Setúbal, Distrito Centro de Portugal. No dia 5/10/2019 realizou-se na comunidade de Setúbal o serviço divino anual do Dia Nacional da Terceira Idade oficiado pelo apóstolo Dimitrios Diniz. Foi uma estreia em dois sentidos, pois foi o primeiro Dia da Terceira Idade organizado e realizado pelo recém-ordenado apóstolo e foi também a primeira vez que o apóstolo Manuel Luiz participou neste evento como sénior, pois fora aposentado em junho deste ano.
Ter zelo até ao fim
Neste serviço divino festivo, na presença de cerca de 230 irmãos e irmãs e ministros de Portugal, o apóstolo Diniz usou o texto bíblico de Hebreus 6,11: «Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança». Na sua prédica, o dirigente da INA Portugal enfatizou que se trata de preservar os valores da fé até ao fim, especialmente na época presente, na qual estes valores são postos em causa.
Os pontos principais que devem ser alvo do zelo dos crentes, assim explicou o apóstolo, são o seguimento, a oração e a oferenda. E se zelarmos por estes valores inestimáveis, então teremos abundância em todos os frutos do Espírito Santo. No final da sua prédica, o apóstolo ainda relembrou a todos uma promessa divina: «O Senhor cuida dos seus fiéis e nunca os abandona» (Salmo 27,25). Co-oficiaram ainda o pastor Dieter Sennewald, dirigente de comunidade de Aldeia de Palheiros, no distrito Sul da INA, o sacerdote Emanuel da Silva Guedes, dirigente de comunidade de Oliveira do Hospital e o anfitrião, o evangelista de distrito Marco Duarte.
Espírito de fraternidade
Apesar de muitos dos crentes presentes se terem levantado muito cedo para participar neste evento, o ambiente foi alegre e fraterno. Para muitos, este dia constitui o único dia do ano em que podem reencontrar companheiros de longa data, dos primórdios da Igreja Nova Apostólica nos anos 80 do século passado.
Assim sendo, não foi surpresa as conversas entre todos se intensificarem a seguir ao serviço divino e se prolongarem durante o almoço de confraternização para o qual o apóstolo Diniz convidara todos.
Visita guiada à Quinta da Bacalhôa
Como já é tradição no Dia da Terceira Idade, depois do serviço divino e o almoço de fraternização segue-se sempre uma vista a um monumento ou um ponto de especial interesse. Este ano, foi a vez de visitar a Quinta da Bacalhôa situada na Península de Setúbal.
A Quinta da Bacalhoa é uma antiga propriedade da Casa Real Portuguesa. A quinta com o famoso Palácio da Bacalhoa - também conhecido como Palácio dos Albuquerques - situa-se na freguesia de Azeitão, Concelho de Setúbal, mais precisamente na pequena aldeia de Vila Fresca de Azeitão. É considerada a mais formosa quinta da primeira metade do século XVI, ainda existente em Portugal.
Em grupos de 40 a 50 irmãos e irmãs, os crentes novos-apostólicos e de outras confissões visitaram a exposição “Out of Africa” com 700 peças de 15 países diferentes, cujo principal objetivo é homenagear África. Outro ponto de interesse foi o Azulejo Português do Século XVI ao Século XX: utilizado de forma exuberante em toda a Europa, a azulejaria proliferou durante mais de cinco séculos em Portugal. Seguiu-se a visita à adega propriamente dita, onde milhares de barris de vinho repousam à espera da maturidade. Durante a visita, os participantes também tiveram oportunidade de experimentar os passos básicos de uma prova de vinho. Da sala de provas, podia-se admirar o cenário tranquilo do Jardim Japonês, no qual está exposto parte do espólio do escultor Niizuma e a árvore Kaki, bisneta da única árvore sobrevivente à bomba de Nagasaki.
No final da tarde, todos os participantes retomaram o seu lugar nos autocarros e regressaram para suas casas com os corações cheios de alegria e satisfação pelo dia passado juntamente com o apóstolo e todos os irmãos e irmãs seniores de Portugal.
© Igreja Nova Apostólica Portugal