Oberhausen/Alemanha Ocidental. Um dia memorável para a Igreja Regional Alemanha Ocidental: no dia 30 de junho de 2019, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider aposentou cinco apóstolos, entre os quais Manuel Luiz, o apóstolo ativo mais antigo do mundo.
No serviço divino de 30 de junho de 2019, os apóstolos Pavel Gamov (Rússia), Clément Haeck (Zona Sul), Wilhelm Hoyer (Zona Noroeste), Manuel Luiz (Portugal) e Walter Schorr (Zona Norte) foram aposentados. A soma dos seus anos de atividade traduz-se em 121 anos de experiência no ministério de apóstolo.
Antes do ato, o apóstolo maior Jean-Luc Schneider dirigiu-se aos apóstolos com palavras carregadas de emoção e com evidente comoção. “Custa-me muito aposentar-vos, mas fico feliz por vocês, pois é mais que merecido. E também me alegra saber que vocês podem usufruir dele.”
Nos 121 anos de atividade dos apóstolos, Cristo fez feitos grandiosos através destes seus mensageiros. “Quando olho para vocês, para o vosso serviço, o vosso sacrifício e os feitos conseguidos, fico repleto de humildade e enorme gratidão” louvou o apóstolo maior o desempenho dos seus irmãos de fé. Anteriormente, já tinha pedido desculpa por não ter tempo suficiente para enunciar todos os feitos levadas a cabo por cada um deles. Isso já fora feito no dia anterior no âmbito de uma sessão de celebração (ver a nossa publicação separada).
Os cinco apóstolos são exemplos da ampla diversidade dos serviços e das tarefas do apostolado de Jesus Cristo. Neste ponto, o apóstolo maior começou por referir-se ao trabalho pedagógico: na prédica, no trabalho missionário com as numerosas viagens repletas de dificuldades, na proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, nas formações e nos seminários.
O segundo ponto abordado pelo apóstolo maior foi o do trabalho de assistência pastoral – tanto na sua forma geral, como também a assistência destinada a grupos específicos com necessidades especiais. Terceiro ponto: a função dirigente dos apóstolos. Neste ponto, o apóstolo maior referiu-se à responsabilidade pelas comunidades na área de atividade de cada uma deles.
Os apóstolos também atuaram em grupos de projeto e de trabalho, escreveram artigos para os Pensamentos Essenciais, contribuíram para o catecismo ou criaram material didático. “Poucos sabem o quanto trabalho está por detrás de todos estes feitos”, afirmou o apóstolo maior. O último ponto abordado pelo dirigente internacional da Igreja foi a tarefa de cada apóstolo de representar a Igreja na esfera pública: perante outras igrejas ou as autoridades nos diversos países.
“Vocês fizeram tudo isto: com amor, muita dedicação e muitos sacrifícios” concluiu o apóstolo maior. Por isso, não devemos agradecer apenas a Deus, mas também aos apóstolos, bem como às suas esposas e famílias. “Deus abençoou o vosso serviço e os vossos sacrifícios, e esta bênção também atuará no futuro!”
Em seguida, com um aperto de mão, o apóstolo maior dispensou os cinco apóstolos das suas tarefas ministeriais, na qualidade de apóstolos ativos, e aposentou-os. “Continuamos a precisar das vossas orações, da vossa fidelidade e do vosso exemplo e sabemos que podemos sempre contar com isso” disse o apóstolo maior por último.
Nesta quarta-feira, os apóstolos serão recebidos nas suas próprias comunidades. O apóstolo Wilhelm Hoyer pertence à comunidade de Mülheim-Mitte (Zona Noroeste, o apóstolo Clément Haeck à comunidade de Lamadelaine-Differdange (Luxemburgo), o apóstolo Walter Schorr à comunidade de Münster-Mitte (Zona Norte) e o apóstolo Manuel Luiz à comunidade de Carcavelos-Sassoeiros (Portugal). O apóstolo Pavel Gamov frequenta os serviços divinos na comunidade de Moscovo (Rússia).
© Igreja Nova Apostólica Portugal