Alsdorf/Alemanha ocidental. O apóstolo de distrito Rainer Storck celebrou o serviço divino central deste ano no domingo, dia 22 de setembro de 2019, na Igreja Nova Apostólica de Alsdorf (distrito de Aachen, Alemanha). O serviço divino foi transmitido para muitas comunidades na Alemanha ocidental e para os países europeus integrantes da área de Apóstolo de Distrito, via satélite. Na prédica, abordou o assunto da atenção dos cristãos à maneira como levam as suas vidas.
“Está na hora do serviço divino!” anunciou o apóstolo de distrito à grande comunidade reunida em centenas de locais, logo no início do serviço divino. “Agora, deixemos todos os assuntos alheios e pessoais de lado, para que possamos presenciar Deus com todo o Seu amor” desejou o apóstolo de distrito aos seus irmãos e irmãs de fé em Alsdorf, nos locais de transmissão e aos que estavam a assistir ao serviço divino via telefone ou internet.
O Salvador zela por ti
Ainda antes da prédica principal, o apóstolo de distrito partilhou alguns sentimentos pessoais com a comunidade. Com tantas notícias desastrosas que lhe chegam dos 600 000 irmãos e irmãs de fé das cerca de 5000 comunidades nos quase cinquenta países assistidos, é muito fácil por vezes ficar pensativo: “Afinal de contas, isto mexe connosco.”
Foi um cântico alemão do coro num dos passados serviços divinos que o fez despertar: “O Salvador zela por ti dia após dia, Ele é teu amigo e ser-te-á eternamente fiel.” A letra do cântico chama ainda de abençoados aqueles que confiam sempre n’Ele. Finalmente, o refrão ainda lança uma exortação “Confia n’Ele cegamente.” “Que esteja seja uma palavra de consolo e de saudação neste domingo” disse o apóstolo de distrito dirigindo-se àquela grande comunidade.
O sermão profético de Jesus
O serviço divino baseou-se num texto bíblico fundamental do Evangelho segundo S. Marcos: “E, as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai!” (Marcos 13, 37)
“Foram estas as palavras finais da última grande prédica de Jesus, que fez para os seus discípulos no monte das oliveiras” concluiu o apóstolo de distrito, estabelecendo a ligação histórica. Terá sido este sermão de Jesus que deu fim ao Seu tempo de aprendizagem e início ao Seu tempo de sofrimento.
Anteriormente, os discípulos terão reparado no templo magnífico em Jerusalém e ouvido a profecia de Jesus de que tudo o que viam seria destruído. Terá sido em resposta à pergunta receosa dos discípulos sobre quando tudo isto aconteceria e quais seriam os indícios que Jesus fez esta grande prédica.
Trata-se da salvação de todos os cristãos
As tribulações mencionadas nesta prédica, tais como o levantamento de uma nação contra a outra, de pais contra filhos e filhos contra pais, os gritos de guerra, o nascimento de guerras, terramotos e fomes, não nos permitem, porém, concluir que época está em questão. Também não nos permitem determinar qual o momento da vinda de Cristo, avisou o apóstolo de distrito. “Estas situações existiam então, ainda existem e continuarão a existir.”
Explicou ainda que também não se trata de uma avaliação destes acontecimento, mas única e exclusivamente da salvação de todos os cristãos, pelo que a prédica também terá sido encerrada - não só para os seus discípulos, mas para todos - com as palavras: “Vigiai!”
Vigiar – Ter atenção
Na continuação das suas explicações, o apóstolo de distrito deu alguns exemplos das coisas que devemos vigiar: os próprios pensamentos, a palavra falada e escrita, e também os próprios atos.
“Tenham atenção ao que faz bem ao vosso próximo”, ainda avisou o apóstolo de distrito. E acrescentou “Tenham atenção ao que esperam da comunidade e ao que por ela fazem.”
