Alsdorf/Alemanha ocidental. O apóstolo de distrito Rainer Storck celebrou o serviço divino central deste ano no domingo, dia 22 de setembro de 2019, na Igreja Nova Apostólica de Alsdorf (distrito de Aachen, Alemanha). O serviço divino foi transmitido para muitas comunidades na Alemanha ocidental e para os países europeus integrantes da área de Apóstolo de Distrito, via satélite. Na prédica, abordou o assunto da atenção dos cristãos à maneira como levam as suas vidas.
“Está na hora do serviço divino!” anunciou o apóstolo de distrito à grande comunidade reunida em centenas de locais, logo no início do serviço divino. “Agora, deixemos todos os assuntos alheios e pessoais de lado, para que possamos presenciar Deus com todo o Seu amor” desejou o apóstolo de distrito aos seus irmãos e irmãs de fé em Alsdorf, nos locais de transmissão e aos que estavam a assistir ao serviço divino via telefone ou internet.
O Salvador zela por ti
Ainda antes da prédica principal, o apóstolo de distrito partilhou alguns sentimentos pessoais com a comunidade. Com tantas notícias desastrosas que lhe chegam dos 600 000 irmãos e irmãs de fé das cerca de 5000 comunidades nos quase cinquenta países assistidos, é muito fácil por vezes ficar pensativo: “Afinal de contas, isto mexe connosco.”
Foi um cântico alemão do coro num dos passados serviços divinos que o fez despertar: “O Salvador zela por ti dia após dia, Ele é teu amigo e ser-te-á eternamente fiel.” A letra do cântico chama ainda de abençoados aqueles que confiam sempre n’Ele. Finalmente, o refrão ainda lança uma exortação “Confia n’Ele cegamente.” “Que esteja seja uma palavra de consolo e de saudação neste domingo” disse o apóstolo de distrito dirigindo-se àquela grande comunidade.
O sermão profético de Jesus
O serviço divino baseou-se num texto bíblico fundamental do Evangelho segundo S. Marcos: “E, as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai!” (Marcos 13, 37)
“Foram estas as palavras finais da última grande prédica de Jesus, que fez para os seus discípulos no monte das oliveiras” concluiu o apóstolo de distrito, estabelecendo a ligação histórica. Terá sido este sermão de Jesus que deu fim ao Seu tempo de aprendizagem e início ao Seu tempo de sofrimento.
Anteriormente, os discípulos terão reparado no templo magnífico em Jerusalém e ouvido a profecia de Jesus de que tudo o que viam seria destruído. Terá sido em resposta à pergunta receosa dos discípulos sobre quando tudo isto aconteceria e quais seriam os indícios que Jesus fez esta grande prédica.
Trata-se da salvação de todos os cristãos
As tribulações mencionadas nesta prédica, tais como o levantamento de uma nação contra a outra, de pais contra filhos e filhos contra pais, os gritos de guerra, o nascimento de guerras, terramotos e fomes, não nos permitem, porém, concluir que época está em questão. Também não nos permitem determinar qual o momento da vinda de Cristo, avisou o apóstolo de distrito. “Estas situações existiam então, ainda existem e continuarão a existir.”
Explicou ainda que também não se trata de uma avaliação destes acontecimento, mas única e exclusivamente da salvação de todos os cristãos, pelo que a prédica também terá sido encerrada - não só para os seus discípulos, mas para todos - com as palavras: “Vigiai!”
Vigiar – Ter atenção
Na continuação das suas explicações, o apóstolo de distrito deu alguns exemplos das coisas que devemos vigiar: os próprios pensamentos, a palavra falada e escrita, e também os próprios atos.
“Tenham atenção ao que faz bem ao vosso próximo”, ainda avisou o apóstolo de distrito. E acrescentou “Tenham atenção ao que esperam da comunidade e ao que por ela fazem.”
Vigiai a vossa fé
O apóstolo de distrito focou outro ponto fulcral que é a vigilância da própria fé, que, em toda a cristandade, se baseia na profissão de fé cristã primitiva. Também a profissão de fé nova-apostólica, formulada em dez artigos de fé, terá o seu fundamento na profissão de fé cristã primitiva e resume os conteúdos essenciais da fé nova-apostólica. “Ainda sabemos quais são? Afinal de contas, trat-se da nossa fé!”, foi a pergunta profunda que fez.
A título exemplificativo, o apóstolo de distrito mencionou o sexto artigo de fé, que descreve a fé no Santo Batismo com Água. Evidentemente, um ato do batismo é uma grande celebração na respetiva família e comunidade. No entanto, o sacramento do Santo Batismo com Água é mais do que apenas uma celebração familiar ou da comunidade. Trata-se de uma relação de proximidade com Deus, a admissão do batizando na comunhão daqueles, que creem em Jesus Cristo e na remissão do pecado original.
A Santa Ceia, à qual se refere o sétimo artigo de fé, não é apenas uma cerimónia tradicional na liturgia de um serviço divino. Segundo o apóstolo de distrito, a hóstia consagrada assegura a presença oculta do corpo e sangue de Cristo nos elementos visíveis do pão e vinho. Surge então a questão: “O que acontece dentro de ti quando te aproximas do altar e recebes a hóstia?”
Sê um porteiro vigilante
O apóstolo de distrito pediu ainda aos apóstolos Stefan Pöschel (área de apóstolo Norte) e Gert Opdenplatz (área de apóstolo Sul), bem como ao bispo Manfred Bruns (área de apóstolo Noroeste) que contribuíssem para a prédica no altar. O apóstolo Pöschel recordou a parábola do sermão profético do homem que partiu para fora da terra e pediu ao porteiro que vigiasse a sua casa. “Tem atenção ao que entra no teu coração, na tua casa, na tua família, na tua comunidade e na tua Igreja”, resumiu o apóstolo.
O bispo Bruns lembrou os ouvintes do perigo da falta de atenção momentânea e deu o conselho: “É mais fácil ser vigilante na comunhão.” O apóstolo Opdenplatz colocou a questão sobre o porquê da importância da vigilância dos cristãos, e respondeu: “Pois, o Senhor virá!”
Um serviço divino central por ano
O serviço divino central em Alsdorf foi o segundo deste tipo para a Igreja Nova Apostólica Alemanha Ocidental, após a fusão das duas Igrejas Regionais Renânia do Norte-Vestefália e Hessen/Renânia do Norte-Vestefália/Sarre em fevereiro de 2018.
Uma vez por ano, o apóstolo de distrito convida os irmãos e irmãos novos-apostólicos para este serviço divino central. Os meios de transmissão utilizados pela Igreja, para a transmissão para as comunidades na Alemanha ocidental e nos países europeus da área de Apóstolo de Distrito, são satélite, internet e telefone.
346 cristãos novos-apostólicos estiveram presentes no serviço divino em Alsdorf, e outros 36 000 assistiram à transmissão.
© Igreja Nova Apostólica Portugal