Alemanha Ocidental/Albânia/Portugal. Cada um dos cinco apóstolos que foram aposentados no dia 30 de junho de 2019, em Oberhausen (Alemanha), pelo apóstolo maior Jean-Luc Schneider, viveu de forma muito diferente o último serviço divino na sua área de trabalho. Mas algo foi comum a todos: agradecimento e apreço, desejos de felicidades para o tempo de reforma e as boas vindas calorosas às suas futuras comunidades.
Em Carcavelos-Sassoeiros, depois do serviço divino, os membros da comunidade despediram-se do seu apóstolo com grandes corações vermelhos. Antes disso, o ancião João Monteiro, durante a sua prédica, assegurou à comunidade que todos poderiam continuar a contar com o seu apóstolo mesmo depois de aposentado. E acrescentou, que muito embora ele fosse deixar a sua atividade ministerial, o ministério de apóstolo permaneceria. O bispo Dimitrios Diniz, seu sucessor e atual apóstolo, bem como o dirigente de comunidade de Carcavelos-Sassoeiros, o sacerdote Manuel José, transmitiram-lhe votos de bênção e o agradecimento da comunidade.
O apóstolo Luiz oficiou o serviço divino usando como base o texto bíblico do Livro das Crónicas: «E em toda obra que começou no serviço da Casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, com todo o seu coração o fez.» (2.º Livro das Crónicas 31, parte do versículo 21). Como despedida, o apóstolo Luiz dedicou à comunidade uma palavra retirada da 1.ª aos Filipenses 1,3-6: «Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo, sempre com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas, pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.»
O apóstolo Wilhelm Hoyer usou para a prédica do seu último serviço divino um texto bíblico retirado dos Atos dos Apóstolos 4,31: «E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.» “Esta força de oração de toda a comunidade é o que eu desejo para o próximo domingo; e orai com intensidade pelos futuros apóstolos”, pediu ele aos irmãos e irmãs de fé.
Em Tirana, o apóstolo Pavel Gamov usou para a prédica o texto bíblico «Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.» (1.ª Pedro 1,1-2). “Tal como Pedro, naquela altura, também eu oro hoje e no futuro para que todos os irmãos e irmãs nas diversas áreas de trabalho, tenham graça e paz”, garantiu o apóstolo à comunidade.
Em Kuçova, no seu último serviço divino, o apóstolo Gamov dirigiu-se à comunidade com uma palavra de Paulo: «Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé.» (2.ª aos Coríntios 1,24). O apóstolo agradeceu à comunidade com as seguintes palavras de despedida: “a alegria provocada pelo ministério de apóstolo na comunidade volta também para a própria alma.”
O apóstolo Clément Haeck oficiou o último serviço divino em Saarbrücken, na quarta feira, dia 26 de junho de 2019. No domingo anterior tinha oficiado um serviço divino em Esch-sur-Alzette – a sua comunidade natal no Luxemburgo, para o qual foi acompanhado pelo seu sucessor, o apóstolo Jeannot Leibfried. O texto bíblico do profeta Jeremias serviu de base para a sua prédica: «Bendito o varão que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto.» (Jeremias 17,7-8).
No serviço divino em Saarbrücken, onde estiveram presentes convidados políticos e ecuménicos, o apóstolo pregou sobre a esperança dos cristãos no futuro, como é testemunhado nos Atos dos Apóstolos de Lucas: «… varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.»
Por fim, o apóstolo Walter Schorr escolheu a comunidade de Nordhorn (Distrito de Münster), para oficiar o seu último serviço divino. Como base para a prédica usou o texto bíblico do Evangelho de João: «Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo.» (João 3, 28f.).
Na sua última palavra de saudação à comunidade o apóstolo Walter Schorr lembrou uma frase do apóstolo maior Walter Schmidt que o marcou: “Aquele que permanecer com o Senhor, o Senhor permanecerá com ele!” “Assim sendo, poderíamos usar a t-shirt com o lema do Dia da Juventude Internacional de 2019 ‘Eis-me aqui’ dia após dia”, disse o apóstolo Schorr. O seu desejo é que todos possam dizer: „Eis-me aqui e aqui permanecerei!”
© Igreja Nova Apostólica Portugal