes apóstolos para as novas áreas de trabalho.
Desde o verão de 2018, o apóstolo Dimitrios Diniz (52) dirige o departamento “Internacional” da administração da Igreja. Já há muitos anos que o apóstolo Diniz acompanha o apóstolo de distrito Storck e o apóstolo maior nas suas viagens pelos países de língua oficial portuguesa assistidos pela Alemanha Ocidental, para servir de intérprete. O apóstolo vive em Lisboa, é dirigente da administração local, é casado e tem dois filhos.
Natural de Dortmund, o apóstolo Diniz conheceu a Igreja Nova Apostólica na Alemanha e está ativo em Portugal como ministro há 33 anos. Em 2008 recebeu o ministério de bispo e, desde então, tem apoiado o apóstolo Manuel Luiz. Em 2018, passou a ser funcionário da Igreja.
Já há 32 anos que Stefan Pöschel (51) é ativo na Igreja Nova Apostólica como ministro a título honorífico, dos quais, 13 anos e meio como ancião de distrito. Anteriormente, desempenhou a função de dirigente de comunidade durante cinco anos, depois, meio ano como evangelista de distrito, até que o apóstolo de distrito Armin Brinkmann o incumbiu da direção do antigo distrito de Dortmund Norte, no dia 5 de janeiro de 2006. Em 2013, a sua área de trabalho foi ampliada, acrescentando o distrito Dortmund Oeste, até que, em 2017, os três distritos de Dortmund se fundiram e foram confiados ao experiente ancião de distrito.
O técnico de gestão licenciado trabalha como diretor executivo de uma empresa municipal de serviços de utilidade pública e de tratamento de resíduos, na zona de Ostwestfalen-Lippe, Alemanha, que agora é uma das áreas pelas quais o apóstolo é responsável. É casado e tem dois filhos de 21 e 14 anos.
De novembro de 2013 até maio de 2019, o Dr. Thorsten Zisowski (52) era dirigente de distrito das comunidades de Bochum, Alemanha. Em 2013, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann ordenou-o como ancião de distrito. Anteriormente, de 2007 a 2013, tinha estado ativo no distrito de Bochum como evangelista de distrito. Recebeu a sua primeira tarefa ministerial em 1987. O atual apóstolo serviu como sacerdote em Hattingen, Alemanha, e, mais tarde, como evangelista e pastor em Bochum-Werne, Alemanha. Desempenhou a função de dirigente de comunidade temporariamente nas comunidades Bochum-Werne, Bochum-Weitmar e Bochum-Linden.
O licenciado em gestão e engenharia e trabalha como diretor executivo de uma empresa municipal de tratamento de resíduos. Thorsten Zisowski é casado e tem dois filhos de 17 e 19 anos.
© Igreja Nova Apostólica Portugal