Vigiai a vossa fé
O apóstolo de distrito focou outro ponto fulcral que é a vigilância da própria fé, que, em toda a cristandade, se baseia na profissão de fé cristã primitiva. Também a profissão de fé nova-apostólica, formulada em dez artigos de fé, terá o seu fundamento na profissão de fé cristã primitiva e resume os conteúdos essenciais da fé nova-apostólica. “Ainda sabemos quais são? Afinal de contas, trat-se da nossa fé!”, foi a pergunta profunda que fez.
A título exemplificativo, o apóstolo de distrito mencionou o sexto artigo de fé, que descreve a fé no Santo Batismo com Água. Evidentemente, um ato do batismo é uma grande celebração na respetiva família e comunidade. No entanto, o sacramento do Santo Batismo com Água é mais do que apenas uma celebração familiar ou da comunidade. Trata-se de uma relação de proximidade com Deus, a admissão do batizando na comunhão daqueles, que creem em Jesus Cristo e na remissão do pecado original.
A Santa Ceia, à qual se refere o sétimo artigo de fé, não é apenas uma cerimónia tradicional na liturgia de um serviço divino. Segundo o apóstolo de distrito, a hóstia consagrada assegura a presença oculta do corpo e sangue de Cristo nos elementos visíveis do pão e vinho. Surge então a questão: “O que acontece dentro de ti quando te aproximas do altar e recebes a hóstia?”
Sê um porteiro vigilante
O apóstolo de distrito pediu ainda aos apóstolos Stefan Pöschel (área de apóstolo Norte) e Gert Opdenplatz (área de apóstolo Sul), bem como ao bispo Manfred Bruns (área de apóstolo Noroeste) que contribuíssem para a prédica no altar. O apóstolo Pöschel recordou a parábola do sermão profético do homem que partiu para fora da terra e pediu ao porteiro que vigiasse a sua casa. “Tem atenção ao que entra no teu coração, na tua casa, na tua família, na tua comunidade e na tua Igreja”, resumiu o apóstolo.
O bispo Bruns lembrou os ouvintes do perigo da falta de atenção momentânea e deu o conselho: “É mais fácil ser vigilante na comunhão.” O apóstolo Opdenplatz colocou a questão sobre o porquê da importância da vigilância dos cristãos, e respondeu: “Pois, o Senhor virá!”
Um serviço divino central por ano
O serviço divino central em Alsdorf foi o segundo deste tipo para a Igreja Nova Apostólica Alemanha Ocidental, após a fusão das duas Igrejas Regionais Renânia do Norte-Vestefália e Hessen/Renânia do Norte-Vestefália/Sarre em fevereiro de 2018.
Uma vez por ano, o apóstolo de distrito convida os irmãos e irmãos novos-apostólicos para este serviço divino central. Os meios de transmissão utilizados pela Igreja, para a transmissão para as comunidades na Alemanha ocidental e nos países europeus da área de Apóstolo de Distrito, são satélite, internet e telefone.
346 cristãos novos-apostólicos estiveram presentes no serviço divino em Alsdorf, e outros 36 000 assistiram à transmissão.
© Igreja Nova Apostólica Portugal
Mit Hilfe einiger zusätzlicher Dienste können wir mehr Funktionen (z.B. YouTube-Video-Vorschau) anbieten. Sie können Ihre Zustimmung später jederzeit ändern oder zurückziehen.
Diese Internetseite verwendet notwendige Cookies, um die ordnungsgemäße Funktion sicherzustellen. Jeder Nutzer entscheidet selbst, welche zusätzlichen Dienste genutzt werden sollen. Die Zustimmung kann jederzeit zurückgezogen werden.
Nachfolgend lassen sich Dienste anpassen, die auf dieser Website angeboten werden. Jeder Dienst kann nach eigenem Ermessen aktiviert oder deaktiviert werden. Mehr Informationen finden sich in der Datenschutzerklärung.